Díli,
23 mai (Lusa) - A cooperação da CPLP nas áreas da educação, ciência, tecnologia
e ensino superior é vital para que Timor-Leste consiga ultrapassar os desafios,
nomeadamente no uso do português, disse hoje o ministro da Educação timorense.
"Continuamos
a necessitar da cooperação e da parceira dos países da CPLP [Comunidade dos
Países de Língua Portuguesa] para fomentar o ensino do português e promover a
sua utilização na ciência e matemática", disse António da Conceição num
seminário educativo em Díli.
"Uma
parceira inovadora, flexível e baseada nas mais-valias e possibilidades de cada
país irmão. Uma necessidade que representa uma excelente oportunidade para
ligar dois dos pilares da CPLP, a língua e a cooperação", sublinhou.
António
da Conceição falava na abertura em Díli de uma Conferência Internacional sobre
as Políticas da Educação e Investigação Científica nos Estados-Membros da CPLP,
que inicia uma ronda de contactos entre representantes lusófonos neste setor.
O
governante timorense manifestou-se convicto que os encontros de Díli possam
ajudar a trazer "contributos novos e concretos" que "respondam
aos desafios comuns que cada um enfrenta e aos resultados" pelos quais as
populações dos Estados lusófonos anseiam.
"O
sucesso desta comunidade medir-se-á pela capacidade de produzir resultados
concretos para a melhoria das condições de vida das suas populações",
disse, referindo-se ao grande desafio que ainda persiste na formação de
docentes em Timor-Leste.
Apesar
dos desafios, o ministro timorense destacou os avanços já conseguidos no setor
educativo de Timor-Leste nos últimos 14 anos de restauração da independência.
Entre
os indicadores destacou a construção ou reabilitação de grande parte dos quase
1.600 estabelecimentos de ensino, e a criação de um regime de carreira docente
para mais de 10.500 professores.
O
acesso ao ensino básico melhorou - 89% das crianças estão matriculadas - e o
abandono escolar caiu de 8,7% em 2008 para 2,7% em 2015, com um maior
equilíbrio de género, com as "raparigas a registarem em média melhores
índices de aproveitamento escolar".
Intervindo
na abertura do encontro, Murade Murargy, secretário executivo da CPLP, destacou
a importância de investimento no "capital humano como fator diferenciador
das sociedades desenvolvidas".
"A
educação é indissociável da capacitação e desenvolvimento do homem, desenvolve
competências para a plena participação na sociedade como agente de
desenvolvimento", disse.
No
caso da CPLP, destacou que hoje a comunidade lusófona dispõe de
"ferramentas estratégicas que exponenciam o valor e interesse em
torno" da língua portuguesa que "se está a afirmar cada vez mais como
uma língua global".
Delegações
ministeriais ou técnicas de praticamente todos os países da CPLP, com ausência
da Guiné-Bissau, estão em Díli para as reuniões do setor educativo.
Além
da IX Reunião dos Ministros da Educação da CPLP e da VII Reunião dos Ministros
da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP, decorrem as quintas reuniões
dos pontos focais destes dois setores.
Para
a IX Reunião de Ministros da Educação da CPLP, na terça-feira, estão previstas
as presenças do ministro angolano da Educação, Pinda Simão, e do ministro da
Educação e da Ciência da Guiné Equatorial, Jesús Engonga Ndong.
Portugal
será representado pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, e São Tomé
e Príncipe pelo ministro da Educação, Cultura e Ciência, Olinto da Silva e
Sousa Daio, estando previstas delegações técnicas do Brasil e Cabo Verde.
Já
no que se refere à VII Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino
Superior da CPLP, prevista para quarta-feira, estarão presentes três delegações
ministeriais.
De
Moçambique estará presente o ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior
e Técnico-Profissional, Jorge Olívio Penicela Nhambiu, da Guiné Equatorial o
ministro da Educação e da Ciência Jesús Engonga Ndong, e de São Tomé e Príncipe
o ministro da Educação, Cultura e Ciência, Olinto da Silva e Sousa Daio.
Neste
caso estão previstas delegações técnicas do Brasil e Cabo Verde.
ASP//ISG
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