segunda-feira, 11 de junho de 2018

10 de Junho | Hoje é o Dia de Portugal, um dos 10 países mais antigos do mundo

Sabia que Portugal fez em maio 839 anos? Pelo menos aos olhos da Igreja, pois não nos referimos ao Tratado de Zamora – existe outro documento que foi igualmente importante para a História do nosso país.

O manifestis probatum foi uma bula emitida pelo Papa Alexandre III a 23 de maio de 1179. Esta declarava o Condado Portucalense independente do Reino de Leão e D. Afonso Henriques o seu soberano.

Este documento veio assim reconhecer a validade do Tratado de Zamora, assinado a 5 de outubro de 1143, através do qual o rei de Leão reconheceu a independência do Condado, que passou a denominar-se Portugal.

No entanto, só 35 anos depois é que a Igreja Católica, através do Papa Alexandre III, reconheceu o reino de Portugal como território independente e D. Afonso Henriques como monarca.  

Hoje, Dia de Portugal, celebramos um dos países mais antigos do mundo - sim, Portugal é um dos 10 países que conquistaram a independência mais cedo. Veja abaixo a lista:

Japão - Unificação dá-se em 660 a.C.
China - Unificação dá-se em 221 a.C.
França - Independente desde 843
Inglaterra - Independente desde 927
Dinamarca - Independente desde 958
Áustria - Independente desde 976
Hungria - Independente desde 1000
Portugal - Independente desde 1139
Mongólia - Independente desde 1206
Tailândia - Independente desde 1238

Sol

Na imagem: Estátua de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal que de norte para sul veio conquistando território. A paz com os leoneses permitiu ao novo Rei prosseguir a cruzada contra os mouros. Em 1147 liberta Santarém e Lisboa.

Sem comentários: