terça-feira, 18 de maio de 2021

Covid-19: Hospitalizações em Timor-Leste aumentam, com mais 176 infeções

O número de hospitalizações e de casos graves e críticos de pessoas com a covid-19 continua a crescer em Timor-Leste, com o país a registar no último dia mais 176 infeções, a maior parte na capital timorense, segundo o relatório diário.

Atualmente, e segundo informou o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC), há duas pessoas em estado crítico, com uso a ventilador, e seis em estado grave, com oxigénio, entre as 39 pessoas que estão atualmente no centro de isolamento de Vera Cruz, onde se concentram os casos de hospitalizações.

Em comunicado, o CIGC explica que nas últimas 24 horas se registaram 147 novas infeções com o SARS-CoV-2 em Díli, 14 em Covalima, seis em Viqueque, quatro em Baucau, três em Bobonaro e um cada em Manatuto e Manufahi.

Do total de infeções quase 8% tinham sintomas da covid-19.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 111 casos recuperados, com o número de ativos a atingir 2.238 (novo máximo) e o total acumulado a crescer para 4.765.

Milhares de pessoas manifestam-se na Indonésia contra Israel

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Jacarta e outras 24 cidades da Indonésia em protesto contra a ofensiva israelita contra a Faixa de Gaza que já fez mais de 200 mortos.

As manifestações foram convocadas pela Confederação dos Sindicatos dos Trabalhadores Indonésios (KSPI, sigla no original em bahasa) e decorreram simultaneamente em todo o país.

Na capital do país, milhares de pessoas manifestaram-se frente à representação das Nações Unidas e do edifício da embaixada dos Estados Unidos.

Said Iqbal, presidente da KSPI, disse que a manifestação frente à embaixada norte-americana teve como objetivo pedir ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que não vete a implementação da resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a independência da Palestina.

Comissão anticorrupção timorense investigou 73 casos em 2020 – relatório anual

Díli, 17 mai 2021 (Lusa) - A unidade de investigação criminal da Comissão Anticorrupção (CAC) timorense investigou no ano passado 73 casos de alegada corrupção, dos quais 17 ainda referentes a 2019, segundo um relatório da instituição.

Os dados fazem parte do relatório anual da CAC apresentado hoje pelo comissário Sérgio Hornai no Parlamento Nacional, e que detalha a atividade da instituição que ficou particularmente marcada, em 2020, pelas dificuldades causadas pela pandemia da covid-19.

“A CAC conseguiu finalizar os relatórios a enviar para o Ministério Público de um total de 43 casos. Um total de 23 estão ainda em investigação e sete foram avocados ao MP”, explica-se no documento.

Segundo o texto, os casos envolvem 58 suspeitos, e mais de 558 testemunhas, sendo dominados por alegados crimes de “abuso de poder, peculato, participação económica em negócio, administração danosa, corrupção passiva, peculato de uso e falsificação documental”.

Covid-19: Timor-Leste regista mais 131 novas infeções, cerca de 10% com sintomas

Díli, 17 mai 2021 (Lusa) – As autoridades timorenses registaram 131 novas infeções da SARS-CoV-2, a grande maioria na capital timorense, no último dia, com 13 dos casos a registarem sintomas da covid-19.

Em comunicado, o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) refere que se registaram 119 casos em Díli, cinco em Viqueque, quatro em Bobonaro, dois em Ermera e um em Covalima, com o total de ativos a subir para 2.173 e o total acumulado a subir para 4.589.

Os casos detetados em Díli corresponderam a 21,5% dos 553 testes realizados na capital, com os restantes, fora da cidade, a corresponderem a 4,4% dos 271 testes realizados.

A taxa de incidência é agora de 13,4/100 mil habitantes fora da capital e de 41,9/100 mil habitantes em Díli.

Covid-19: Autoridades timorenses estimam mais de 50 mil casos só em Díli

Díli, 17 mai 2021 (Lusa) – As autoridades timorenses estimam que Díli pode ter mais de 50 mil infeções ativas do SARS-CoV-2, com a taxa de incidência da covid-19 a crescer 50% na última semana, segundo um relatório hoje divulgado.

“Com base numa população estimada de 352.553 habitantes em Díli, e a estimativa mais baixa de prevalência, estima-se que existam pelo menos 50.000 pessoas em Díli que têm covid-19 neste momento”, refere-se num relatório das autoridades timorenses ao qual a Lusa teve acesso.

As estimativas são feitas no relatório epidemiológico semanal, que analisa a situação da pandemia em Timor-Leste, preparado, entre outros, pelo Pilar 3 do Ministério da Saúde, em conjunto com a Força-Tarefa para Prevenção e Mitigação da covid-19 da Sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

O Instituto Nacional de Saúde timorense, Organização Mundial de Saúde (OMS), as Equipas de Apoio Médico Australiano (AusMAT) e a Menzies School of Health Research, instituição que apoia o Laboratório Nacional timorense em Díli, nos testes à covid-19, também participam na análise.

Para calcular as suas estimativas, o relatório recorda que “na última semana, a proporção de testes positivos aumentou de 13% para 19%”.