terça-feira, 15 de setembro de 2015

AUSTRÁLIA MUDA DE PRIMEIRO-MINISTRO, SAI ABBOTT ENTRA TURNBULL


PM australiano perde liderança do partido para Malcom Turnbull

Camberra, 14 set (Lusa) -- O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, perdeu hoje a liderança do Partido Liberal (conservador) numa votação vencida por Malcom Turnbull, que vai assumir a chefia do governo.

Turnbull, um antigo advogado e antigo banqueiro milionário, derrotou Abbott por 54-44 numa votação do grupo parlamentar dos liberais, segundo agências internacionais.

Turnbull, até agora ministro das Comunicações, anunciou a intenção de disputar a liderança do partido por considerar que o atual governo foi "incapaz de dar ao país a direção económica" necessária.

Tony Abbott, em funções desde setembro de 2013, tem registado níveis crescentes de impopularidade, sendo responsabilizado pelo fraco crescimento económico.

MDR // PJA

Novo PM australiano promete Governo "completamente liberal"

Camberra, 14 set (Lusa) -- O novo primeiro-ministro australiano, Malcom Turnbull, prometeu hoje que vai liderar um Governo "completamente liberal" e afastou a possibilidade de antecipar eleições.

Turnbull, 60 anos, foi hoje eleito líder do Partido Liberal pelo respetivo grupo parlamentar, derrotando e sucedendo ao até então líder e primeiro-ministro Tony Abbott, eleito em 2013.

Nas primeiras declarações à imprensa, Turnbull afirmou que o seu Governo terá "uma visão económica" e "outro estilo" e que se vai focar "na liberdade, no indivíduo e no mercado".

"A Austrália do futuro tem de ser uma nação ágil, inovadora e criativa", disse.

O novo chefe de Governo, que tem ainda de ser empossado, afastou por outro lado qualquer antecipação das eleições, afirmando esperar que "o Parlamento cumpra o seu mandato".

Malcom Turnbull elogiou a liderança de Abbott, destacando a assinatura de vários tratados de comércio livre e a sua política contra a imigração ilegal.

A crise política estalou hoje de manhã na Austrália quando Turnbull, até então ministro das Comunicações, anunciou a sua demissão e forçou Abbott a convocar uma votação interna no grupo parlamentar dos liberais.

Com uma vitória de 54 contra 44 votos, Turnbull, um antigo advogado e antigo banqueiro milionário, é considerado socialmente mais progressista que Abbott.

Tony Abbott não fez qualquer declaração pública até ao momento.

MDR // VM

Sem comentários: