sexta-feira, 1 de junho de 2018

Eleições: Governo australiano congratula AMP por vitória nas legislativas


A chefe da diplomacia australiana congratulou hoje a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP), liderada por Xanana Gusmão, por ter conseguido a maioria absoluta nas eleições legislativas deste mês, saudando a forma como a votação decorreu.

"Felicito calorosamente o povo de Timor-Leste pelas suas eleições parlamentares bem sucedidas e a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP), liderada por Xanana Gusmão, pela conquista de uma maioria de lugares", refere a ministra dos Negócios Estrangeiros, Julie Bishop, em comunicado.

"Observadores australianos e internacionais confirmaram que as eleições eram pacíficas e bem ordenadas. O povo timorense manifestou-se em grande número para exercer o seu direito de voto. Felicito também as autoridades eleitorais e de segurança pela condução desta eleição", sublinha.

No comunicado, divulgado depois de o Tribunal de Recurso confirmar os resultados das eleições de 12 de maio, Bishop refere que a Austrália "é o maior parceiro de desenvolvimento e segurança de Timor-Leste", com os dois países a terem "interesses mútuos e laços profundos".

Bishop compromete-se ainda a trabalhar com o novo Governo para implementar o novo tratado de fronteiras marítimas entre os dois países, assinado a 06 de março e atualmente a ser ratificado pelo parlamento australiano.

"Aguardamos ansiosamente a posse de um novo primeiro-ministro e gabinete, já que o Governo australiano continua comprometido em aprofundar a cooperação entre nossos dois países", refere o comunicado.

Lusa | em SAPO TL

Sem comentários: