segunda-feira, 25 de junho de 2018

Novo primeiro-ministro timorense recebe relatório sobre anterior Governo


Díli, 25 jun (Lusa) - O novo primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, recebeu hoje o relatório de atividades do anterior executivo no Palácio do Governo, em Díli, onde entrou pela primeira vez desde que tomou posse na sexta-feira.

Matan Ruak, que foi recebido por vários membros do novo e do anterior executivo e funcionários do seu gabinete, reuniu-se depois com o ex-secretário de Estado da Comunicação Social, Matias Boavida, do qual recebeu o relatório do Governo anterior.

Processos idênticos de transição estão a decorrer hoje um pouco por toda a capital timorense, com os novos titulares das pastas a receberem relatórios e a passagem de testemunho dos gabinetes.

O VIII Governo Constitucional arrancou ainda incompleto depois do Presidente da República ter excluído, por várias questões, onze dos 41 membros propostos por Taur Matan Ruak.

Essa decisão levou Xanana Gusmão a informar que não tomava posse como ministro de Estado e Conselheiro do primeiro-ministro tendo estado também ausente da cerimónia o ministro do Petróleo e Minerais, Alfredo Pires.

Com o primeiro-ministro, tomaram posse dez ministros, sete vice-ministros e dez secretários de Estado: 23 homens e 5 mulheres, das quais duas com o cargo de ministras.

Não há ainda data para a tomada de posse dos restantes elementos do executivo.

ASP // JMC

Sem comentários: