quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Secretário de Estado do Ambiente timorense quer estratégias para mitigar danos ambientais


Díli, 06 fev (Lusa) -- Timor-Leste necessita de implementar rapidamente estratégias que contribuam para mitigar os efeitos que as alterações climáticas já começam a ter no país, especialmente nas zonas costeiras, disse hoje o secretário de Estado do Ambiente.

"Vemos muitas vezes os efeitos das alterações climáticas, não só em Timor-Leste, mas em todo o mundo. Efeitos que se notam em inundações ou outros problemas em muitos locais", afirmou Demétrio Amaral.

Amaral falava num seminário sobre a "gestão de áreas costeiras num contexto de rápida urbanização turística e alterações climáticas" no sudeste asiático, em que foi apresentada alguma informação preliminar de uma investigação conduzida durante dois anos em três países: Indonésia, Timor-Leste e Tailândia.

Uma das preocupações é o impacto que as alterações climáticas terão nos futuros esforços do país desenvolver o setor do turismo.

"Em Timor-Leste hoje em dia, o turismo ainda não está bem desenvolvido, mas consideramos que o país tem um forte potencial para que no futuro possamos reduzir a nossa dependência no petróleo", disse.

Intervindo no encontro, o embaixador francês para a Indonésia e Timor-Leste, Jean-Charles Berthonnet, considerou que o combate a alterações climáticas, especialmente nas zonas costeiras, é um grande desafio.

Berthonet referiu-se não apenas aos impactos ambientais em si mas aos efeitos, especialmente em países dependentes da costa, na economia e social, com "grande vulnerabilidade de pequenas ilhas-nações que sentem o impacto diretamente".

Neste âmbito, o diplomata destacou dois aspetos essenciais -- planeamento urbano e inovação -- como eixos de trabalho, para desenvolver políticas em áreas diversas como habitação, transporte ou proteção ambiental.

Francisco Martins, reitor da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL), sublinhou a importância de medidas holísticas, procurando intervenções que maximizem os potenciais das zonas costeiras.

ASP // VM

Sem comentários: