Lisboa,
02 jul (Lusa) - A presidente da agência Lusa considerou hoje que o 'site' Dias
da Independência vai ser um valor acrescentado para a empresa e um contributo
positivo para o espaço lusófono, ao lembrar a história dos países de língua
portuguesa.
"A
qualidade do produto vai dar ainda maior divulgação àquilo que é a Lusa e o que
ela representa nos países de língua portuguesa. Não só nesses países como fora
deles, damos a conhecer a história e a situação atual dos mesmos, como,
seguramente, os nossos clientes vão distribuir mais informação, será
seguramente um valor acrescentado para ambas as partes", disse Teresa Marques
à Lusa, no final da apresentação pública do novo 'site'.
A
presidente da Lusa salientou que a agência "está a mostrar o potencial de
informação" que tem vindo a adquirir ao longo dos anos.
"A
Lusa está a lembrar a história destes países e está a fazer história porque
este é um 'site' de muita qualidade, com informação muito relevante e
educativa", disse.
Teresa
Marques considerou ainda que, com este 'site', "a Lusa contribui de forma
muito positiva para o espaço lusófono".
Para
o diretor de informação da Lusa, Fernando Paula Brito, o "Dias da
Independência é um conjunto de páginas na internet onde a Lusa faz um retrato
jornalístico sobre os acontecimentos que levaram às declarações de
independência de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e
Príncipe e Timor-Leste".
"A
Lusa espera que este 'site' ajude na compreensão, na memória, na discussão
daqueles que foram momentos únicos e importantes da história de Portugal e
desses países", disse na sessão de apresentação do novo 'site'.
Paulo
Agostinho, editor da secção de Lusofonia e Mundo da Lusa, que idealizou e
coordena o novo serviço da agência, explicou que o objetivo é mostrar ao
consumidor final o que é feito diariamente na Lusa, nesta área.
"A
ideia surgiu com a necessidade de transformar, sob a forma de 'site', aquilo
que produzimos todos os dias", disse à Lusa, lembrando que são produzidos
diariamente pela agência "cerca de 100 conteúdos relacionados com países
de língua portuguesa, sem ser Portugal".
Para
o jornalista, o novo 'site' é "uma homenagem editorial", associada a
um momento importante para os países lusófonos, e é também uma forma de tornar
acessível a todos a produção da Lusa nesta área.
"Mais
do que um chamariz, é um cartão-de-visita do que a Lusa pode fazer",
disse.
Quando
falou para os convidados que assistiram à apresentação do novo 'site', Paulo
Agostinho salientou que "apesar dos cortes orçamentais e da precariedade
de muitos" correspondentes, a Lusa consegue manter mais de 30 profissionais
espalhados pelo mundo.
"Com
algum sacrifício, mas conseguimos manter uma rede que é incomparável, do ponto
de vista da qualidade e da quantidade", disse, lembrando a vocação
transnacional da agência noticiosa.
Na
sessão de apresentação participaram também os secretários de Estado Adjunto do
ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, e dos Negócios
Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira.
O
'site' Dias da Independência, de acesso gratuito, foi lançado a 11 de junho e
evoca as quatro décadas de autonomia política de Angola, Cabo Verde,
Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Com
conteúdos multimédia e interativos produzidos pela sua rede de correspondentes
espalhados pelo mundo e pelos jornalistas da sua redação, é ainda possível
consultar, com acesso livre, as notícias produzidas diariamente pela Lusa sobre
esses seis países que se tornaram independentes depois do 25 de Abril de 1974.
A
apresentação oficial do 'site' decorreu no Camões - Instituto da Cooperação e
da Língua, em Lisboa.
Na
mesma sessão foi apresentado o segundo curso de pós graduação em jornalismo
internacional em língua portuguesa, que resulta de uma parceria entre a Lusa e
o ISCTE.
RRA(ALU)
// VC
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