quinta-feira, 10 de maio de 2018

Governo timorense aprova promoção de quatro novos brigadeiros-generais das Forças de Defesa


Díli, 10 mai (Lusa) - O Governo timorense aprovou hoje em Conselho de Ministros uma deliberação a recomendar ao Presidente da República a promoção de quatro oficiais superiores das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) à patente de brigadeiros-generais, divulgou o executivo.

A decisão, tomada na reunião de hoje do Conselho de Ministros, recomenda ao Presidente da República a promoção ao posto de brigadeiro-general de quatro oficiais superiores com o posto de coronel: Falur Rate Laek, Sabika Bessi Kulit, Aluk Descart e Maunana.

As promoções foram feitas de acordo com o Estatuto dos Militares das F-FDTL, que define que a promoção dos militares até ao posto de coronel é da competência do chefe do Estado-Maior General das F-FDTL e a promoção dos militares a oficiais generais é da exclusiva competência do Presidente da República, sob proposta do Conselho de Ministros.

As promoções tinham sido debatidas e aprovadas pelo Conselho Superior de Defesa Militar, que considerou que se trata de reconhecer "o esforço destes militares pela continuidade na vida militar e a sua importância na transmissão de todo um património cultural e militar aos mais novos".

Reconhece ainda o facto de se terem adaptado e "transformar as exigências legais, típicas de um Estado de Direito, numa solução harmoniosa e necessária à edificação de umas Forças Armadas profissionais".

As promoções não terão impacto na estrutura superior das F-FDTL, nem representam a constituição de novas vagas ou a exigência de promoções obrigatórias de novos militares ao posto de Brigadeiro-General logo que os militares promovidos passem à situação de reforma.

ASP // VM

Sem comentários: