Macau,
China, 09 jul (Lusa) - O Governo de Macau publicou hoje os resultados de uma
consulta pública sobre o traçado da linha do metro ligeiro na Península de
Macau, mas continuou sem adiantar uma data para a definição do mesmo.
Durante
a consulta pública realizada ao longo de 90 dias foram recolhidas 12.692
opiniões, segundo o Gabinete para as Infraestruturas de Transportes (GIT).
Das
três opções, a solução designada 'Traçado Elevado Marginal' foi a que colheu o
maior apoio da população, com 4.703 opiniões a favor, "por se considerar
que é aquela que menos impacto terá na vida quotidiana e no ambiente dessa zona
da cidade, nomeadamente ao nível do ruído, segurança e trânsito". Já o
'Traçado Elevado da Avenida 1.º de Maio' obteve 2.077 opiniões a favor e 4.763
contra", refere o GIT.
"Por
um lado, os residentes consideraram que o Traçado Elevado da Avenida 1.º de
Maio poderá favorecer a deslocação da população e aliviar a pressão do
trânsito, mas, por outro, manifestaram preocupação com o seu eventual impacto no
ambiente da zona", acrescenta o GIT.
O
mesmo organismo refere que "o Governo vai ter em consideração as opiniões
da população quando escolher o traçado e a decisão será anunciada em tempo
oportuno".
O
metro ligeiro é uma das obras públicas em Macau em que têm sido registados
atrasos.
Um
relatório do Comissariado de Auditoria publicado em janeiro deste ano aponta
que o Governo de Macau alterou 15 vezes a data para entrada em funcionamento do
metro ligeiro, uma obra que está agora quase três anos atrasada em relação à
previsão inicial.
Segundo
o comissariado, a obra foi anunciada em 2007, prevendo-se a sua conclusão para
2011. Desde então, o projeto sofreu 15 atrasos, com as mais recentes previsões
a apontarem para a entrada em funcionamento da linha da Taipa (em estado mais
avançado de construção) em 2017.
Em
abril deste ano, o secretário para os Transportes e Obras Públicas de Macau,
Raimundo do Rosário, pediu desculpa por não ter ainda um calendário ou
orçamento final para o metro ligeiro, após constantes atrasos e derrapagens.
Em
maio, Raimundo do Rosário disse na Assembleia Legislativa esperar que as obras
do metro ligeiro na Taipa terminem até ao final do ano, prazo em que estimou a
definição do calendário para o traçado da península.
Na
mesma ocasião, o diretor do Gabinete para as Infraestruturas de Macau, Ho
Cheong Kei, fez um ponto de situação sobre os trabalhos do metro ligeiro na
Taipa, informando que estão concluídas 90% das pontes e viadutos do traçado e
80% das obras de construção de pilares, tendo sido iniciadas as obras das
estações naquela zona.
FV
(DM/ ISG) // JMR
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