Lourenço de Deus Mau Lulo*, opinião
1.
preliminares
A.
fundo
O
processo de administrar o Estado de acordo com a Constituição deve ser
entendido pelo princípio da separação e divisão do poder e precisa ser
examinado porque afeta as relações e os mecanismos institucionais entre as
instituições do Estado. Com o princípio da separação e divisão de poder é ao
mesmo tempo para mostrar as características do constitucionalismo aplicáveis
com a intenção de evitar a arbitrariedade do poder e autoridade empilhando em
instituições / estado um órgão. Há dois aspectos importantes contidos no
esquema das instituições do Estado: primeiro, o aspecto relativo aos poderes
das instituições do Estado e, por outro, a relação entre as instituições do
Estado com os cidadãos. Ambos podem ser claramente vistos na constituição de um
Estado. 1
A
conclusão ilustra que uma constituição é um sistema jurídico de tradições e
convenções que, em seguida, forma uma constituição ou sistema constitucional em
um país. Um sistema institucional do país também reflete as funções contidas no
estado constitucional. Fungos Estas funções incluem o estabelecimento de
instituições que funcionem, a autoridade divisão, e definir os limites entre as
posições de uns aos outros, ea relação entre o escritório e os cidadãos.
Com
base na declaração acima, não deve haver nenhum poder arbitrário (poder
arbitrário) ou abuso de poder (abuso de poder), tanto o império e do país em
forma de república. Seu significado literal, está sujeito à lei implica uma
limitação de poder, bem como a separação e divisão de poderes doutrina.
Portanto, o Estado baseado na lei contém elementos ou poder partilha
Aristóteles formulou o estado legal é um estado que está acima da lei que
garante justiça aos seus cidadãos. A justiça é um pré-requisito para alcançar a
felicidade na vida para os cidadãos e como uma justiça do que precisa ser
ensinado a cada senso humano de decência que ele se tornar um bom cidadão. Regulamentos são de fato de acordo com Aristóteles foi um regulamento que
reflete a interação entre a justiça para os seus cidadãos. Ele acha que
governou o estado não é humano, mas "mente justa". O governante é
apenas detentor legal e equilíbrio sozinho. 2
Aristoteles
a declaração acima de que, a agência líder do Estado, não fisicamente, mas
usando a razão ou pensamento para manter as rodas do governo. Ou seja, o
funcionário do Estado que dirigiu certas agências estatais deve ter um senso de
justiça para os outros (na moralidade) é responsável pela confiança dada a ele
para ser executado de acordo com uma vontade comum, para o bem-estar da
sociedade em geral. Assim, o propósito do Estado a que se refere a Constituição
foi bem sucedido.
Definir
órgão autoridade (instituição) na constituição significava paternal criar um
equilíbrio entre órgãos do Estado com o outro, de forma a reflectir os seus
princípios (checks and balances). Portanto, a divisão das funções da autoridade
deve ser clara, de modo que no desempenho das funções da autoridade de cada
instituição do Estado não aconteça, o abuso de autoridade, ou ações que excedem
a sua autoridade. Para evitar actos arbitrários por parte de um funcionário ou
agência, sobre a função da autoridade da instituição para outra,
consequentemente qualquer acção governamental deve basear-se no princípio da
legalidade, Cancelada em favor da lei.
De acordo com A. Hamid Attamimi mencionar que a constituição é o doador eo
limite giving grip, bem como sobre como o poder do Estado deve ser executado. 3
Muito
a ver com os pontos de vista A. Hamid Attamimi, acordo, vê Abdel Gani e Oemar
Seno adji do conceito de nação afirma que um país pode ser considerado como lei
estadual (Rechtsstat e) de acordo Burkens se cumprir os seguintes requisitos: 4
1.
O princípio da legalidade, a ação do governo ap cl deve ser fundada sobre a
legislação (wettelijke grcnslag). Nesta base, a Lei é uma parte importante da
lei estadual.
2.
A divisão do poder, esta exigência implica que o poder do Estado não é apenas
descansar por um lado.
3.
Os direitos básicos (grondrechten) estão sujeitos à proteção do governo contra
o povo e, ao mesmo tempo limitando o poder do estabelecimento da Lei.
4.
Supervisão judicial das pessoas desde que o canal através de um teste gratuito
para testar validade atos de governo "rechtmaticgeheing"
Nos
termos da lei estadual acima mencionada na explicação de que (elemento)
primeiro, qualquer ação governamental deve ser baseada em lei (princípio de
legalidade) neste caso a legislação aplicável e limita os poderes das
autoridades no desempenho de suas funções. Termos de (elementos de) a segunda
divisão do poder, o país pretende limitar o poder dos governantes, a fim de
evitar a ação arbitrária. Através da distribuição de poder ao executivo, ao
legislativo e ao judiciário.
Isto
irá evitar a sobreposição de energia que pode levar ao absolutismo. 5
O
terceiro elemento demonstra claramente a importância da proteção dos direitos
humanos. De acordo com o Estado de Direito, a proteção dos direitos humanos
como uma obrigação que deve ser atendida pelas autoridades. A proteção dos
direitos humanos não é apenas um reconhecimento na Constituição, mas mais do
que isso, exigiu sua implementação. Tribunais administrativos incertos são
concebidos como um esforço para proteger os cidadãos envolvidos em uma disputa
com o governo. O elemento exige que uma pessoa que se sente ofendido pelo
Estado porque seus direitos são violados pode exigir os direitos concisa, mas
através dos tribunais. 6
Os
princípios que devem ser atendidos por uma lei como um instrumento de lei
estadual. Nesta seção pode ser usado como um pensamento de partida é o
pensamento de Van der Vlies sobre os princípios gerais de boa legislação,
fornecido opiniões Soetandyo Wignyosoebroto e disposições do direito
internacional.
Implementação
do sistema constitucional de Timor-Leste adere separação de poderes (separação
de poderes), conforme estipulado no artigo 69 da Constituição. Neste sistema, o
Estado de Timor-Leste dispõe de quatro (4) poderes distintos, a saber, a
presidência, presidida pelo Presidente da República, como chefe de Estado,
dirigido pelo Primeiro-Ministro e pela Ministros e secretários de Estado, o
Legislativo é dirigido pelo Parlamento Nacional, eo Judiciário é dirigido pela
Suprema Corte do Supremo. Timor-Leste usando o princípio trias politica é para
evitar a concentração de poder debaixo de um braço e com o princípio de freios
e contrapesos para evitar qualquer interferência entre as agências, de modo a
que a agência não pode exercer os poderes realizadas por outras instituições.
Em
conexão com o princípio de freios e contrapesos, o estabelecimento das
instituições do Estado de Timor-Leste, com base na teoria política tríade por
Montesqiue, conforme definido no Artigo 69 O princípio da separação de poderes,
mas de acordo com o artigo 96 da Constituição, O Parlamento autoriza o governo
a estabelecer a lei. Por conseguinte, por que razão a autoridade do
estabelecimento da lei dada ao Parlamento Nacional nos termos do n.º 2 do artigo
95.º da Constituição da República Democrática de Timor-Leste? A separação
constitucional de poderes não é absoluta, mas é mais provável que usem a
partilha de poder. Refere-se assim à autoridade do estabelecimento da lei, nos
termos da Constituição, o Parlamento permite que o governo para estabelecer a
lei, além disso, o governo também atribuição tem a autoridade para fazer a
iniciativa da lei, conforme estipulado no Artigo 97 seção (C) da Constituição
de 2002.
B.
Formulação do problema
1.
Por que o estabelecimento de autoridade governamental dada a Lei sobre o
Parlamento Nacional de acordo com a Constituição?
2.
Por que o estabelecimento da lei de formação de autoridade dada ao governo de
acordo com a Constituição?
II.
Base teórica
Ao
escrever a dissertação, intitulada a autoridade das instituições do Estado no
estabelecimento da lei, as teorias foram usados como análise de facas de
questões estudadas, portanto, as teorias de relevância para a autoridade das
instituições do Estado no estabelecimento da lei será apresentado como
Seguinte:
1.
Teoria da Formação da Legislação
Teoria
legislação utilizada nesta dissertação, para justificar as normas e elucidar o
mecanismo (processo) o estabelecimento de legislação por parte do Legislativo e
do Executivo pela Constituição, ea hierarquia da legislação e, Princípios de
Leis de formação boa convite. Portanto, as teorias relativas à autoridade das
instituições do Estado em moldar a Lei da seguinte forma:
1.
