DÍLI, 11 de maio de 2021 (TATOLI) – O Secretário de Estado da Proteção Civil (SEPC), Joaquim Gusmão, disse hoje que a sua instituição calcula que os custos estimados do apoio para a reconstrução de residências permanentes e provisórias danificadas pelas cheias de 04 de abril seja de 42 milhões de dólares americanos.
“Após o cálculo dos custos estimados, a SEPC propôe ao Fundo de contigência o montante de 42 milhões de dólares americanos”, informou o Secretário de Estado da Proteção Civil (SEPC), Joaquim Gusmão, à Agência Tatoli, no seu local de trabalho.
Segundo o dirigente, as linhas ministeriais usaram o formulário multiavalição para efetuaram, no terreno, o levantamento de dados das diversas residências danificadas. E o Governo realizará o processo de identificação de dados com rigor, antes de apoiar estas famílias.
O governante salientou ainda que as entidades competentes estão a discutir o mecanismo e o método a adotar para apoiarem as famílias afetadas pelo desastre natural em relação às residências permanentes e provisórias.
O Ministério da Administração Estatal (MAE) e a SEPC registaram 33.177 famílias afetadas pelas inundações em todo o território, sendo que 90% reside no Município de Díli e 10% nos restantes municípios.
Segundo os dados do MAE e da SEPC, 2.558 famílias vivem em áreas de risco, como montanhas, ribeiras e mar no Município de Díli.
Jornalista: Nelson de Sousa Editor: Cipriano Colo | Tradutor: Domingos Piedade Freitas
TATOLI – Agência Noticiosa de Timor-Leste -- noticias em português
Sem comentários:
Enviar um comentário