quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Irlanda: Anunciado falecimento do ativista pela paz em Timor Leste Tom Hyland (72)

Homenagens ao ex-motorista de autocarro e ONG de Ballyfermot pelo presidente Michael D Higgins

The Irish Times | David Shanks | # Tradução em português do Brasil | em inglês na página original

O presidente Michael D Higgins liderou homenagens ao ativista pela paz de Timor-Leste, Tom Hyland, que morreu após uma longa doença em Dili, a capital timorense. Ele tinha 72 anos.

O Sr. Hyland, um ex-motorista de ônibus de Ballyfermot, formou a East Timor Ireland Solidarity Campaign (ETISC) no dia seguinte em que viu um filme na televisão sobre o massacre de cerca de 100 jovens enlutados no cemitério em 1991 por tropas indonésias. Timor mais tarde se tornou independente após um referendo das Nações Unidas em 1999.

O presidente Higgins o descreveu como “uma dessas pessoas excepcionais que, tendo se familiarizado com o que estava acontecendo longe da Irlanda, decidiu agir em uma questão de humanidade que não podia ser ignorada”.

O Sr. Hyland manteve uma forte conexão com Timor Leste ao longo das décadas, vivendo e trabalhando lá por períodos significativos. Ele fez campanha incansavelmente junto com outros grupos de solidariedade internacional contra a brutal ocupação militar ilegal indonésia de 24 anos. Estima-se que um terço da população tenha sido morta durante esse tempo.

Sem comentários: