sexta-feira, 27 de abril de 2018

Mari Alkatiri confiante na vitória da Fretilin a 12 maio

Díli, 27 abr (Lusa) - O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, mostrou-se hoje confiante na vitória do partido nas legislativas antecipadas de 12 de maio em Timor-Leste, referindo-se ao que diz ser uma onda de jovens que "já não vive da nostalgia".

"Já não tenho dúvidas a esse respeito. Vamos vencer essas eleições e a reação da outra parte já mostra isso, que já sabem que vão perder", disse Alkatiri num pequeno comício na capital timorense, onde hoje estiveram as duas principais forças concorrentes nesta votação, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) e a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP).

A campanha da Fretilin, partido que venceu por margem mínima as eleições de julho do ano passado, tem assentado no programa do VII Governo, apoiado por uma aliança minoritária com o Partido Democrático (PD).

A oposição, reunida em bloco, conseguiu com a sua maioria bloquear o orçamento retificativo e o programa do Governo, criando um impasse político que acabou por levar o chefe de Estado, Francisco Guterres Lu-Olo, a convocar eleições antecipadas.

Alkatiri disse que depois das eleições do ano passado e do que aconteceu nos últimos meses, o apoio ao partido tem vindo a aumentar porque muitos estão "cansados de uma má governação, de uma governação sem resultados, de uma governação despesista".

Notou em particular a elevada presença de jovens durante a campanha, um fator que, dada a pirâmide populacional em Timor-Leste - a ampla maioria da população tem menos de 30 anos - é determinante para o voto.

"Basta ver que a maioria que está aqui é jovem e mostra que a juventude, que já não vive de nostalgia, quer olhar para o futuro, e aqueles que vivem pela nostalgia são arrastados pelos seus filhos e pelos seus netos", disse.

Os comentários de Alkatiri referem-se a um dos temas que tem marcado a campanha da AMP com referências ao passado da luta contra a ocupação indonésia e pela independência de Timor-Leste, com tentativas de alguns dirigentes de politizarem os diferentes braços da resistência: armada, clandestina e diplomática.

Alkatiri falava à Lusa durante um pequeno comício que decorreu no campo de Mascarenhas, em Díli.

Vários dirigentes do partido participaram no encontro que marcou a chegada da máquina de campanha da Fretilin para a região da capital, com várias ações previstas em Díli e arredores na reta final da campanha.

Além dos grandes comícios nas capitais de município, a Fretilin, como outros partidos, aposta em ações de maior proximidade, distribuindo os seus principais líderes pelo país.

A campanha termina a 09 de maio.

ASP // VM

Sem comentários: