segunda-feira, 4 de junho de 2018

Quatro semanas de prisão para dois ex-deputados independentistas de Hong Kong


Hong Kong, China, 04 mai (Lusa) - Dois antigos deputados independentistas de Hong Kong, expulsos dos assentos parlamentares em 2016, foram hoje condenados a quatro semanas de prisão por tentarem forçar a entrada no parlamento.

O tribunal determinou que os ex-deputados "violaram diretamente a dignidade do Conselho Legislativo [LegCo, o parlamento de Hong Kong]".

Baggio Leung, de 31 anos, e Yau Wai-ching, de 27, pertencem ao movimento de independência da ex-colónia britânica, que exige o "divórcio" da China.

Os dois jovens foram eleitos para a legislatura no outono de 2016, mas nunca puderam tomar posse depois de um protesto que realizaram durante a cerimónia de juramento. À data, empunhavam cartazes com expressões como "Hong Kong não é a China".

Numa rara interferência na Constituição de Hong Kong, Pequim decidiu que os jovens deviam ser desqualificados, o que foi validado depois pelo poder judicial da região administrativa especial chinesa.

Embora o juiz tenha concordado em conceder-lhes a fiança durante o possível recurso, a deputada Yau desistiu do direito de recorrer e decidiu cumprir a sentença de prisão.

Pequim não admite e reprimiu nos últimos dois anos qualquer movimento pró-independência de Hong Kong, que marca hoje o 29.º aniversário da repressão chinesa dos protestos pró-democracia na praça Tiananmen, na capital.

FST // VM | Foto em South China Morning Post 

Sem comentários: