A possibilidade é admitida pelo director do jornal Luso-americano, Luís Pires, a viver nos EUA há quase 40 anos.
“O medo é o sentimento que, neste momento, grassa mais junto das populações." A descrição é de Luís Pires, director do jornal Luso-americano, um título dedicado à comunidade portuguesa nos EUA, com mais de 50 milhões de leitores e subscritores online.
A viver em Newark, Luís Pires foi correspondente da RTP e da TVI. Viveu em várias cidades norte-americanas e confessa que hoje, custa-lhe percorrer as ruas de Nova Iorque. "É uma cidade que vive com medo, dos conflitos raciais, da violência, de uma possível guerra civil, que não está fora de questão", alerta.
O medo não se fica por Nova Iorque. Durante o fim-de-semana, alguns estabelecimentos comerciais em Washington colocaram barreiras de protecção, com receio de confrontos após as eleições.
Além da violência, Luís Pires
confessa estar preocupado com o agravar da crise provocada pela pandemia da
Covid-19. "Já há fome, haverá mais
Quanto ao sentido de voto dos portugueses, Luís Pires garante que "a grande maioria vota Trump", porque o presidente dos EUA foi ao encontro dos interesses lusos: abateu impostos, concedeu vantagens aos agricultores, aumentou a construção e garantiu o funcionamento dos serviços.
Um apoio que, a somar a outros votos latinos, pode ser determinante nas eleições de terça-feira.
A autora não segue as regras do novo acordo ortográfico.
Cristina Lai Men, enviada da TSF aos EUA | Imagem: © Justin Lane/EPA
Sem comentários:
Enviar um comentário