segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Indonésia | O navio de guerra SIM-367 deixa Surabaya, pronto para navegar para o Líbano

Jacarta (ANTARA) - O navio de guerra indonésio KRI Sultan Iskandar Muda-367 (também conhecido como SIM-367) partiu de sua base no Comando da Frota da Marinha da Indonésia (Koarmada) II em Surabaya, Java Oriental, e está indo para Jacarta em preparação para sua viagem a Beirute, Líbano.

O navio naval indonésio atualmente faz parte da Força-Tarefa Marítima (MTF) do Contingente TNI Garuda (Konga) XXVIII-P UNIFIL, programado para navegar para Beirute na terceira semana de dezembro de 2024 para uma missão de manutenção da paz com as Nações Unidas.

O navio de guerra está projetado para continuar as funções da Força-Tarefa TNI Konga XXVIII-O UNIFIL MTF atualmente servindo no Líbano.

O Chefe do Serviço de Informações da Marinha Indonésia Koarmada II, Coronel Widyo Sasongko, declarou na sexta-feira (13 de dezembro) que a Força-Tarefa TNI Konga XXVIII-P UNIFIL MTF foi liberada do Píer de Madura, Java Oriental, na quinta-feira (12 de dezembro), pelo Chefe do Estado-Maior do Koarmada II, Comodoro Isswarto, representando o Comandante do Koarmada II, Contra-Almirante Ariantyo Condrowibowo.

"Este navio realizará uma missão de paz por 365 dias como parte da UNIFIL - uma missão multinacional responsável por manter a estabilidade da segurança na região", observou Sasongko.

O KRI SIM-367 traçará um curso estratégico de Jacarta, parando primeiro em Batam antes de navegar em águas internacionais. Sua rota planejada inclui escalas em Colombo, no Sri Lanka, Salalah, em Omã, e uma passagem crítica pelo Canal de Suez do Egito em Port Said, concluindo sua jornada em Beirute, Líbano.

"Vocês interagirão com oficiais de outros países, elementos da UNIFIL e comunidades locais. Portanto, defendam os valores de profissionalismo, tolerância e cooperação internacional", disse Isswarto, representando Condrobirowo, a 120 soldados dos membros da Força-Tarefa.

Eles também são lembrados de estarem alertas a todas as formas de ameaças, considerando a escalada do conflito armado no Líbano entre os militares israelenses e a milícia armada Hezbollah.

A Força-Tarefa TNI Konga XXVIII-P UNIFIL MTF está programada para partir para Beirute, Líbano, transportando 120 militares da Marinha e um helicóptero antissubmarino da Estação Aérea Naval AS 565 MBe HS-1306 Panther.

Em Beirute, a Força-Tarefa TNI Konga XXVIII-P UNIFIL MTF continuará a missão de manutenção da paz da Força-Tarefa TNI Konga XXVIII-O UNIFIL MTF, cujo mandato terminará no início de janeiro de 2025.

A Força-Tarefa Marítima é uma das unidades sob o controle da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).

Além da MTF, as Forças de Defesa da Indonésia (TNI) também enviaram outras tropas para se juntar a outras unidades da UNIFIL, incluindo a Força-Tarefa do Batalhão Mecanizado (INDOBATT), a Unidade de Apoio ao Quartel-General da Força (FHQSU), a Força-Tarefa da Companhia de Proteção da Força Indo (FPC), a Força-Tarefa de Coordenação Civil-Militar (CIMIC), a Força-Tarefa da Unidade de Extensão Comunitária Militar (MCOU) e a Força-Tarefa do Hospital de Nível 2.

A maioria dos soldados da TNI, que são membros da UNIFIL, opera em terra, enquanto a Força-Tarefa da MTF realiza suas tarefas no mar.

A Indonésia ainda envia a maioria dos soldados para realizar missões de manutenção da paz com a UNIFIL no Líbano, com 1.230 soldados.

**********

Notícias relacionadas: Navio de guerra indonésio conclui missão humanitária em países do Pacífico

Notícias relacionadas: 2 soldados indonésios feridos em ataque israelense retomam funções da UNIFIL

Tradutor: Genta Tenri M, Resinta Sulistiyandari
Editora: Tia Mutiasari
Copyright © ANTARA 2024

Sem comentários: