sábado, 30 de janeiro de 2016

ALTERAÇÕES DE VISUAL DO TIMOR AGORA DURANTE ESTE FIM-DE-SEMANA


COMUNICADO

TIMOR AGORA VAI PROCEDER A ALTERAÇÕES DE MODELO DURANTE ESTE FIM-DE-SEMANA. É MUITO PROVÁVEL QUE AO ACEDER A TIMOR AGORA EXPERIMENTE ALGUMAS DIFICULDADES E QUE ESTRANHE O VISUAL DE TIMOR AGORA ENQUANTO NÃO ESTIVEREM TOTALMENTE CONCLUÍDAS.

DESCULPEM O INCÓMODO.

QUANDO TERMINARMOS AS ALTERAÇÕES DESEJAMOS QUE  VOS AGRADEM.

AGRADECEMOS A VOSSA COMPREENSÃO, AMIZADE E PREFERÊNCIA.

O coletivo TA

Liberdade de imprensa diminuiu em Hong Kong, Macau e China em 2015 -- relatório


Macau, China, 30 jan (Lusa) -- A liberdade de imprensa em Hong Kong, Macau e interior da China deteriorou-se em 2015, concluiu um novo relatório da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) divulgado hoje.

"A Liberdade de imprensa na China, Hong Kong e Macau deteriorou-se ainda mais em 2015, com o Partido Comunista Chinês a usar de todos os meios à sua disposição para controlar a imprensa", refere o relatório da FIJ.

O oitavo relatório da organização, que denuncia a autocensura e a crescente influência de Pequim sobre os meios de comunicação em Hong Kong, surge numa altura em que o desaparecimento de cinco livreiros da antiga colónia britânica aumentou as preocupações dos residentes quanto à erosão das liberdades naquela região administrativa especial chinesa.

Os cinco eram funcionários da editora Mighty Current, conhecida por publicar títulos críticos dos líderes de Pequim.

O documento também prevê maiores pressões na cidade, que irá ter eleições legislativas este ano e escolher o próximo chefe do Executivo em 2017.

"Atendendo a que Hong Kong vai a eleições no próximo ano, o partido está também a usar a sua considerável riqueza para consolidar a sua influência na região", acrescenta.

Entre outras situações referentes a 2015, o relatório refere o caso do incêndio na casa do magnata da comunicação social de Hong Kong Jimmy Lai, e na sede da sua empresa Next Media, que publica o jornal Apple Daily.

Outro caso diz respeito ao jogo de qualificação para o Mundial 2018 disputado entre a China e Hong Kong, em que, segundo o Apple Daily, jornalistas foram detidos pela polícia durante três horas e acusados de "jornalismo ilegal".

"A polícia também pediu para eles escreverem uma carta de arrependimento. Outros jornalistas queixaram-se que tinham sido identificados e levados pela polícia assim que chegaram ao estádio da cidade chinesa de Shenzhen", acrescenta o documento.

O relatório do ano passado alertava para "as jogadas de bastidores", numa altura em que as tensões permaneciam elevadas em Hong Kong, após mais de dois meses de ocupação das ruas no final de 2014, em protesto em prol do sufrágio universal.

Ken Tsang, um ativista pró-democracia que foi alegadamente espancando pela polícia durante estes protestos, numa agressão captada pelas câmaras de televisão, disse na quinta-feira, após uma audição em tribunal, que a situação relativamente às ameaças às liberdades em Hong Kong era "terrível".

Hong Kong tem um estatuto semiautónomo após ter sido devolvido à China pela Grã-Bretanha em 1997, e mantém uma liberdade que não existe no território continental.

No entanto, há receios de que estas liberdades estejam a desaparecer em Hong Kong, particularmente após as grandes manifestações pró-democracia em 2014 e a rejeição, em junho de 2015, da reforma política proposta por Pequim para o território.

Já sobre Macau, o relatório refere um caso ocorrido a 15 de março, em que um jornalista foi afastado por seguranças durante uma cerimónia de inauguração de uma exposição no casino MGM, quando tentava entrevistar responsáveis do Governo.

Outro incidente, reportado pelo All About Macau, remonta a 23 de abril, quando profissionais da televisão MSTV foram bloqueados por pessoas não identificadas ao tentarem fazer a cobertura de um incêndio num dormitório da Universidade de Macau.

A apreensão, a 21 de maio, pelas autoridades do interior da China, de cerca de 1.000 cópias de um livro lançado pelo ativista Sulu Sou, antigo presidente da Associação Novo Macau, é também referida no relatório.

O relatório da FIJ, apresentado no Clube de Correspondentes Estrangeiros de Hong Kong, indica que as perspetivas para 2016 para o interior da China são "piores".

As autoridades chinesas detiveram e pressionaram jornalistas, recorreram a confissões forçadas difundidas na televisão e a outros métodos, limitando e influenciando o jornalismo, refere o relatório.

FV // VM

Taiwanesa impedida de entrar em Macau por autocolantes pró-independência no passaporte


Macau, China, 30 jan (Lusa) -- Uma mulher de Taiwan foi impedida de entrar em Macau na segunda-feira por ter decorado o seu passaporte com autocolantes "Republic of Taiwan" que defendem a independência do território, informou a imprensa de Hong Kong.

A mulher ligou para o Ministério de Negócios Estrangeiros da República da China (Taiwan) para pedir ajuda, mas foi deportada para Taiwan pelas autoridades da alfândega de Macau, informou o jornal Apple Daily, citado pela Hong Kong Free Press.

Em Agosto, apoiantes da independência de Taiwan iniciaram uma campanha para a colocação de autocolantes nas capas dos passaportes taiwaneses.

Os defensores da independência advogam o uso de autocolantes "Republic of Taiwan" para tapar as palavras "República da China" e de autocolantes que retratam os monumentos emblemáticos de Taiwan para cobrir o emblema nacional.

O governo de Taiwan anunciou posteriormente que iria rever o regulamento que proíbe alterações ao passaporte. As alterações entraram em vigor no início de janeiro.

O diretor da Divisão de Administração de Passaportes, Chen Shang-yu, disse ao Apple Daily que entre 01 e 28 de janeiro, a Agência Nacional de Imigração foi notificada de um total de 180 casos de viajantes com autocolantes nos respetivos passaportes.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros tem advertido os passageiros para respeitarem a lei.

Chen disse que o ministério respeita as opiniões políticas individuais, mas que o passaporte é um documento oficial que serve para propósitos de identificação no estrangeiro e que não deve ser usado como ferramenta política.

Também disse que, de acordo com os atuais regulamentos, os passageiros com autocolantes nos respetivos passaportes podem enfrentar um maior período de espera aquando da revalidação do documento, ou mesmo ver cancelados os seus passaportes.

Em dezembro, três taiwaneses com autocolantes nos passaportes também viram ser-lhes negada entrada em Singapura.

As autoridades disseram que os autocolantes dificultavam a verificação da autenticidade dos documentos. Apesar de esses passageiros se terem disponibilizado para os remover, foram na mesma impedidos de entrar em Singapura.

O Instituto Americano em Taiwan pediu aos cidadãos taiwaneses para se dirigirem ao gabinete consular para remover os autocolantes, enquanto o departamento de Imigração das Filipinas advertiu que iria rejeitar os passaportes nessas condições.

Depois da guerra civil chinesa ter acabado, com a vitória do Partido Comunista da China (PCC), o antigo governo nacionalista (Kuomintang) refugiou-se na ilha de Taiwan, onde continua a identificar-se como governante de toda a China.

Do ponto de vista da diplomacia internacional, passou a existir a República Popular da China, governada pelo PCC, e a República da China, dirigida pelos nacionalistas, mas ambos os lados rejeitaram sempre uma divisão definitiva.

Pequim considera Taiwan uma província chinesa e defende a "reunificação pacífica", segundo a mesma fórmula adotada para Hong Kong e Macau ("Um país, dois sistemas"). Porém, ameaça "usar a força" se a ilha declarar independência.

Na prática, Taiwan funciona como uma entidade política soberana, com o seu próprio exército e Constituição. Até 1971, era quem tinha direito a um representante no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

FV (JOYP) // FV.

Cinzas de David Bowie deverão ser espalhadas em Bali, Indonésia


Nova Iorque, 30 jan (Lusa) - As cinzas do músico britânico David Bowie deverão ser espalhadas em Bali, Indonésia, seguindo um ritual do budismo, revelou hoje o New York Post.

Citando o testamento do músico, que morreu a 10 de janeiro aos 69 anos, o jornal afirma que David Bowie quis que as cinzas fossem espalhadas naquela ilha indonésia, predominantemente hindu e conhecida pelos retiros espirituais.

David Bowie terá estado por várias ocasiões na Indonésia. Depois da morte do músico, o jornal The Jakarta Post escrevia que o autor fez versões de algumas das músicas dele em indonésio.

O New York Post escreve que David Bowie deixou à mulher e aos dois filhos uma fortuna estimada em mais de 92 milhões de euros.

Figura influente, pioneira e transversal na música ocidental, David Bowwie morreu a 10 de janeiro, dias depois de ter celebrado 69 anos com a edição de um novo álbum, "Blackstar". O músico morreu em consequência de um cancro no fígado.

SS // JPS

Vacina contra o zika pode estar pronta este ano


Primeira fase de testes deve estar concluída já em Agosto. Autoridades estão preocupadas com disseminação do vírus.

Uma vacina contra o zika, vírus que já se espalhou por mais de 20 países e que está relacionado com graves mal-formações nos fetos, poderá estar pronta ainda este ano, uma previsão que fica muito acima das estimativas das autoridades norte-americanas.

Um dos investigadores que está a desenvolver esta vacina, o canadiano Gary Kobinger, disse à Reuters que a primeira fase de testes em humanos pode estar concluída já em Agosto. O teste, se for bem sucedido, permitirá que a vacina seja usada numa emergência em Outubro ou Novembro.

"O mais importante é estarmos preparados para o pior", disse Kobinger, que também esteve envolvido na vacina contra o Ébola. "Esta vacina é fácil de produzir e pode ser feita num espaço de tempo muito curto".

Os Estados Unidos têm duas soluções possíveis para o Zika e podem começar os ensaios em humanos no final deste ano mas a vacina não estará disponível em larga escala senão dentro de alguns anos, segundo as autoridades daquele país.

O vírus, transmitido através da picada de mosquitos, terá causado lesões cerebrais em centenas de bébés no Brasil e já há casos em mais de 20 países.

Portugal tem seis casos mas todos importados e nenhum em grávidas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse terça-feira que o zika está a espalhar-se de forma "explosiva" e pode afectar quatro milhões de pessoas na América.

SAPO TL - Económico com Reuters 

Algumas coisas que precisa de saber sobre o vírus Zika


O vírus Zika, uma alarmante e perturbadora infeção que tem sido relacionada com o nascimento de centenas de bebés com cérebros subdesenvolvidos, está a espalhar-se pelo continente americano e já atingiu cidadãos europeus. Contágio por via sexual é ainda uma hipótese em cima da mesa. Leia 10 coisas que precisa de saber sobre esta infeção.

Como se propaga? - O vírus Zika propaga-se através da picada de um mosquito (aedes aegypti) infetado. O mosquito que transmite o vírus Zika é o mesmo que transmite a dengue, a febre por chikungunya e a febre amarela. Não há vacina profilática contra o Zika. Se o mosquito beber sangue infetado com o vírus Zika pode facilmente infetar outra pessoa com a doença.

Causa microcefalia na gravidez? - Investigadores brasileiros e da Organização Mundial de Saúde afirmam que há indícios crescentes de haver uma ligação entre o Zika e a microcefalia em fetos, uma desordem neurológica traduzida pelo nascimento de bebés com a cabeça e o cérebro mais pequenos do que o habitual. Há contudo pouca informação acerca da possível transmissão do Zika das mães infetadas para os fetos durante a gravidez. Governos de todo o mundo, dos Estados Unidos à Austrália, já pediram a grávidas para evitarem zonas de contágio. Só no Brasil, há pelo menos 4.000 casos confirmados de microcefalia em bebés. O Ministério da Saúde colombiano aconselhou as mulheres a adiarem por seis ou oito meses os seus planos de engravidarem.

É transmitido por via sexual? Mais recentemente, a Organização Mundial de Saúde admitiu a hipótese da transmissão do vírus por via sexual depois da deteção de dois casos suspeitos. As dúvidas persistem neste campo. "O Zika foi isolado em sémen humano. No entanto, são necessárias mais provas para confirmar se o contacto sexual é um meio de contágio", disse a OMS em comunicado. O uso de preservativo durante a relação sexual é por isso recomendado para grávidas em zonas do globo afetadas.

Onde é que o vírus já chegou? - Nos Estados Unidos, as autoridades de saúde confirmam dois casos de infeção pelo vírus Zika no Arkansas e Virginia. Em ambos os casos, os doentes fizeram deslocações recentes a regiões do continente americano onde o Zika está ativo. Também no Reino Unido, Holanda e Dinamarca foram detetados recentemente casos desta infeção em pacientes que estiveram na América latina. Os países onde foram notificados casos autóctones da doença por vírus Zika são o Brasil, Cabo Verde, Colômbia, El Salvador, Fiji, Guatemala, México, Nova Caledónia, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Samoa, Haiti, Ilhas Salomão, Suriname, Vanuatu, Venezuela, Martinica, Barbados, Equador, Bolívia, Guiana Francesa e Honduras.

Quais são os sintomas? - Os sintomas e sinais clínicos da doença são, em regra, ligeiros: febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares. Com menor frequência, podem ainda ocorrer dores nos olhos e sintomas gastrointestinais. Há suspeitas (ainda não inteiramente comprovadas) que a doença possa provocar alterações fetais durante a gravidez, em particular microcefalia.

Que cuidados devo ter se viajar para a América Latina? - Antes do início da viagem, deve procurar aconselhamento em Consulta do Viajante, em especial mulheres grávidas; No país de destino deve seguir as recomendações das autoridades locais, assegurar proteção contra picada de mosquitos: nomeadamente através de vestuário adequado para diminuir a exposição corporal à picada (camisas de manga comprida, calças); optar preferencialmente por alojamento com ar condicionado; utilizar redes mosquiteiras; ter especial atenção aos períodos do dia em que os mosquitos do género Aedes picam mais frequentemente (a meio da manhã e desde o entardecer ao por do sol); aplicar repelentes de insetos observando as instruções do fabricante. As crianças e mulheres grávidas podem utilizar repelentes de insetos apenas mediante aconselhamento de profissional de saúde. Não são recomendados para recém-nascidos com idade inferior a 3 meses. Se tiver de utilizar protetor solar e repelente, aplicar primeiro o protetor solar e depois o repelente de insetos.

Regressei da América Latina. O que devo fazer? - Os viajantes provenientes de uma área afetada que apresentem, até 12 dias após a data de regresso, os sintomas acima referidos, devem contactar a Saúde 24 (808 24 24 24), referindo a viagem recente. Aconselham-se, ainda, as mulheres grávidas que tenham permanecido em áreas afetadas, que após o regresso, consultem o seu médico assistente mencionando a viagem.

De onde é que o vírus vem? - Foi identificado pelo primeira vez em macacos do Uganda em 1947 na Floresta Zika. O primeiro caso detetado em seres humanos aconteceu na Nigéria em 1954. Desde então, têm sido relatados surtos de vírus Zika em África, no Sudoeste Asiático e Ilhas do Pacífico. Acredita-se portanto que o vírus tenha viajado de África em direção à Ásia até chegar à América Latina.

O vírus Zika mata? - É pouco comum que as pessoas infetadas com Zika necessitem de tratamento hospitalar. O vírus pode debilitar pessoas com estados de saúde frágeis ou imunossuprimidas. O vírus, só por si, não mata.

SAPO TL - Fonte: Saúde & Medicina 

Sismo de 7,0 registado no leste da Rússia


Um forte sismo, de magnitude 7,0 na escala de Richter, abalou hoje o leste da Rússia, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), citado pela AFP.

O tremor de terra foi registado às 03:25 GMT (hora em Lisboa), à profundidade de 153 quilómetros, e a cerca de 92 quilómetros a nordeste da cidade russa de Yelizovo, informou o USGS.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico informou que não havia risco de tsunami, na sequência do terramoto.

No imediato não foi referida a existência de vítimas ou danos materiais.

Lusa, em SAPO TL 

PR TAUR MATAN RUAK: MINA FOLIN TUN BELE HAMOSU KRIZE


Prezidente Repúblika (PR) Taur Matan Ruak hatete katak, presu merkadu petrolifru iha mundu ne’ebé agora dada’uk tu’un maka’as loos nee bele hamosu krize no instabilidade iha nasaun sira ne’ebé moris ho mina.

Taur Matan Ruak dehan, mundializasaun ekonomia koloka nasaun sira hasoru impaktu no dezafiu foun, ne’ebé ejizente tebes, no iha tempu ne’ebé hanesan, kria oportunidade ne’ebé foun.