Legislação de Regulamentação de Cognição
A
palavra "legislação" em um grande dicionário indonésio (KBBI) é
definida como "relacionada com a lei ou os ins e outs da lei",
enquanto a palavra "lei" é definida como "regras e regulamentos
do Estado feita pelo governo Ministros, executivos, etc.) foi aprovada pelo
parlamento (legislatura, legislatura, etc.), e assinada pelo chefe de Estado
(presidente, chefe do governo, o rei) e não tem força obrigatória. sentido, o
Regulamento legislação tem sido nenhuma dissidência vários especialistas
acordo. principalmente quando se trata da questão de saber se a lei implica o
processo de fabrico ou implicam resultados (produto) da fabricação de
legislação.
A
lei é dividida em dois, a saber Lei no sentido material e a lei no sentido
formal. 7
Esta é uma tradução literal de "wet no zin formele" e
"zin materiёle molhado", que é conhecido na Holanda. As chamadas leis
no sentido material é uma decisão ou decreto que determina que seu conteúdo é
chamado de lei e vinculativo para todos em geral. Ato em sentido formal é que
as decisões governante chamado o ato do modo que a formação. 8 Compare com a
opinião de especialistas legais Paul Laband: "Das Staatsrecht des
Deutsches Reiches" (1911). 9 Considerando que, a Lei é comum, todos
vinculativo e é um produto da legislatura. Em geral, a lei consiste em duas
partes, ou seja, konsederans ou considerações que contém considerações por que
a lei foi feita, eo dito ou injunção. Amar contido no conteúdo do Ato que é o
que chamamos capítulos. Para além destas duas secções, existem outras partes
importantes da sua existência, as disposições transitórias. A disposição
transitória tem uma função importante, que é para preencher o vácuo legal
(rechtsvacuum), porque existe a possibilidade de uma nova lei não regula
qualquer assunto ou evento que é regido pela lei antiga. Se há um evento que
está definido na lei antiga, mas não regulamentada na nova lei, então é onde o
papel das disposições transitórias. Normalmente, o som das disposições
transitórias, a saber: "se não existem disposições, em seguida, aplicar as
regras da velha". A lei é lei. 10 Isto é porque a lei contém normas
legais destinadas a proteger os interesses humanos. Todo mundo é considerado
para saber que há uma lei. Esta afirmação é fictie porque a realidade não é
todo mundo pode estar ciente de qualquer legislação promulgada neste caso por
causa da ignorância de base perdoar alguém não está incluído. Portanto, a
legislação é uma política escrita que contém normas legais obrigatórias em
geral e na forma ou estabelecidas por instituições estatais ou autoridades
competentes pelo procedimento estabelecido na legislação.
Em
conexão com a escrita desta dissertação é uma lei que foi material, formado
pelo Parlamento nacional e do governo juntos (jouing legislação elaboração do
projecto). Nos termos do n.º 2 do artigo 95.º e do n.º 1 do artigo 96.º e do
artigo 97.º da Iniciativa Jurídica (iniciativa).
No
processo do Estado democrático baseado no direito, o estabelecimento da
Legislação Regulamentar é uma coisa muito importante. Portanto, as ações do
governo no desempenho de suas funções devem ser baseadas no princípio da
legalidade. O princípio da legalidade é um elemento de um Estado constitucional
democrático.
De
acordo com John Usfunan 11 , que o Estado de Direito implica as autoridades a
tomar medidas deve basear-se na legislação em vigor, mesmo um novo país pode
ser classificado como um Estado de Direito (Rechtsstaat), se cumprir os
requisitos como MC afirmou Burkens, entre outros: a) O princípio da legalidade;
b) A separação de poderes; c) Os direitos humanos; e d) O controlo dos
tribunais (administração judicial). Afirmou ainda que, os princípios relevantes
para a concepção da legislação (legislação), nomeadamente o princípio da
legalidade. Este princípio exige que todas as ações do governo devem ser
baseadas na legislação "wetelijke gronslag" a pedra angular desta
legislação no sentido formal e da própria Constituição é o fundamento básico da
ação governamental. Portanto, o estabelecimento da Lei é uma parte importante
da existência de um Estado de direito. Ou seja, o estabelecimento da Lei para
regular as principais questões delegadas pela Constituição (Constituição).
A
autoridade reguladora estipulou o estabelecimento do Estado de Direito em
Timor-Leste, está constitucionalmente sob a Constituição só definir as
coisas-chave que são abstratas, enquanto as coisas que são mais concretas
definidas na forma da Lei. No entanto, com base na Constituição do material de
configuração diferentes cargas úteis na Constituição, porque a regulamentação
sobre a substância da natureza geral do concreto abstrato e geral Concreto foi
especificado na Constituição. Por conseguinte, na sua aplicação, aplicar
directamente a Constituição. Por conseguinte, as questões relativas ao
interesse público foram definidas directamente na Constituição. Enquanto o
Parlamento nacional e formam um governo apenas material constitucional é geral
(principal), para formar a Lei subjacente, para implementar a Constituição.
Assim,
a legislação faz parte da lei escrita. Lei escrita não é o mesmo que o
regulamento Legislação, uma vez que o âmbito de aplicação mais amplo do que lei
escrita legislação. As leis são leis feitas por um funcionário autorizado pela
lei aplicável, como um corpo, assim, em contraste com as pessoas e
Jurisprudência. Por outro lado, Hans Kelsen não faz distinção entre a lei
escrita com a legislação regulamentar. Para a parte legal Hans Kelsen sobre a
lei de costumes e leis estatutárias 12 . Lei Orgânica inclui: ato Parlamento,
ato governamental, judicial act / decisão, eo tratado.
A
divisão da lei de acordo com Hans Kelsen, vê-se que o sentido da regulamentação
Legislação, mais amplo, porque não apenas as regras feitas pelo governo ou do
Parlamento, mas a decisão do juiz e também a fazer parte do tratado. Quanto às
definições Regulamento Legislação, bem como o entendimento da Lei. 13.
A
divisão da lei de acordo com Hans Kelsen, há dois (2) produtos legais derivados
do Parlamento e do Governo em termos de escrita, mas quando vêem a lei em forma
é mais amplamente quando a lei escrita criada por funcionários ou A autoridade
competente, mas leis em formas não não escritas de direito consuetudinário
aplicável como real na comunidade, se o direito comum não inclui a lei em
questão por Hans Kelsen. O direito consuetudinário é uma lei não escrita, mas sua
existência está afetando muito o comportamento da vida pública, antes de
qualquer lei escrita. Portanto, a lei escrita é a fonte do direito
consuetudinário (adat). Assim, quando mencionado como uma lei, então a lei que
é escrita na Lei e na lei não escrita é um hábito. O direito consuetudinário
também serviu para dar uma decisão contra as questões indígenas que podem ser
resolvidas pelos costumes da comunidade local, também precisa ser reconhecido
como legal como Hans Kelsen acima declaração. De acordo com Ann Seidman Robert
Seidman Nalin Abeysekere. 14
a.
Uma lei », uma regra promulgada de a Estado e implementado de Estado
Funcionários. UMA lei pode assumir muitas formas: estatutos, portarias locais,
legislação subsidiária, regras ministeriais, regulamentos administrativos,
decretos de uma junta militar; Uma lei pode assumir várias formas: os
estatutos, as ordenanças locais, os regulamentos, as leis, os regulamentos
ministeriais, as regras administrativas, a decisão da junta militar);
b.
"A ordem jurídica», o conjunto do sistema normativo, no qual o Estado tem
um dedo. Ele inclui, não apenas as leis si, mas também as instituições que a
fazem as leis (legislativo, agências independentes, ministérios e tribunais) e
que implementam as leis (tribunais, ministérios, a polícia) (outros às vezes
chamam isso de "o legal O sistema normativo em que o Estado não tem poder,
o que inclui não só a própria lei, mas também as instituições que fazem leis
(legislativas, agências independentes, ministérios e tribunais) e que Aplicando
a lei (tribunais, ministérios, polícia) (outros às vezes chamam de "o
sistema jurídico").
Legislação
é o termo usado para descrever diferentes tipos (formas) regulamentos (produto
escrito leis) que têm força vinculativa é geralmente feita por funcionários ou
a instituição competente. Assim, os critérios de um produto legal chamado a
legislação são: 15 a) por escrito Caracteristicamente b) obrigatória geral e c)
Emitido pelo funcionário competente ou instituição.
Assim
de acordo com A. Hamid S. Attamimi, 16 Regulamento legislação é um dos métodos
poderosos e instrumentos disponíveis para regulamentar e dirigir as vidas das
pessoas para com os ideais esperados. Em outras palavras, filosoficamente, o
estabelecimento de legislação regulatória é um objetivo legal, ou seja, como
essas leis podem proporcionar justiça, previsibilidade e benefício máximo para
a sociedade. Para reflectir o princípio da segurança jurídica, da equidade e da
conveniência do direito na sociedade, a instituição ou a autoridade competente
para legislar deve seguir os princípios do estabelecimento do direito e do bom
convite, se o estabelecimento de legislação que, de acordo com o princípio
básico E as etapas do procedimento, portanto, a lei tem uma usabilidade eficaz
e eficiência devido a tornar-se lei que responde ao interesse público.
2.
Teoria Roscoe poud
Teoria
Roscoe Unido libra, 17 em seu livro intitulado "Lei como uma ferramenta de
engenharia social", que "a Lei é uma ferramenta de engenharia
social" é o que foi dito por Roscoe Pound contra a lei. Assim como o que
foi dito por Mochtar Kusumaatmadja, a lei é os princípios gerais e regras que
regem a sociedade regra, incluindo as instituições e processos para perceber
que a lei em realidade. Ambos os juristas têm a mesma visão da lei. Por causa
do controle social, quando o poder definido pela sociedade organizada já não é
considerado como uma
justificação suficiente. Ele admite a imprecisão dos três termos dos termos da
lei: o Direito como norma social, a pessoa jurídica como entidade autoritária
ea lei como processo judicial. Em conexão com isso, Pound procura unir os três
termos anteriormente em uma definição. Define a lei com uma função-chave de
controle social: A lei é uma forma especial de controle social, implementada através
de um corpo especial baseado nos ensinamentos de autoridade e aplicada no
contexto de procedimentos administrativos e judiciais também. Portanto, se os
interesses do Estado é o mais alto / top porque o país tem um interesse
nacional. O interesse nacional deve proteger os interesses do país é a vontade
disposição do público. Porque a lei não era como reivindicou punindo teorias
positivistas que a lei fechou a natureza. Lei é fortemente influenciado por
ideológico, político, econômico, social, cultural. Não apenas um governo de boa
vontade. Uma lógica que é aberta, a comunidade de desenvolvimento precisa
afetar muito o crescimento do direito na sociedade. Influência política
Crescimento do direito na sociedade
3.
Jeremy Bentham; A teoria da legislação
De
acordo com Jeremy Bentham, em seu livro intitulado: A teoria da legislação, que
a fabricação de a Lei deveria estar fora de uma análise técnica da legislação
para a discussão no quadro maior. Os tamanhos e formatos utilizados também não
é mais um entradas racionais, lógicos processuais, mas sim sociológicos
incluem: 18 a). As origens da lei, b) Revelando o motivo por trás da
legislação, c) Preparação da legislação como um precipitado conflito de poderes
e interesses na sociedade, d) corpo estruturante da legislação e as implicações
sociológicas, e) discute a relação Qualidade e um número de leis que são feitas
pelo ambiente social em um determinado período, f) Comportamentos-alvo que você
deseja definir ou alterar, g) Consequências, quer desejado ou não. Em outra
parte de Roscoe aconselhados a prestar atenção à eficácia da legislação do que
em discutir a legalidade e estrutura lógica sozinho.
Com
base na análise de Jeremy Bentham mencionado acima, os autores concluem que
qualquer estabelecimento Act as autoridades competentes precisam ser
verdadeiramente lei forma ou regulamento Legislação é necessária por parte da
sociedade em geral e, em particular, as instituições que irão implementá-lo no
sentido de que cada jurídica Produto deve seguir os procedimentos de sua
formação, de modo que cada produto tal legislação pode responder às
necessidades dos seus cidadãos e não apenas com base em interesses políticos,
assim adotando (cópias Colar) Lei sobre os estrangeiros na Lei Nacional de
Timor-Leste , que a realidade não for adequado às circunstâncias pessoas
sociais, econômicos, culturais e políticos de Timor-Leste.
Em
conexão com a opinião de Jeremy Bentham que, oficial ou instituição autorizada
em moldar a Lei, é necessário seguir as raras etapas da seguinte forma:
Primeiro;
As instituições competentes; As instituições autorizadas a elaborar tal
legislação devem basear-se na atribuição ou delegação de autoridade da
Constituição. Em conexão com as autoridades competentes na elaboração do
Direito em Timor-Leste, de acordo com a Constituição, autoridade legislativa
possuída pelo legislativo e pelo executivo.
Segundo;
A substância da Lei deve ser clara, isto é, o conteúdo da legislação que está
sob a autoridade do legislador e onde a autoridade do executivo. Isto está em
conformidade com o Artigo 95 da autoridade nacional do Parlamento sob a forma
da Lei sobre as matérias principais de acordo com o disposto no parágrafo (2)
da Constituição. Embora a substância esteja sob a autoridade do executivo nos
termos do Artigo 96, permite ao legislador ao Governo adotar a Lei relativa à
substância estabelecida no parágrafo (1) da Constituição de 2002.
Terceiro;
Um estudo de viabilidade sobre os problemas de ordem social, econômica,
política e cultural, justificando ainda mais as normas que existiram, vertical
ou horizontalmente, para
evitar qualquer conflito de normas e a vaguedade das normas do projeto de lei
proposto.
Para
quatro; O projeto de lei deve ser dada a um órgão independente para preparar
materiais Lei exigida pela instituição ou pela autoridade competente, por
exemplo, o Conselho Nacional Legislativo (BLN) Indonésia. O primeiro desses
eventos; Para evitar qualquer desvio político interesse na criação da Lei,
tanto do Parlamento Nacional, bem como dos governos dos dois; (Aclarar) o
trabalho que se acumulou no legislativo e no executivo no serviço público.
Quinto;
Processos / procedimentos para a elaboração da Lei; O processo de formação da
Lei são etapas que são muito importantes para realizar todos os processos de
formação da Lei, nomeadamente: a fase de preparação, a recolha de materiais, a
fase de concepção, a fase de socialização, a fase de discussão, a fase de
validação Regulamentares.
Assim,
no processo de estabelecimento de legislação para acompanhar os passos em
questão, então o resultado do ato tem o poder também exigível na sociedade., O
que significa que ele pode refletir o ideal do Direito; Certeza, justiça e
conveniência do direito na sociedade.
4.
Robert Siedman e Ann Siedman; "A lei da não transferência da lei"
De
acordo com Robert B. Seidman, que as leis de uma nação não podem simplesmente
ser transferidas para outras nações e sua descoberta é formulada em uma
proposição intitulada "A Lei de Não Transferibilidade da Lei". Assim,
a Teoria da Formação da Legislação Robert B. Siedman utilizou nesta dissertação
para explicar a transferência de uma Lei de Estado estrangeiro para a lei
nacional, no que se refere à teoria de que Timor-Leste é um novo país que não
pode ser separado da norma vazia, Portanto, as leis de um país estrangeiro é
uma alternativa para preencher o vazio dessas normas em termos de organizar um
governo baseado na Constituição. É, Lei de países estrangeiros utilizados em
Timor-Leste são as leis de Portugal, e as leis da Indonésia. Isto é feito para
preencher o vazio jurídico existente no momento do poder total pós-libertação
das Nações Unidas plenamente para a autoridade do Estado de Timor-Leste, até
hoje. Apesar de, na realidade, revelar discrepâncias, a legislação que foi
transferida para a legislação nacional de Timor-Leste, devido à lei de um país
estrangeiro, foi formada com base nos interesses do povo do Estado em questão,
se transferida para as leis da outra, não é adequado, porque as necessidades do
Estado o novo não é o mesmo que as necessidades dos países desenvolvidos, como
a República da Indonésia, Portugal e os países Pais Lian Comunidade Portuguesa
(CPLP) outros.
De
acordo com Ann Siedman, et.al sugerem que, na formação de regulamentos da boa
legislação, deve prestar atenção aos elementos da lei da seguinte forma: 19
a.
A Lei de Governo: os decisores tomar decisões que não são baseadas na intuição
dos tomadores de decisão ou tendências desviantes, mas de acordo com a norma,
uma baseada no senso comum e experiência concordou-norma;
b.
Prestação de contas: os decisores abertamente contas ao público, apresentar a
sua decisão aos órgãos competentes estudada, maior status ial soc, e,
finalmente, pelo homem que têm direito de voto nas eleições;
c.
Transparência: os funcionários que dirigem o governo abertamente para que o
público e especialmente a imprensa possam conhecer e debater os detalhes; e
d.
Participação: as partes que são afetadas por um relativamente uma decisão a ser
definido (partes interessadas), as partes têm um interesse ter a maior
oportunidade possível fornecer feedback, críticas e tomar governo desempenho de
tomada de decisão parcial.
