O
vice-ministro das Finanças, Helder Lopes, acompanhado pelo José Abílio, o
Director Geral das Alfândegas e pelo Julio Ximenes, Director Nacional das
Alfândegas, fizeram uma visita de três dias aos serviços aduaneiros de
fronteiras integradas e aos vários postos vigilantes aduaneiros localizados ao
longo da fronteira com Timor Ocidental, Indonésia.
As
visitas, que tiveram lugar entre os dias 19 a 21 de Maio de 2015, começaram na
fronteira aduaneira integrada em Batugadé, seguidas de um número de viagens aos
cargos vigilantes em Mota-ain, Tunubibi, Memo e ao escritório aduaneiro
regional em Maliana , Alto Lebos, Salele e terminou em Suai.
Além de controlar a fronteira e inspecionar a movimentação das pessoas e do fluxo de mercadorias, a fronteira aduaneira também desempenha outras funções importantes como o de facilitar o comércio, o estabelecimento e desenvolvimento de parcerias e melhorar a boa cooperação entre Timor-Leste e a Indonésia.
Durante as visitas, o vice-ministro observou os trabalhos de rotina na Alfândega, em particular, a forma como as pessoas e os bens que entram e saem de Timor-Leste.
O vice-ministro ficou impressionado com o bom desempenho das suas equipas, que se viu através das receitas recolhidas, apesar de trabalharem com recursos limitados.
A Alfândega da fronteira em Batugadé recolheu US $ 2,8 milhões em 2014 e US $ 726 mil no primeiro trimestre de 2015.
O vice-ministro também aproveitou a oportunidades para ouvir as dificuldades enfrentadas pelos funcionários no seu local de trabalho. Foram levantadas questões como a falta de recursos, tanto em termos de recursos humanos e de meios básicos. Estas são os obstáculos que os impedem de realizar os seus trabalhos com eficiência e eficácia.
Em resposta, o vice-ministro afirmou que "tomou nota de todas estas preocupações" e "vai resolver estes problemas imediatamente", após o seu regresso ao escritório.
Acrescentou ainda que "vai fazer o seu melhor para garantir a melhoria das condições básicas" para seus funcionários.
Durante as visitas, o vice-ministro também realizou uma visita de cortesia ao Ministério das Finanças, a entidades como o de Estatística (Maliana e Suai), de Receita (Maliana) e dos Ativos (Suai).
O Vice-Ministro também teve reuniões informais com a Polícia de Fronteira (UPF), e de Quarentena e pediu para "continuarem a trabalhar juntos" para melhor servir o Estado através das suas funções e responsabilidades.
SAPO TL com o Ministério das Finanças
Sem comentários:
Enviar um comentário