“Situasaun internasionál iha tinan hira ikus ne’e, hatudu hanesan fluksu finanseiru la opta klramente ba investementu tempu badak, la sustentavel tanba laiha baze iha dezempeñu ekonomia real, no hamosu krize no instabilidade. Flutuasaun ba presu sira iha merkadu petrolifra, sai nu’udar ezemplu seluk ba instabilidade sein iha baze ba fundamentu ekonomia real,” dehan Taur Matan Ruak iha Palasiu Prezidensial Aitarak Laran Dili Kinta (28/1) horseik.

Xefi estadu nee hatutan, se karik iha pasadu, redusaun ne’e esentua iha presu mina nian sai nu’udar estimulu ekonómiku importante ida, efeitu hanesan ne’e, la verifika to’o oras ne’e iha ekonomia mundial, partikularmente iha nasaun dezenvolvidu sira nia ekonomia.

“Ita moris iha mundu ne’ebé interdependente no dezenvolvimentu nasaun sira nian hetok iha inter ligasaun liutan,” katak Taur Matan Ruak.

Xefi Estadu ne’e haktuir, mobilidade ne’ebé la para ba kapital finanseiru, husi ninia konsekuensia prátika sira, tau iha kauza ho ideia ida katak, merkadu sira realiza bebeik alokasaun efisiente ba rekursu no investementu sira.

Taur Matan Ruak hatutan, evolusaun teknologia, ne’ebé pratikamente baranje aspeitu hot-hotu ba sosiadade nia moris, efeita ho modu espesial ba problema kualifikasaun, nesesária ba merkadu servisu nomós polítika korespondente ba empregu, edukasaun no formasaun professional.

Presidente Republika esklarese, atmosfera relasaun internasionál nian marka tiha ona esesivamente ho inserteza. Tanba ne’e, bainhira paz no estabilidade permiti, umanidade ne’e alkansa tiha ona progresu ekonómiku no sosial sein presedente, no liberta tiha ona husi hamlaha no kiak ema tokon atus ba atus.

“Ita fiar katak, dezenvolvimentu so bele sai posivel iha ambiente pás no estabilidade no ami nia nasaun prontu atu servisu ho Indonesia iha estabelesementu ba makanismu sira hodi dudu atu iha kooperasaun ekonómika rejionál ida ne’ebé alargada,” tenik Taur Matan Ruak.cos

Jornal Nacional

RESEITAS DOMESTIKA SA’E BA 15%


Vise Ministru Finansas (MF) Helder Lopes hateten, reseitas domestika husi 10% sei hasae ba 15%.

“Alvu ne’ebe maka ita trasa ba reforma fiskal maka atu hasae reseitas domestika hosi 10% ba 15%, hosi PIB ba 2020,”esplika Vise MF Helder Lopes ba Jornalista iha Ministeriu Negosius Estranjeiru Praia dos Coqueiros Dili, hafoin abertura enkontru kona-ba reforma fiskal Kinta (28/06).

Helder Lopes esplika, iha reforma fiskal ne’e iha komponente tolu, ida maka politika tributaria, lei tributaria nos ikus liu maka kona-ba administrasaun tributarai.

Tanba   ne’e, Helder Lopes dehan, Komisaun Reforma Fiskal halibur staf hotu husi Diresaun Nasional Impostu atu halo diagnostika oinsa maka atu hadia tributaria, nune’e mos atu aprezenta rezultadu diagnostika ne’ebe uluk peritus sira ajuda Timor oan halo ona nune’e sira bele toman ho estratejia saida maka Timor oan sira hadia iha administrsaun tributaria.

Bainhira kaolia kona-ba hadia Adminsitrasaun tributaria, komponente barak maka presiza hadia hanesan rekursu humanu iha adminsitrasaun tributaria, estrutura ka organiku iha Adminsitrasaun tributaria ne’ebe refere liu ba Dirasaun Jeral Impostu, no mos kona-ba sistema ne’ebe Komisaun Reforma Fiskal sei utuliza hodi hala’o sira nia kna’ar.

Sistema refere liu-liu ba sistema IT ka sistema teknolojia ne’ebe sei fasilita Komisaun Reforma Fiskal nia servisu hodi sai efetivu no efikas liu.

“Ita koalia kona-ba impostu ne’e iha impostu dereta indreta, ba Dirasaun Jeral Impostu   liga ho impostu direta ne’e maka impostu salariu vensimentu, salariu hosi kompanha   ne’ebe selu nia rendimentu no impostu sira seluk, impostu indireta ne’e maka hosi Alfandega, kuandu ema haruka sasan mai hosi Portu no Aeroportu no fronteira,”haktuir Helder Lopes.

Nune’e fontes reseitas seluk ne’ebe maka importante ba Reforma Fiskal atu haree maka kona-ba selu eletrisidade, selu be’e no fontes sira seluk ne’ebe maka presiza atu esplora liu tan par abele aumenta nesesidade resitas.

“Ita iha ona estudu ida ne’ebe aprezenta kona-ba waihira ita atu muda   ita nia lei tributaria ne’e, mas menus tasa impostu sira ne’e ita atu trasa ba hira, ha’u fo izemplu ema ne’ebe maka simu salariu 500 mai kraik la selu impostu, salariu 500 ba leten sei selu impostu 10%, ita halo hela estudu,”tenik Helder Lopes.Avi

Jornal Nacional

SIRKULASAUN PORNOGRAFIA ARBIRU, HALO JOVEN MONU BA VIDA PROSTITUISAUN


Deputado bankada FRETILIN, Eladio Faculto hateten, prostituisaun iha Timor-Leste numeru aumenta kada tinan tanba sirkulasaun ponografia sira iha Media sosial internet hodi influensia joven sira monu lalais ba vida prostituisaun.

Nia dehan, foto no film pornografia sirkula maka’as los iha media sosial sira oras ne’e dadauk, bele afeta ba ema nia moris lor-loron nian kuandu la kuidadu an didiak.

“Ami Parlamentu mos iha ne’e koalia bebeik para iha media sosial Fecbook iha fatin sira ne’e ema hatama buat ponografis sira ne’e asesu ba labarik minoridade no ema boot sira mos loke hotu kedas fecebook entaun konsekuensia implika ba sosiedade nia mental tamba ne’e mak ita nia sosiedade agora hetan problema ba dekadensia moral ne’ebe monu tun ezemplu ita nia joven feto sira dala ruma pasa vida buka moris liu husi partisispa iha vida prostitusaun,”dehan Eladio Faculto ba jornalsita sira iha Parlamentu Nasional Kinta (28/1/2016).

Nia dehan, iha fatin hotu iha mundo sempre iha fatin prostituisaun tamba sosiedades iha problemas ekonomia entaun vida prostituisaun ne’e sempre eziste.

“Ita nia nasaun abertu kondisoens komesa nakloke relasaun ho nasaun seluk prostituta sira balu iha grupu entaun komesa influensia labarik joven sira komesa involve iha vida prostituisaun nian tanba maneira de organizasaun talves sira komesa organiza aan dala ruma ho organiza grupu dala ruma individual i ema sira iha osan barak dala ruma influensia labarik feto idade moniridade sira buka halo vida ho labarik entaun konsekuensa labarik abitua moris sira hanesan ne’e entaun tinan ba tinan sira komesa pasa vida hensan ne’e, ne’e kompleksidade sosiedade nian agora nian mak ida ne’e,” esplika Eladio.

Atu fo solusaun ba joven sira ne’ebe partisispa iha vida prostituisaun, Eladio dehan, tenke kria kampu traballu ba joven sira atu labele fo tempu ba liu haree flim ponografia iha internet, iha Fecbook.

“Ida ne’e edukasaun moral mak tenki maka’as iha eskola, iha uma, no igreja tenke maka’as fo moral ba joven sira bele muda sira nia mentalidade nune’e labele monu ba buat ne’ebe aat,”dehan Eladio tan.car

Jornal Nacional

Pensaun Vitalisia Intrese Ema Boot Nian


DILI – Partidu Frente Mudansa konsidera lei pensaun vitalisia neebe mak aprova husi primeiru governu konstitusional, iha impaktu boot no injustisa social boot ba povu maubere tomak iha TL.

Deklarasaun nee fo sai husi Membru Komisaun Politika Nasional, Luciano Conceição, liu husi pres konfres neebe mak halo iha pantai Kelapa Kinta (28/01/2016) loro kraik.

Lei pensaun vitalisia neebe mak halo husi primeiru governu konstitusional neebe maioria Fretilin nee iha impaktu boot tebes nomos hanesan injustisa social ba povu maubere tomak iha Timor Leste,” dehan Luciano.

Nia mos hatutan tan katak ba partidu Frente Mudansa laiha tan dalan atu halo kompremisiu ho lei nee tanba Frente Mudansa fo jero toleransia ba lei pensaun vitalisia.

Iha fatin ketak tuir Diretor Organijasaun Non Govermental Asosiasaun HAK, Manuel Monteiro, iha ninia servisu fatin Farol mos hatete lei pensaun vitalisia hanesan korupsaun legal no lei nee rasik seidauk diskute, tanba membru deputadu iha PN hakarak asegura uluk pozisaun duke intrese povu nian. Informasaun kompletu iha STL jornal no STL Web, edisaun Sabado (30/1/2016). Thomas Sanches

Suara Timor Lorosae

Kazu Medicu Kura Moras Too Kura Gostu, TDD Sei Kontinua Julga iha Loron 18


DILI - Tribunal Distrital Dili sei kontinua halao julgamentu ba kazu violasaun seksual agravadu neebe involve medicu cubanu ho inisial FFM, hasoru pasienti VMS ho idade 18 iha loron (18/02) tuku 11:00.

Tuir official justisa neebe kaer prosesu nee hatete, tuir agenda neebe marka ona, julgamentu ba prosesu nee sei kontinua fali iha loron (18/02) tuku 11:00 hodi kontinua rona fali deklarasaun husi sasin sira.

Tuir akuzasaun husi Ministeriu Publiku katak, iha loron 23 Marsu 2015 lezada VMS nudar pasiente neebe hetan moras ran mutin ba halo konsulta iha hospital Gleno. Too iha hospital laran pasiente VMS hasoru arguidu, tanba nia mak hanesan medicu iha ospital refere. Nunee lezada esplika tuir moras ran mutin neebe nia sofre ba arguidu.

Depois rona tiha esplikasaun husi pasiente, arguidu haruka VMS hasai ropa tur iha meja leten hodi halao abuju seksual ba vitima.

Hotu tiha ida nee arguidu haruka lezada hatais fali ropa no hameno hela ba nia katak, moras ran mutin nee infeksaun ona. Tanba nee loron 25 mak mai konsulta fali, diak liu mai kalan deit. Nunee lezada mos fila ba uma.

Too iha uma, lezada toba la dukur tanba hanoin deit arguidu nia liafuan neebe dehan moras ran mutin nee grave los ona, tanba inveksaun ona. Ho ida nee iha dadersan loron 24 nee lezada ba fali konsulta nia moras ran mutin iha hospital refere.

Nunee arguidu dehan ba nia katak moras ran mutin nee diak liu halo relasaun seksual deit mak diak. Tanba la hatene, lezada mos halo tuir deit tanba nia nudar ema inosenti. Ho hahalok arguidu FFM nee ministeriu publiku akuza ho krime violasaun seksual agravadu neebe previstu iha artigu 173 kodigu penal TL. Informasaun kompletu iha STL jornal no STL Web, edisaun Sabado (30/1/2016). Domingas Gomes

Suara Timor Lorosae

Konsidera Ilegal, Tribunal Muda Sai Okupante 3


DILI - Tribunal Distrital Dili muda sai okupante nain tolu hanesan Alarico Sarmento, Amandio da Silva no Afonso Bernardino iha Balibar, tanba okupa Amilkra Soares nia rai.

Tuir official justisa neebe kaer prosesu nee katak, ejekusaun ba uma kain tolu nee desizaun husi tribunal. Tanba prosesu neebe mak tama iha tribunal Amilkra Soares Seixas mak manan, no nia mak hanesan nain ba rai nee. Prosesu nee hahu iha 2001, neebe ezekusaun primeiru iha 2010. Okupante sira dehan fo sira tempu fulan tolu mak  entrega voluntariu, maibe too agora la sai. Neemak tribunal ohin halo ezekusaun nee.

Iha ezekusaun nee Tribunal Distrital Dili koopera hamutuk ho ekipa serbisu gestaun merkadoria no ordem publiku Munisipiu Dili akompania husi Polisia Nasional Timor-Leste (PNTL) mak muda sai okupante nain tolu husi rai ho medida 8 hektares iha aldeia Lakoto, sucu Balibar nian.

Iha biban nee Domingas Vicenti nudar fen kaben husi okupante Alarico Sarmento hatete, sira laiha konesementu kona ba desizaun tribunal nian. Tanba nee desizaun refere la transparan ka la terbuka ba parte rua. Rai nee seidauk iha sertifikadu maibe iha deit bileti official neebe tau deit sira nia avo David nia naran.  Informasaun kompletu iha STL jornal no STL Web, edisaun Sabado (30/1/2016). Domingas Gomes

Suara Timor Lorosae