segunda-feira, 11 de maio de 2015

É NECESSÁRIO MELHORAR OS RECURSOS HUMANOS


O Jornal Business Timor comemora cinco anos. O seu quinto aniversário realiza-se no dia 10 de Maio, que marcou a publicação da primeira edição do jornal em 2010.  

Nestes cinco anos, o jornal semanário que tem o seu foco nas principais notícias na área socio-económico e do negócio dentro do país, já chegou à edição número 257.

Durante este tempo o jornal é o único jornal nacional, que com as suas 32 páginas, com mais páginas comparativamente a outros jornais, com a impressão a cores.

No seu dia de aniversário, pediu-se aos leitores que dessem a sua apreciação e opinião sobre o que poderá ser melhorado, principalmente em relação à qualidade das notícias.

O Vice Reitor do Institute of Business (IOB), Agostinho Coelho, que é um dos leitores do jornal, assim como uma fonte de informação para o jornal Business Timor, disse que é um bom jornal porque dá uma especial atenção às informações sobre economia e negócios.

Mas para o futuro é necessário melhorar a qualidade das notícias e capacitor os jornalistas para escreverem notícias com melhor qualidade.

O Business Timor até agora tem mostrado um bom trabalho, de forma produtiva e ativa no que toca a informações sobre negócios no geral e sobre a economia em todo o Timor-Leste.

Para seguir em frente é necessário melhorar os recursos humanos, de modo a responder às informações sobre as atividades de desenvolvimento económico em Timor-Leste e motivar os jornalistas a pesquisarem mais informações sobre a economia em todo o país, disse Agostinho na universidade IOB, Pantai Kelapa, quinta-feira (07/05/15).

O Vice Reitor do IOB pediu aos responsáveis do Business Timor para investirem mais nos recursos humanos de modo a garantir o sucesso do jornal no futuro, através do aumento do conhecimento dos jornalistas na pesquisa da melhor informação.

“Pessoalmente tenho uma boa visão do Business Timor, mas acho mais importante o investimento na melhoria dos recursos humanos. A formação dada aos jornalistas durante este tempo é muito positiva, mas é necessário os recursos humanos conseguirem responder às atividades do governo e dos negócios”, relembrou.

Em relação aos conteúdos das notícias do jornal, Agostinho mostrou-se um pouco preocupado com algumas notícias escritas pelos jornalistas, que misturam as opiniões das diferentes universidades com a justificação que os conteúdos são os mesmos.

“Isto é bom, mas a meu ver quando uma informação vem de várias universidades , ainda não existe uma definição clara entre as diferentes partes. Por exemplo a informação que sai do IOB deve ser publicado em separado das outras universidades, mesmo que o conteúdo seja o mesmo, de modo a distinguir as diferentes vertentes, sugeriu.” Segundo a sua avaliação, classificou as notícias do Business Timor com 90% positivo.”

Temos que ver com atenção os itens que têm uma grande percentagem positiva. Os editores têm um papel importante na edição das notícias através do conhecimento, porque cabe aos jornalistas procurarem a informação mas a função de editar é do editor, mas penso neste momento o Business Timor está quase a atingir os 90%.

O Vice Reitor relembrou também que para o futuro, o Business Timor tem que trabalhar melhor e motivar os seus jornalistas para terem vontade de pesquisar a informação focada na economia geral e também na economia alternativa.

SAPO TL com Jornal Business Timor – Foto: Capa de jornal Business Timor - Edição 257

Sem comentários: