sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Após três dias, EUA ainda não conhecem Presidente. Será hoje?

Os Estados Unidos continuam sem saber quem vai ser o próximo inquilino da Casa Branca

À medida que as horas vão passando, e os votos sendo contados, Joe Biden vai alargando a sua vantagem em relação a Donald Trump. Porém, tudo continua em aberto, ainda que não haja indícios de que possamos assistir a uma reviravolta nos resultados até agora conhecidos.

Recorde-se que são necessários 270 votos do colégio eleitoral para garantir a presidência dos Estados Unidos. Dados atualizados da Fox News, dão conta de que Joe Biden conta com 264 delegados, contra 214 de Trump. Falta neste momento, concluir a contagem em cinco estados, nomeadamente: Nevada, Pensilvânia, Georgia, Carolina do Norte e Alaska.

Donald Trump continua a alegar que existe fraude nas eleições deste ano. Há poucos minutos, o republicano recorreu ao Twitter para mostrar o seu descontentamento com o rumo que as eleições estão a tomar, afirmando que se "esta contagem fosse legal, venceria facilmente" as presidenciais.

Joe Biden afirmou, esta quinta-feira, 5, que "não tem dúvidas" de quando a contagem terminar, que o partido democrático será o vencedor. "Cotinuamos a sentirmo-nos muito confiantes quanto ao rumo que isto está a tomar", afirmou o candidato, acompanhado por Kamala Harris.

Vídeos e comentários publicados por manifestantes na rede social Twitter dão conta de um forte dispositivo policial, em Nova Iorque, que em muitos casos não se compara à escassa presença de civis, depois de detenções alegadamente arbitrárias e utilização de técnicas de intimidação e dispersão.

Media contra discurso de Trump. Algumas das principais estações de televisão dos Estados Unidos, como ABC, CBS e NBC, cortaram o discurso do Presidente no horário nobre, enquanto a Fox News, referência informativa do Partido Republicano, desmentiu as alegações de Donald Trump. Em causa estão as constantes acusação de fraude eleitoral, referidas por Donald Trump.

Vários republicanos afastaram-se das tentativas de Donald Trump declarar vitória sem fundamento e parar a contagem de votos em vários Estados, deixando-o sem aliados importantes enquanto continua atrás de Joe Biden na disputa eleitoral.

Os juízes na Geórgia e Michigan rejeitaram os processos judiciais apresentados pela campanha de Donald Trump, contrariando a estratégia de ataque à integridade do processo eleitoral em estados cujos resultados podem ditar a derrota do presidente nas eleições.

O Notícias ao Minuto continua a acompanhar todo o processo, naquele que se considera poder ser o dia decisivo para saber quem é o próximo presidente dos Estados Unidos. Leia mais em Notíciasao Minuto.

Andreia Pinto | Notícias ao Minuto (texto parcial) | Imagem: Reuters

LEIA MAIS SOBRE OS EUA EM Página Global -- AQUI e AQUI

Sem comentários: