O Presidente timorense, José Ramos-Horta, afirmou esta terça-feira que a ligação com a Índia é importante para o desenvolvimento e integração regional do país, após ter recebido as cartas credenciais do novo embaixador indiano, Madan Kumar Ghildiyal.
“A ligação Díli-Deli é vital para o desenvolvimento da nossa nação e para a nossa integração regional“, disse José Ramos-Horta, citado num comunicado divulgado à imprensa pela Presidência timorense, após a cerimónia.
Madan Kumar Ghildiyal é um diplomata de carreira e antes da sua nomeação para Timor-Leste exerceu funções no consulado-geral da Índia em Atlanta, tendo sido nomeado para o cargo no início de março.
“Estou confiante de que, sob a liderança do embaixador Ghildiyal, os laços de amizade e cooperação entre os nossos países alcançarão novos patamares, beneficiando ambos os povos”, afirmou o Presidente timorense.
Timor-Leste e a Índia estabeleceram relações diplomáticas em 2003 e têm cooperado nos domínios da defesa, educação, agricultura e saúde.
No início ano passado, as relações tiveram um novo impulso com uma visita do Presidente timorense ao país durante a qual foi discutida cooperação nas áreas do petróleo, gás, digitalização e intercâmbio no setor da educação.
Em agosto, a Presidente da Índia também visitou Timor-Leste, a primeira ao país de um chefe de Estado indiano, durante a qual os chefes de Estado manifestaram vontade de aprofundar as relações bilaterais e a abertura, já concretizada, de embaixadas nos dois países.
Observador | Lusa | Imagem: Luísa Nhantumbo