Em
conexão com os quatro elementos propostos por Ann Siedman et.al., que, no
processo de criação de legislação, será necessário usar o método adequado para
fazer avaliações e buscar soluções para o bom comportamento das questões papel
agressor (regra ocupante) e as agências de execução (implementação Agência). de
acordo com Ann Siedman e Robert Siedman, no livro "elaboração legislativa
democrática para" Um Manual para os redactores. 20 Dizendo: "muito
aften, redatores não se traduzem políticas para a legislação implementável
Efetivamente Eles falham por três razões principais:
1.
O pré persistência do mito de que os redactores não trata nem um pouco da
substância leis, mas apenas a sua forma;
2.
As fraquezas das instituições de redacção dentro das quais a maioria dos
redactores funciona;
3.
o Desenhistas Inocência de uma teoria ou metodologia para fazer essa tradução.
Muitas
vezes, o designer não traduzir a política em lei que pode ser aplicado
corretamente, eles falham por causa de três razões principais:
a.
A persistência do mito, de que a redação não trata as leis materiais, mas
apenas a forma formal
b.
Fazer fraqueza corporal lei de projecto
c.
A redação não tem conhecimento de métodos teóricos de concepção de Lei e
traduzir.
Com
base nessas três razões são muitas vezes a causa da falha da legislação são
aplicadas adequadamente. É os designers não estão fazendo recitais
fundamentalmente sobre a substância da substância das regras, mas apenas
apresentar a forma formal. Como resultado, a aplicação da legislação, que se
espera que traga uma mudança social mesmo falhar. No processo de formulação da
Lei pretende trazer uma mudança social que é esperado pelo público, portanto, a
agência autorizou tanto o Parlamento Nacional eo Governo, essas duas
instituições, formam a Lei, deve determinar o conteúdo da Lei relativa à As
necessidades da sociedade, de modo que a legislação do produto, pode ser
aplicado, bem como, para trazer uma mudança esperada pelo público. Além disso,
Siedman Ann e Robert Siedman no título; Preparação do projecto de lei. Na forma
de legislação para classificá-los em categorias mais estreitas, a saber: oportunidade,
capacidade, comunicação, interesses, processo e ideologia. Juntas, essas
categorias a curto prazo "ROCCIPI 21 " no ROCCIPI texto original da
referida Regra, Oportunidade, Capacidade, Comunicação, Interesse, Processo e
Ideologia. ROCCIPI função como uma justificativa teórica antes de projetar a
legislação é executada, ele primeiro realiza uma busca das teorias, os
princípios do direito comum como a base da justificação. Como justificativa
constitucional e jurídica, ROCCIPI serve para explorar e harmonização
sincronização entre a legislação com a Constituição, bem como entre os
regulamentos com outra legislação. A formulação deste tipo precisa ser feito a
fim de que a legislação que a produção não nula e sem efeito. 22
Legislações
são todos os regulamentos vinculativos geralmente emitidos pelo Parlamento
(Câmara de Representantes) eo Governo, tanto a nível central e local.
5.
Hans Kelsen de teoria Stufenbau
A
teoria da hierarquia das normas Legislação, relativamente às instituições
estaduais autoridade na definição da Lei nos termos da Constituição, e,
portanto, para justificar as normas legais que ocorrem frequentemente normas
Confusão, normas e vaga norma conflito verticalmente ou horizontalmente. De
acordo com Hans Kelsen, 23, uma norma legal que sempre origem e com base nas
normas sobre ele, mas sob o estado de direito foi também uma fonte ea base para
a norma inferior do mesmo. No caso de arranjos / sistemas de hierarquia de
normas, a norma
mais alta (norma Básica) torna-se as normas dependentes abaixo, por isso se
torna as Normas Básicas será sistema corrompido de normas que existem por
baixo.
A
promulgação de uma norma pode sempre ser devolvido à promulgação de uma norma
mais elevada, de modo que, finalmente chegou ao Grundnorm. 24 Para apoiar a
teoria pura do direito, Kelsen Stufenbau teorizou que a aplicabilidade da regra
de direito. A existência de regras determinadas pelas regras de reduzir o maior
é, portanto, uma regra concreta é aplicável de acordo com as regras do
abstrato, enquanto a regra abstrata é aplicável de acordo com as regras da
associação ou Grundnorm. 25 Além disso, Hans Nawiasky também argumenta que,
além da norma em camadas e passo-a-passo, as normas legais de um país também
está em grupos, e o agrupamento das normas legais em um país que consiste em
quatro grandes grupos, entre outros:
1.
Grupo I: Staatsfundamentalnorm (Norma Estado Fundamental);
2.
Grupo II: Staatsgrundgesetz (regras básicas / Regras estaduais principal);
3.
Grupo III: Formell Gesetz (lei "formal");
4.
Grupo IV: Verordnung & autonome Satzung (Regra executor / regras autónomas)
. 26
De
acordo com Hans Nawiasky, o conteúdo staatsfundamentalnorm é a norma que é a
base para a formação de constituição ou a constituição de um país (
Staatsverfassung ), incluindo norma pengubahannya. A natureza jurídica de uma
Staats-fundamentalnorm é um requisito para a promulgação de uma constituição ou
lei básica.
Com
base na hierarquia das normas Legislação, como declarou Hans Kelsen que, no que
respeita à hierarquia de convite leis em Timor-Leste, até à data ainda não foi
definida Norma Estado Fundamental (Staatsfundamentalnorm) para que os
regulamentos Legislação República Democrática de Timor Leste, a Constituição em
2002 como norma mais alto pode ser Staats fundamentalnorm uma vez
Verfassungsnorm que é "pressuposto" 27 e como lei Cita (rechtsidee)
como a fundação de base filosófica, se uma teoria de normas legais de Hans
Nawiasky seguida, no grupo norma Timor Leste de Verfassungsnorm Constituição em
2002, contida no Staatsgrundgesetz como o corpo da Constituição em 2002, e
também a lei básica não escrita (convenção constitucional) que é as normas
legais ainda são gerais e contorno e ainda é a norma única, por isso não foi
respeitado através de sanções penais e sanções executor mas notch
Verfassungsnorm Constituição da RDTL em 2002 é maior do que a legislação
subjacente. Ou seja, as normas legais estabelecidas nos artigos do corpo da
Constituição é a criação ou manifestação das principais ideias contidas no
preâmbulo.
Posição
Verfassungsnorm Constituição em 2002 superior para mais claramente colocar a
teoria da ligação do (Selbtsbindungtheorie) de George Jellinek foi citado por
Maria Farida Indrati Soeprapto 28 Em primeiro lugar: A criação da Constituição,
os membros do Parlamento amarrado din sobre as disposições da Constituição
estabelecida (de acordo com Selbtsbindungtheorie) em segundo lugar, a
Constituição estabelece as linhas gerais ao invés de política do Estado, por
isso, está sujeita às regras especificadas na Constituição. Da Constituição, em
2002, foi aprovada pela constituição Assembléia em 22 de março de 2002, e
aplica Data 20 de maio de 2002, consistem no Preâmbulo (parágrafo 13), corpo
(artigo 157) e as regras de transição (artigo 13) de um total de 170 artigos.
2.
Princípios do Regulamento Legislação
Na
formação da legislação, princípios jurídicos deve ser a base de que a lei que
tornou para ser verdade e pode ser aplicado. O princípio da lei é a alma por
trás do Estado de direito. Os princípios em causa segundo algumas opiniões
bacharel antes da seguinte forma;
1.
Howard N. Morse, Teorias da Legislação , 29
Os
princípios de formação da lei tal como indicado no seu livro "Legislativo
Redação" no Canadian Bar Review, 1949, argumentou que, "A lei
transitadas (não apenas" over "de Maryland, mas também" exterior
"da Inglaterra) por o ato adotiva que precede, a fim de ser aplicável,
deve passar cerca de sete testes, além de ser "não inconsistente" com
"os princípios da equidade e do Almirantado:
1.
não estar em co nflict com as disposições orgânicas; (e não em conflito com as
disposições do Básico (orgânica)
2.
não estar em conflito com os estatutos; (Não é inconstitucional)
3.
não estar em conflito com as resoluções legislativas; (Não ao contrário da
resolução legislativa)
4.
não estar em conflito com as decisões do tribunal de última instância; (E não
em conflito com a decisão final do tribunal)
5.
não estar em conflito com as decisões do tribunal de recurso intermédio; (Não
entre em conflito com a decisão apelos intermediária tribunal)
6.
deve ser capaz de aplicação geral; ( Deve ser capaz de aplicação geral); e
7.
deve ser susceptib le de aplicação "oportuna". "( Deve ser
susceptível de" aplicação atempada ").
Pelo
entendimento; imperfeições que são divididos em dois graus que afectam a actuar
e pode ser usada como um princípio na formação da legislação, a saber:
imperfeições primeiro grau causadas por coisas que incluem: (i) um duplo
sentido ( ambiguidade ); (ii) A indefinição; (iii) é muito amplo (
overbulkiness ). Enquanto o segundo grau devido a questões que incluem: (i) a
inconsistência de expressão ( instabilidade em relação a expressão ); (ii) a
inconsistência da importância de algo ( instabilidade em relação a importação
); (iii) redundante ( redundância ); (iv) comprimento Too ( longwindedness );
(v) Confundir (entanglement); (vi) Sem sinais que facilitam a compreensão (
nudez em matéria de ajuda a intelecção ); (vii) Irregularidade ( desordem ).
Com
base nos princípios propostos por Howard N. Morse, acima, relativa à autoridade
da Dissertação Agência Estado na formação da lei, estes princípios são
diretrizes que são muito relevantes para o papel da instituição / as
autoridades competentes no processo de formação do Act, portanto, o processo de
formação do Estado de Direito em Timor-Leste, os princípios da formação do Act
não foi definida explicitamente, como a Lei da República da Indonésia. No. 12
de 2011. No entanto, geralmente organizadas em ordem da National Regra
Parlamento No. 4 de 2002.
2.
De acordo com Lon Fuller;
Em
seu livro Moral da Lei afirma que; a tarefa de formar a legislação terá sucesso
se cumprir determinados requisitos (princípios) como segue: 30
"
Depois de ter exposto o leitor aos conceitos de pensamento lei natural e a existência
de uma base contra a qual testar a adequação de regras dirigidas a regular a
conduta humana, Fuller procede a um estudo da" moralidade interna da lei.
"Para um princípio para ser aceitável como uma lei, ele afirma que ele
deve ser medido em termos das oito normas seguintes: 31
1.
O princípio deve ser exposta de forma de modo que possa ser aplicado um modo
geral . A Patternless sistema ad hoc de direito não tem os desejados
"moral interna" roomates princípios jurídicos deve possuir. Esta
proposição é comparável ao Muitas vezes ler declarações que o nosso governo é
um governo de leis e não de homens . (A lei deve ser indicado
nas regras aplicáveis na determinação do comum e não- determinação diferentes
um do outro.) 32
2.
Os mandatos da lei deve ser comunicada às pessoas a quem são dirigidos. Fuller
chama isso de " promulgação ". (A lei deve ser publicada e os
interessados devem saber.)
3.
Princípios recém-anunciado de lei, exceto em raras ocasiões, deve ser aplicada
apenas de forma prospectiva. Aplicação retroactiva das alterações nas normas
prescritas, sem prejuízo da presença de circunstâncias atenuantes convincentes,
devem ser evitados 33 . (As regras de direito deve ser reservado para eventos
que virá, e não aos acontecimentos já passados.) 34
4.
Padrões de ação e inação deve ser Cleary afirmou. Fuller admite que o
legislador não pode especificar com absoluta clareza exatamente o que é exigido
de cada indivíduo em todos os casos em que a lei pode afetar ele. Ele, no
entanto, afirmam que o dever de clarificar a lei deve ser delegada aos órgãos
de execução apenas na medida em que tal ação é necessária pelo ambiente no qual
a lei deve operar . (As regras de direito não deve se contradizem, porque se
acontece que as pessoas não sabem irá aderir às mesmas regras.) 35
5.
Argumentando que o respeito pela lei exige coerência, Fuller afirma que os
criadores de leis deve ter grande cuidado para ver que o corpo da lei é tão
livre quanto possível de mandatos contraditórios (O Estado de direito não deve colocar
um fardo / exigência não pode ser atendidas por eles estão preocupados.)
6.
Enfatizando que a lei está ligada às capacidades dos seres humanos, que teima
Fuller Comentários aqueles que prescrevem as normas exigidas de pessoas devem
se abster de impor padrões impossíveis de ação ou inação. A norma afirmou o que
exige um curso absurdo de ação violaria a ideia de Fuller da "moralidade
interna da lei ." (O Estado de direito não devem ser mudados
frequentemente, porque quando isso é para que as pessoas não podem seguir as
regras que ainda se aplicam.)
7.
Enquanto stare decisis , em data recente, foi visto por alguns, se não muitas
pessoas, como uma barreira sobre os caminhos para a mudança necessária, Fuller
é de opinião que cumprir normas previamente anunciada é desejável em si e por
si. Ele acha que a frequência de mudança, por sua própria natureza, tende a ter
um impacto deletério sobre as pessoas que são submetidas a uma alteração
abrupta dos requisitos a que a lei lhes impõe. (Regente / próprio governo
também deve obedecer as regras do direito pode estabele uês, porque se não a
lei ser exequível.)
8.
O estudante da história americana está familiarizado com a afirmação de Andrew
Jackson no sentido de que, enquanto o Supremo Tribunal de Justiça poderia
proferir uma decisão, faltava-lhe o meio pelo o qual ele pode ser implementado.
Fuller escreve que se a lei é para atingir os seus objectivos, deve satisfazer
o requisito de "congruência"; ou seja, a coerência entre as ações de
Comentários aqueles chamados a fazer valer os seus comandos e as normas
verbalmente prescritos. Se o anúncio do legislador não é imposta, seja devido a
incompetência ou a intenção de Comentários aos praticados com o dever de fazer
cumprir a lei, então a lei, na opinião de Fuller não tem "interna
moralidade ." (É historicamente, estudantes americanos estão
familiarizados com a afirmação de Andrew Jackson declarou que, embora o Supremo
Tribunal pode fazer um julgamento, ele não tem os meios que podem ser insano
fazendo . Fuller escreveu que, se a lei é para atingir o seu objetivo, deve
atender aos requisitos de "congruência"; ou seja , a coerência entre
as acções que são chamados a cumprir as ordens
e normas verbalmente determinada Se a proclamação do legislador não é aplicada,
se foi devido à incompetência ou intenção dos responsáveis pela. a tarefa de
fazer cumprir a lei, então a lei de acordo com Fuller não tem uma "moral
interna.").
De
acordo com IC van der Vlies; Em Handboek wetgeving (1987) dividir os princípios
na formação da legislação que vale para os princípios da formal e material.
Princípios formais incluem: 36 (i) o princípio de um propósito claro; (ii) o
princípio do direito de órgãos / massa corporal; (iii) o princípio da
necessidade de regulamentação; (iv) falha do princípio implementado; (v) o
princípio do consenso. Princípios de material inclui: (i) os princípios da
terminologia e sistemática correta; (ii) o princípio da reconhecível; (iii) o
princípio da igualdade de tratamento perante a lei; (iv) o princípio da segurança
jurídica; (v) a implementação do princípio de direito em circunstâncias
individuais conformidade.
Com
base em algumas das opiniões de especialistas do acima exposto pode-se concluir
que, a autoridade das instituições do Estado na formação da legislação, os
princípios da criação de novas leis e regulamentos são diretrizes para o
estabelecimento de lei para agências / autoridades. Portanto, os princípios
propostos por Lon Fuller e IC van der Vlies acima dos oito princípios propostos
por Lon Fuller, então pode ser confirmado pelo IC van der Vlies, muito
relevantes para o estabelecimento da lei, isto está relacionado com o título da
autoridade dissertação das instituições do estado sob a forma de Lei de acordo
com a Constituição de Timor-Leste. Assim, os princípios da formação da Lei
estabelecido nesta dissertação pode ser usado como uma base ou de origem para
as autoridades competentes no estabelecimento do Estado de Direito em
Timor-Leste.
De
acordo com Paul Scolten, há uma variedade de princípios gerais que devem ser
consideradas e necessário na formação da legislação, a saber: 37
1.
O princípio da lex superiores derogat legi inferiori ; ou seja, a legislação de
um precedência maior do que a promulgação de legislação que é mais baixo ea
legislação vice-versa menor não deve entrar em conflito com as leis de uma
ordem superior
2.
O princípio da lex specialis derogat Legi generalis, ou seja, entrada especial
a legislação precedência em vigor da legislação são comuns.
3.
O princípio da lex posterior derogat legi priori, que a legislação em vigor da
nova precedência do que o anterior.
4.
O princípio da lex neminem ad COGIT imposibilia, que a legislação não forçar
alguém a fazer algo que não era possível ou muitas vezes também chamado de
mérito ( bilijkheid ).
5.
O princípio da lex perfecta, que a legislação não proíbe uma ação, mas também
afirmou que vazio ato proibido.
6.
O princípio da não- retroactividade , que a legislação não se destina a ser
aplicada retroactivamente.
7.
Princípio welvaarstaat , a legislação como um meio para ser capaz de alcançar o
máximo possível espiritual e bem-estar material para a sociedade e os
indivíduos.
Com
base nos princípios da legislação proposta pela Scolten com Purnadi Purbancara
e Soerjono Soekanto acima, há uma diferença, de acordo com Scolten existem sete
(7) princípios, enquanto Purnadi e Soekanto há apenas quatro (4) princípios,
mas, em geral, tem um finalidade mesma, o que explica em detalhe as normas
legais que formam a base sob a forma de leis e convites. Os princípios são
muito importantes na preparação da legislação, como discutido nesta
dissertação. Portanto, os princípios da legislação em causa, na formação de
leis convite em Timor-Leste para o momento ainda não foi estabelecido, assim,
cada legislação relativa aos produtos no Estado de Timor-Leste só é baseada na
Constituição.
Assim,
os princípios da formação de uma legislação que merece Timor-Leste seguirá as
diretrizes e orientações por: 38
1.
ideais de lei a lei do estado timorense, contidos no preâmbulo e artigo 1 (1)
da Constituição, em termos do efeito que o ideal ( Idee ), que serve como uma
"estrela guia";
2.
Fundamental estado Normas também nada mais, mas no preâmbulo da Constituição e
no artigo 1 (1), em termos de força como uma norma);
a.
Os princípios do Estado com base no direito que coloca Act como um meio de
configurações típicas estão no primado do direito ( der Primat des Rechts );
b.
Os princípios de governança com base no sistema constitucional que coloca Act
como base e limitar a execução das atividades do governo.
Para
que uma legislação exequível regra, a legislação regulamento devem cumprir os
requisitos de força aplicada. Existem três tipos de força aplicável são os
seguintes: 39
1.
Comportamento ou termos jurídicos da entrada em vigor, o que sobre este assunto
podem ser encontradas nos seguintes pressupostos:
a.
Hans Kelsen afirma que as normas jurídicas têm um comportamento jurídico, i f a
determinação é baseada norma níveis superior;
b.
W.Zevenbergen afirmou que um normas legais têm um comportamento jurídico, se o
kaedah ", op de vereischte wrijze é tot Stant gekomen " (tradução:
"... formada de uma maneira predeterminada");
c.
JAI Loge homem disse que juridicamente vinculativo normas legais, se mostra a
relação entre um estado e, consequentemente, deve.
2.
O comportamento da promulgação da sociologia ou sociológicas termos, que em
essência é a eficácia das normas legais em vida juntos. Sobre este assunto há
duas teorias:
a.
Teoria do Poder ( " Machttheorie "; " A Teoria Poder "),
que afirma, essencialmente, que as normas legais têm um comportamento
sociológico, se executórias pelas autoridades, é aceite ou não pelos cidadãos
comunitários;
b.
Teoria reconhecimento ( " Anerkennungstheorie " , " A Teoria do
reconhecimento" ), que tem base de capital do parecer, que o comportamento
das normas legais com base na aceitação ou o reconhecimento por aqueles a quem
as normas legais tinham sido fixados.
c.
Comportamento filosófica ou a promulgação de uma coisa filosófica. Isso
significa, que as normas legais, de acordo com os ideais da lei ( "
rechtsidee ") como o maior valor positivo ( " Uberpositieven Wert
"), por exemplo, Pancasila , justa e próspera sociedade, e assim por
diante.
3.
A pedra fundamental do estabelecimento da Lei
A
pedra angular da criação da Lei é a fonte primária sobre qualquer projecto de
lei, portanto, o propósito do estabelecimento da lei pelos órgãos ou
autoridades de regulação e de protecção dos direitos dos cidadãos contra atos
de arbitrariedade por parte dos cidadãos do Estado ou colegas pode ser
protegida pela lei. Assim, a base do estabelecimento da lei que deve ser usado
em cada estabelecimento e aplicação da Lei são basicamente três pista ou seja,
um fundamento filosófico, a pedra angular jurídica fundação e sociológica.
De
acordo com Bagir Manan, que na formação do Regulamento Legislação, deve estar
se referindo à fundação do estabelecimento da Lei da seguinte forma: 40
a.
base filosófica
A
legislação é dito ter um fundamento filosófico se sua formulação ou normas são
estudadas justificação filosófica 41 . Lei sempre conter normas legais
idealizados por uma sociedade em que maneira os elevados ideais de vida da
sociedade e do Estado estava prestes a ser
dirigido. Porque o ato pode ser descrito como um espelho dos ideais coletivos
de uma sociedade de valores nobres e quer filosófico.
b.
A pedra angular jurídica
A
pedra angular da lei básica também chamado Jurídica ou legalidade é a pedra
angular ou fundação há as disposições da legislação aplicável posto mais alto.
Base jurídica na formulação de qualquer legislação deve ser colocado no
preâmbulo "Dado" significa a legislação usado base jurídica no
preâmbulo se lembrar dela como um sistema unificado de normas 42 . Cada produto
é legal, deve ter uma base juridicamente válido. A base jurídica é muito
importante no sentido de tornar a legislação, uma vez que irá mostrar: 43
a.
A necessidade de a autoridade dos produtos do fabricante para ser legal por uma
autoridade competente. Caso contrário, os produtos da lei nula ou nunca foi
considerada, e as consequências nulas.
b.
A necessidade de formulário conformidade ou tipo de produtos legais com
materiais que são regulados, especialmente se ela foi ordenada pelo que de
nível superior ou equivalente legislação. descasamento formas ou tipos pode ser
motivo para o cancelamento ou produtos legais irrevogáveis.
c.
A necessidade de seguir o caminho, no caso de qualquer procedimento específico
que é necessário não é seguido, em seguida, os produtos ainda não são têm força
de lei juridicamente vinculativo e podem ser canceladas por força de lei.
d.
A exigência não entra em conflito com as leis e legislação níveis muito mais
elevados.
e.
Os produtos são feitos para a lei comum pode ser aceite pela comunidade
bastante uniforme espontaneamente.
c.
aterramento sociológica
Aterramento
sociológica ou seja, que quaisquer normas legais estabelecidas na legislação
deve reflectir as demandas da sociedade em si será as normas legais, de acordo
com a realidade da consciência jurídica. 44 Plataforma significado sociológico
que reflete a realidade de viver em sociedade. Em uma sociedade industrial, a
lei deve estar de acordo com existentes realidades nas sociedades industriais
mencionados realidade podem ser tanto as necessidades ou demandas ou problemas
encontrados, como a questão da limpeza, ordem e outros. Sua fundamentação
sociológica esperava uma legislação que criou o público vai aceitar como
razoável mesmo espontaneamente. Legislação recebidos com razoáveis probabilidades
de ter poder é eficaz e não requer a implantação de tantos institucional para
implementação . 45
III
Discussão
1.
A autoridade do legislador na formação Act legislação
autoridade
do estabelecimento da Lei de Ajuste, é uma parte importante na administração do
governo estadual com base no Estado de Direito do Estado democrático de
Timor-Leste é uma lei estadual que é democrático, portanto, cada ação do
governo na organização de sua administração deve basear-se na Constituição
(princípio da legalidade). Destina-se, assim, de modo a reflectir os princípios
do Estado de direito democrático como as disposições do artigo 1 (1) da
Constituição de 2002, que afirma que "a República Democrática de
Timor-Leste é um país que é democrático, soberano, independente e unida, por
força de lei, a vontade do povo e do respeito pela dignidade humana ".
Em
conexão com o som do parágrafo (1), que precisa entender a frase "o desejo
do povo" e "o respeito pela dignidade do homem". instituições do
Estado que servem para implementar a vontade
do povo, ganhar legitimidade do povo através de eleições, que a democracia, as
pessoas deixam direitos los através de partidos políticos legítimos que obter
uma posição nos assentos parlamentares nacionais, para transmitir as aspirações
do povo através da acção legislativa. Assim, o Parlamento nacional estabelecer
regulamentos A legislação que visa proporcionar proteção aos direitos do povo e
defende os valores que vivem na comunidade, a saber; Estado de direito, a
justiça ou a oportunidade da lei baseada na vontade do povo e do respeito pela
dignidade humana estabelecido na Constituição.
Com
assim agência / autoridades competentes na elaboração Constituição atenção para
os elementos de aplicação da lei podem e serão preenchidas as necessidades da
comunidade também. Os elementos da aplicação da lei em questão, de acordo com
Sudikno Mertokusumo, 46 há três, o primeiro segurança jurídica
(Rechtssicherheit), utilitário (zweckmassigkeit) e justiça . Para a criação de
boa lei no estabelecimento e na aplicação da lei de acordo com os três
elementos acima referidos, a sociologia necessário de lei, a saber, conhecer o
fundo comunitário para o estabelecimento da opinião judicial apropriada. Por
esta razão, o papel do estabelecimento de legislação, execução pelos policiais
precisam da sociologia do direito para a criação dos três elementos da
aplicação da lei que foi dito acima anteriormente. Porque sociologia do direito
é a primeira realidade estudo na sociedade, que mais tarde aprender as novas
regras de direito. 47
Autoridade
teoricamente estipulado a formação da legislação de um país é o órgão
legislativo na base da teoria da política tríade, de acordo com John Locke
apresentou o conceito dessa política tríade em seu livro Dois Tratados sobre o
Governo Civil escreveu como crítica do poder absoluto . De acordo com o poder
do Estado Locke é dividido em três poderes: legislativo, executivo e poder
federativo, cada um separado do outro. O poder legislativo é o poder de fazer
leis e regras, o poder executivo é o poder de implementar as leis e é aí que
incluem o poder de julgar e governar federativo é o poder que engloba todas as
medidas para garantir a segurança do Estado em relação a outros países tais
como a criação de alianças e assim por diante (adulto isso é chamado de relação
no exterior).
Cerca
de vinte anos depois, em 1748, o filósofo francês Montesquieu desenvolver ainda
mais o pensamento de Locke, em seu livro L 'Espirit des Lois (O Espírito das
Leis), ele divide o poder do governo em três ramos, nomeadamente os poderes
legislativo, executivo e judiciário poderes, de acordo com -lhe que as três
potências estão a ser separados um do outro, ambos de tarefas (funções) e os
tubos (órgãos) foram realizadas. 48
No entanto, o desenvolvimento adulto, a
adoção da teoria política tríade não é absoluta, é influenciada pela dinâmica
da ciência e as necessidades humanas, juntamente com o desenvolvimento da
ciência está crescendo mais rapidamente. Em conexão com a autoridade para
formar o ato de hoje, em vez de se concentrar no Legislativo, agências
executivas também participou moldar a legislação, seja atribuição ou por
delegação.
De
acordo com as disposições do parágrafo (1) do artigo 95 estados sob a
"autoridade e responsabilidade Parlamento Nacional tem que legislar sobre
as questões diz respeito às políticas fundamentais no país e no
estrangeiro." No entanto, de acordo com o parágrafo (1) do artigo 96
afirma que "o Parlamento Nacional pode autorizar o Governo a legislar
sobre questões como estabelecido na letra (a) até a letra (l) da Constituição
da República Democrática de Timor- Leste em 2002.
Na
base da autoridade do Parlamento para estabelecer legislação, conforme as
disposições do parágrafo do artigo 92 (1) e do artigo n.º 95 (1) do Parlamento
pode apenas a legislação nacional de formação no seu material, enquanto que, a
Lei é formal delegada ao Governo moldá-lo, conforme estipulado no artigo 96
Licenciamento legislador, ao governo para fazer
a lei. Em conexão com a legislatura de licenciamento no artigo 96, a frase
"licenciamento" significa permitir que o órgão ou outras instituições
para fazer ou não fazer. Se analisarmos as, que a referida permissão é dar algo
de volta para as pessoas / funcionários eleitos mais curtos.
Assim,
permitindo a delegação de autoridade. A autoridade de uma instituição para
outra, para fazer a maior parte da sua autoridade. Constitucionalmente, a
delegação de autoridade é obtida por meio da Lei, mas de acordo com as
disposições do artigo 96 da Constituição, o governo obteve a autoridade para
formar a Lei diretamente da Constituição, de modo que este não é mais a
autoridade para delegar, mas a autoridade de atribuição, porque ambas derivam
autoridade da constituição. Autoridade normativa da delegação é geralmente o Parlamento
Nacional para criar uma nova lei para fornecer ou delegar autoridade parcial às
outras instituições para implementar , porque na constituição normalmente só
regulam as coisas que são abstratos (geral) e coisas concretas ( especiais )
devem ser regulados na Lei abaixo, juntamente com a substância delegada. Mas é
diferente, a delegação de tal autoridade está diretamente estipulado na
Constituição, bem como a substância da delegação, também, expôs na
Constituição, pelo que esta não é uma autoridade delegada, mas a autoridade de
atribuição. Observe, ainda, que este tipo de autoridade a desarmonia autoridade
entre o legislativo eo executivo na forma da Lei. Consequentemente, o impacto
sobre o processo de implementação do governo não foi eficaz e eficiente , isto
é devido à interdependência e o acúmulo de autoridade no poder executivo.
Consequências acúmulo sobre o poder executivo no processo de formação do Act, o
desvio dos interesses políticos, muitas vezes têm precedência sobre o interesse
público deve ser.
2.
A autoridade do Poder Executivo na forma da Lei
Governança
em sentido lato é tudo o que é feito pelo Estado na organização de bem-estar e
os interesses do seu próprio país das pessoas; por isso não é definido como
governo executando deveres único executivo, mas também inclui outras tarefas,
incluindo poderes legislativo e judicial, de modo que o sistema de governo é
divisão de poder e as relações entre as instituições do Estado que executam os
poderes do país, no contexto de interesses das pessoas. 49 Teoricamente, o
governo está autorizado a executar a Lei agência Estado, mas hoje, o governo
não só como uma mera aplicação da Lei, mas o governo também está realizando a
sua função legislativa. Autoridades governamentais básicos na formação da lei, de
acordo com a Constituição da República Democrática de Timor-Leste em 2002, como
segue: 50
Primeiro;
Artigo 96 permite que o legislador ao governo para tornar o Acto relativo à
substância previsto no parágrafo (1);
Segundo;
Artigo 97 Initiative (Iniciativa) Act veio; Os membros do Parlamento Nacional,
as facções nos assentos parlamentares nacionais e de Governo;
Terceiro;
Artigo 115 autoridades governamentais subsecção (3) é exclusivamente o governo
tem a autoridade para formar a Lei para regular a implementação do governo,
direta ou indiretamente;
A
primeira parte, os projectos de licenças de Lei sobre a substância do parágrafo
(1) o governo deve pedir uma autorização ao Parlamento nacional pela Lei n.º 4
de 2002, sobre as Regras do Parlamento Artigo 86 nacional Poder de Iniciativa
(autoridade Act Initiative) A Iniciativa de lei AOS competir Deputados, US
bancadas Parlamentares e Ao Governo. (autoridade iniciativas legislativas
provenientes; membro do Parlamento, facções nos assentos do parlamento e do governo).
Artigo 87 Formas de Iniciativa (iniciativas de forma): 51
1.
Iniciativa origem á ria de lei toma a forma de Projecto de lei when exercida
Pelos Deputados e bancadas Parlamentares e de Proposta de Lei when exercida
Pelo Governo . (Iniciativa da lei na forma de uma proposta quando feitas por
membros e facção na sede do parlamento e quando a proposta é feita pelo
Governo).
2.
Iniciativa superveniente , em Processo de aprecia ç Ao , um toma forma de
Proposta de Altera ca o (superveniente iniciativa no processo de avaliação na
forma de emendas).
De
acordo com o artigo 87 da Lei nº 4 de 2002 mencionado referida lei que veio de
membros do Parlamento, a facção assento no Parlamento e do Governo,
relativamente à substância especificada no parágrafo artigo 95 (2) é derivada
de membros e fração Nacional parlamentar facções na cadeira, enquanto a
substância das disposições do parágrafo do artigo 96 (1) é derivado do Governo.
A Lei deve propor ao Parlamento nacional na forma proposta Bill (Bill).
Presidente do Parlamento nacional que determina aceite ou não aceitou a
proposta de lei que apresentou ele. Se aprovada, o projecto da Constituição foi
formada e será discutido no parlamento nacional, foi aprovada em lei.
