domingo, 19 de maio de 2019

Presidente timorense vai condecorar 25 veteranos, 15 a título póstumo


Díli, 18 mai 2019 (Lusa) -- O Presidente da República timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, vai condecorar na segunda-feira, no 17.º aniversário da restauração da independência de Timor-Leste, um conjunto de 25 veteranos da luta contra a ocupação indonésia, 15 a título póstumo.

Um comunicado da Presidência da República explica que os condecorados, que receberão o Colar e a Medalha da Ordem de Timor-Leste, incluem um grupo de 10 homens que dedicaram 24 anos da sua vida a combater os indonésios.

Entre eles contam-se Somotxo Matar Mimiraka, colaborador do Chefe do Estado-Maior das Falintil, o braço armado da resistência e o atual brigadeiro-general Sabika Besi Kulit, 1.º comandante de Região e secretário da Região II.

São ainda reconhecidos Lenicai, 2.º comandante de Companhia, Bere Du'u e Serasa, comandantes de Pelotão, Mau Wairia, comandante de Secção e os soldados Derak, Funu Kiak, Parli e Atchatei.

Dos quinze condecorados a título póstumo, 12 morreram durante a luta de libertação nacional e três morreram depois da independência.

São eles Kilik Wai Gae, chefe do Estado-Maior, Kaluwai, colaborador do chefe de Estado, Venâncio Ramos Amaral Ferraz, comandante da Região Haksolok, Ular Rihik, 1.º Comandante da Região IV e os adjuntos político-militares da Região III Solep Solep e Bi-doli-mau.
A lista inclui ainda o comissário político Mausir, Lorsan, adjunto Político-Militar da Região III, Lekas, 1.º comandante da 6.ª Companhia, Região Haksolok, Mer Sabala, Primeiro Comandante da 5.ª Companhia, Região Nakroman e Sama Lae, Primeiro Comandante do Destacamento Norte, Região Haksolok.

Foram ainda reconhecidos Txaibada, comandante de Companhia, Liter, comandante secção, Mahon, assistente Político-Militar e o soldado Mautino.

Em comunicado divulgado hoje, a Presidência da República explica que as condecorações, por ocasião do 17.º aniversário da restauração da independência de Timor-Leste, são uma forma de "reconhecimento e valorização do Estado a quem contribuiu na luta contra a ocupação indonésia".

Ao contrário de outros anos, o Presidente da República não condecorou qualquer cidadão estrangeiro.

Lu-Olo deverá ter um jantar de confraternização com os veteranos da luta, incluindo os condecorados, no domingo, véspera das comemorações oficiais que decorrem no Palácio Presidencial em Díli.

ASP // FPA

Sem comentários: