terça-feira, 1 de setembro de 2015

PROBLEMAS COM VOOS ENTRE DÍLI E BALI PODEM DURAR “VÁRIOS DIAS”


Díli, 01 set (Lusa) - A situação que está a afetar a ligação aérea entre Díli e a ilha indonésia de Bali mantida pela companhia Air Timor, através da empresa indonésia Citilink, poderá demorar vários dias a resolver, segundo fonte do setor em Díli.

Centenas de passageiros foram já afetados em Díli e Denpassar (Bali) pelo cancelamento dos voos previstos para hoje operados pela Air Timor e que marcavam o arranque de um novo contrato com a Citilink, subsidiária da Garuda Indonésia.

Até 31 de agosto, os voos diários da Air Timor de e para Bali eram operados diretamente pela Garuda, passando desde hoje, 01 de setembro, a ser operados pela Citilink.

Fonte do setor explicou à Lusa que o problema se prendeu, inicialmente, com o voo que deveria ser usado para a viagem de Bali para Díli (e posterior regresso à Indonésia), que não tinha a dimensão que a Air Timor pretendia.

Um outro avião disponibilizado não terá conseguido a autorização em Bali para voar para Díli por ser demasiado grande para a pista.

Em comunicado divulgado hoje, a Air Timor explicou que o "arranque planeado dos voos da Citilink Denpassar-Dili-Denpassar foi atrasado/adiado", sem detalhar as causas exatas do problema.

"A direção da Air Timor está a trabalhar incansavelmente para tentar alavancar o apoio do Governo de Timor-Leste em discussões urgentes com funcionários governamentais indonésios e funcionários locais timorenses", adiantou.

A empresa acrescentou que está a oferecer apoio aos passageiros afetados, procurando soluções alternativas ou reembolsos em dinheiro do valor dos bilhetes.

"Estamos extremamente preocupados com o que ocorreu e forneceremos informação atualizada assim que a tivermos", sublinhou, notando que os voos da empresa para Singapura não foram afetados.

O voo, que deveria ter partido do aeroporto Ngurah Rai em Denpasar, Bali, cerca das 09:00 locais acabou por não partir, com passageiros a explicarem que foram informados inicialmente de um atraso e depois do cancelamento.

"Primeiro fizeram o anúncio de atraso. Depois vimos a nossa bagagem a sair do avião e este a ser rebocado. Duas horas depois disseram que o voo tinha sido cancelado porque não tinham autorização para voar para Díli", escreveu uma passageira num grupo de estrangeiros residentes em Díli, criado no Facebook.

Mário Romaldo, diretor do Aeroporto Nicolau Lobato, em Díli, garantiu à Lusa que o problema deste voo não era com a Aviação Civil, confirmando que tinha sido dada autorização para a realização dos voos.

"A Air Timor tem um acordo com a Citilink e foi com base nesse acordo que apresentou os documentos à Aviação Civil, que deu a autorização e aprovou os voos operados pela Citilink", explicou.

"Da parte da aviação civil não há problema. O problema não é da nossa parte. Agora a bola está do lado da Citilink e da Air Timor", disse.

Formalmente, a Air Timor é obrigada a contratar outras companhias aéreas para as ligações com Timor-Leste porque o país ainda não pode emitir Air Operator Certificates e outros certificados necessários para operações nacionais.

Os voos da companhia aérea Sriwijaya entre Denpassar e Díli não foram afetados.

ASP // VM

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