A
segunda parte do artigo 97 da Lei Initiative, a substância da lei esta
iniciativa foi definido no parágrafo artigo 95 (2) e do parágrafo do artigo 96
(1) da Constituição de 2002. As disposições do artigo 96 parágrafo (1) a carga
material era materiais e formiil como parte do parágrafo (a) definição de
crimes, penas, medidas de segurança e respectivos pressupostos; e uma parte (b)
Procedimento de Definição direito civil e direito penal; Nesse caso, o governo
não só formam a Lei no sentido apenas formal, mas o governo também formou a lei
tem em um sentido material, embora Act acabará por se tornar a autoridade do
Parlamento Nacional. A terceira seção; Artigo 115 parágrafo (3) a autoridade
exclusiva do governo na formação do Act, a Lei exclusivamente derivado das
necessidades do governo através de relevância instituições ministérios, no
processo de fabricação baseado em regras do governo, o projeto proposto é
derivado da ministérios em causa, a proposta do Conselho de ministros para ser
aprovado ou rejeitado, se for acordado que o projecto foi estabelecido e
discutido no Conselho de ministros, depois de o primeiro-ministro ratificou e
apresentado ao Presidente da República para publicação no Estado Gazette.
Com
base nas disposições que regulam a autoridade das instituições na formação da
legislação para o legislativo e o poder executivo das atribuições para cada
ganhar essa autoridade direta ou original da Constituição. No entanto, a
questão aqui, por iniciativa da Lei do governo deve obter a aprovação do
Parlamento nacional? Para responder a estas perguntas precisam ser examinado a
partir de várias maneiras:
Em
primeiro lugar, em teoria; com base nas políticas da tríade teoria, a agência
estatal consiste em três instituições, entre outros; Legislativo para aprovar a
Lei, o Poder Executivo para implementar a lei e do sistema judiciário para
defender a justiça. Quando a administração do governo, o governo violou a lei.
Isto significa que as instituições competentes na formação da Lei é o órgão
legislativo e não do executivo.
Constitucionalmente;
Artigo 92 O Parlamento Nacional é o órgão de soberania da República Democrática
de Timor Leste que representa todos os cidadãos timorenses e é investido com
legislativas, de fiscalização e poder de decisão no âmbito do processo de
decisão política Constituição. isto é, no sentido de tornar lei em Timor-Leste
é o legislativo (Assembleia Nacional), de legitimidade; Parlamento Nacional é
uma instituição que representa todos os cidadãos
em Timor-Leste, que ganhou autoridade na legitimidade das pessoas através de um
sistema democrático de modo geral, directo, livre e secreto.
Assim,
o parlamento nacional tem autoridade para fazer a lei substantiva na
administração do Estado. portanto, todos os produtos da lei em Timor-Leste é a
autoridade do Parlamento Nacional, com exceção da norma de regulamentos que
regem os termos da implementação da Lei, que é formado a partir do Parlamento
Nacional, mas com base nas disposições do artigo 96 e do artigo 97 da
Constituição, o governo é também tem a autoridade legislativa sobre a substância
de que era material e formal de . Assim, normativamente a desarmonia das
disposições que regem autoridade formando Direito em Timor-Leste.
IV
Conclusão
A.
Conclusão
Com
base na autoridade das instituições do Estado na formação da lei com base na
Constituição da República Democrática de Timor-Leste, que no processo de
administrar o estado de acordo com a Constituição, deve ser entendido no
princípio da separação e divisão do poder e precisa ser examinado porque afeta
relações e mecanismos institucionais entre as instituições do estado. Com a
afirmação do princípio da separação ou divisão de poderes é ao mesmo tempo para
mostrar as características do constitucionalismo aplicáveis com a intenção de
evitar a arbitrariedade do poder e autoridade empilhando em um dos órgãos do
Estado. Nomeadamente a criação de Direito em Timor-Leste país conduzido por
duas (2) instituições ou seja, o Legislativo e o Executivo, ambas as
instituições, cada um tem a autoridade para estabelecer a Lei base atribuição
em Timor-Leste. As consequências das instituições que formam a Lei que existem
em ambas as instituições, especialmente o executivo, que teórica desta
instituição é uma instituição que serve para aplicar a lei, mas sob a
Constituição, o governo também tem autoridade para moldar a legislação, que
afeta muito o processo desenvolvimento sustentável, porque as instituições que
implementam a Lei, bem como a formação da lei.
Assim,
isso mostra que a ocorrência de sobreposição de autoridade das agências
executivas e isso afeta muito a roda do desenvolvimento no país. Daí a
necessidade de uma clara divisão de poder as funções da autoridade das
instituições do Estado para evitar a arbitrariedade e pilha autoridade em uma
das instituições, especialmente do legislativo e do executivo, uma vez que
ambas as instituições estão directamente relacionadas com o papel da
comunidade.
B.
Recomendação:
1.
instituições do Estado de soberania de Timor-Leste, a necessidade de elaborar
legislação que regula e estabelece os princípios da formação da lei, como por
exemplo o número Homeland Lei 12 de 2011.
2.
Urgência colocação da hierarquia das leis e regulamentos, bem como normas
básicas que orientam a formação do Estado de Direito em Timor-Leste.
3.
Urgência colocação dos princípios básicos do Estado na nação filosófico, a fim
de se tornar um gui de na implementação do processo de Estado, a fim de
alcançar os objectivos do Estado, tal como estipulado no artigo 6 da
Constituição em 2002.
4.
Necessidade de estabelecer um corpo de legislação nacional que é atribuído para
auxiliar o Legislativo e do Executivo em termos de preparação do projecto de
lei de material exigido pelas autoridades reguladoras.
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4
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5
Ibid. 100
6
Ibid.
7
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92.
8
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9
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10
Sudikno Mertokusumo, ibid.
11
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de Professor de Direito Constitucional permanece em estado Faculdade de Direito
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12
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Suyatna, Princípios ..., ibid ibid.54
13
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15
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16
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18
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19
Ann Siedman, et.all, .. compilação ..., op.cit. h. 8
20
John Usfunan, Ibid.h 17
21
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22
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Governança; Perss Udayana, moldes para 1 h. 257.
23
Jimly, Asshiddiqie, Assunto Act, Jacarta, Constitucional Press, p. 1-2
24
Kelsen, Hans, em Astim Riyanto, Teoria da Constituição , Bandung, Yapemdo,
2000, p. 56.
25
Purnadi Purbacaraka e M Chidir Ali, Lei Disciplina , opcit. Moldes a quatro,
Bandung: Citra Aditya Bakti, 1990, p. 58-71
26
Ibid , páginas 44-45.
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30
Sirajuddin.et ai. Técnica Legislativa; (instituições de métodos participativos
na formação da legislação), Perss equivalente. Malang 2015, p. 33
31
de Lon Fuller, A Moralidade da Lei; Indiana Law Journal, Volume 40 | Problema
2: Edwin W. Tucker Universidade de Connecticut, Inverno 1965, H.6
32
op.cit. Sirajuddin.et ai. Técnica Legislativa;
33
op.cit. Lon Fuller
34
Ibid. Sirajuddin.et ai. elaboração legislativa
35
Ibid.
36
Ibid. Sir ajuddin, et.al. h. 34
37
Armen Yasir op.cit., P. 69-70.
38
Ibid , p. 229.
39
Soerjono Soekanto & Purnadi Purbacaraka, Regra sujeito de direito , PT.
Citra Aditya Bakti, Bandung, 1993, páginas 88-92
40
Syarif, Amiroeddin, Legislação Básica, Tipo e técnicas fazem, (Jacarta:
Desenvolvimento da Alfabetização, 1987), h.94
41
Syarif, Amiroeddin, Legislação Básica, Tipo e técnicas fazem, (Jacarta:
Desenvolvimento da Alfabetização, 1987), h.91
42
Asshiddiqie, Jimly, acto sujeito , (Jacarta: Rajawali Press, 2010), h.172
43
Yuliandri, Princípios Pementukan Regulamento Legislação Bom, ( Jacarta:
Rajawali Press, 2010) h.134
44
Asshiddiqie, Jimly, Ibid. h 171 .
45
16Yuliandri, Ibid. h 135
46
Sudikno Mertokusumo, capítulos sobre a descoberta da Lei , PT. Citra Aditya
Bakti, Bandung, 1993, p. 1
47
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48
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49
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Direito da Universidade da Indonésia, Jacarta, 1983, p. 171
50
Constituição da República Democrática de Timor-Leste em 2002, e ab II ID ew 's
País J uduliiiparl Emen Nasional B ab I keduduk um dan milihs pe, H.10
51
do artigo 87 do Regulamento de Procedimento do Parlamento Nacional ordenada No.
4 de 2002
*Lourenço
de Deus Mau Lulo, L.Dir., MD.
Programa
de Doutorado em Direito Udayana University Denpasar Bali.
Email:
lourencodedeusmaululo @ gmail.com / enco681 @ yahoo.com
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