segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

2019 está prestes a chegar a Timor-Leste e já chegou a Samoa


Quando em Portugal passou, mesmo agora, do meio-dia Timor-Leste está a menos de 3 horas de 2019. Por aquelas paragens o novo ano chega mais cedo. A diferença horária é de 9 horas, já é noite, são pouco mais de 21 horas. Já "cheira" ao novo ano. As comemorações já começaram no país livre e independente a imensos fusos horários do ocidente.

Nos países do Pacífico, um pouco mais além de Timor-Leste, Samoa já recebeu 2019, noutros não tarda que "estoure" a meia-noite e o novo ano. Ou já chegou. 

Também na Austrália, em Sydney, tudo se prepara para acolher 2019. Na costa ocidental o novo ano leva mais umas horas a lá chegar, Perth, por exemplo, cidade banhada pelo Indico. 

Disso há notícias. Recorremos ao Notícias ao Minuto para fazer o ponto da situação naquelas paragens, se quiser acompanhar as atualizações correspondentes que dispomos em link. (TA)


Acompanhe a entrada em 2019 no mundo. Nova Zelândia já comemora

Após Samoa, é a vez da Nova Zelândia comemorar a chegada do novo ano.

Entra-se hoje em 2019. Enquanto não tocam as 12 badaladas aqui em Portugal vá acompanhando o que se passa um pouco por todo o mundo.

Por esta hora, já se comemora a chegada ao Ano Novo em Samoa e na Nova Zelândia. Os festejos, como é habitual, faz-se com fogo de artifício.

Andrea Pinto | Notícias ao Minuto

"A última bala é minha vitória" - Nicolau Lobato


Aniversário do dia da morte do Grande Revolucionário, saudoso Nicolau Lobato, e Dia dos Heróis Nacionais.

40º aniversário da morte do Presidente da República, Presidente da FRETILIN e Comandante em Chefe das FALINTIL, Nicolau dos Reis Lobato, que foi cercado por ataques inimigos e finalmente termina a vida com a sua própria última bala em 31 de Dezembro de 1978 - "a última bala é minha vitoria".

Esse dia foi reconhecido pelo estado como Dia Nacional dos Heróis de Timor-Leste. A liderança de Nicolau dos Reis Lobato como exemplo e referência para as novas e gerações vindouras estará sempre em memória... A luta continua!

Rui Cruz (FB)

GMN TV | Jornal Nacional - kalan 31.12.2018

MARVI | Exemplo das qualidades abundantes em Timor-Leste



Aconteceu em Portugal, na RTP, uma jovem timorense que ainda anda a aprender a língua portuguesa venceu o The Voice Portugal. Com apenas 17 anos aquela jovem é um dos inúmeros exemplos das abundantes qualidades extraordinárias de que muitos timorenses são dotados, que facilitam as suas capacidades de vencer. 

Seja pela liberdade, pela democracia ou pela independência do seu país, Timor-Leste, eles nunca desistem, insistem, reformulam lutas, avançam mesmo quando recuam por questões estratégicas que sabem ir possibilitar-lhes a vitória. Isso mesmo, Maria Vitória, Marvi, a jovem vencedora do The Voice Portugal na fnal de ontem, comprovou a todos que assistiram na RTP 1. Foi uma noite deslumbrante e muito tensa para os que ansiosamente aguardavam pela decisão que havia de fazer jus à maravilhosa Marvi. Existia uma certeza na vitória de Maria Vitória, Marvi. 

O que mais custou aos que assistiram, milhões, em Portugal, Timor-Leste e resto do mundo, na lusofonia, foi lidar com a ansiedade que a espera causou. 

Quando anunciada a vencedora, aquela jovem timorense, dos olhos de muitos brotaram lágrimas de felicidade e comoção, em muito semelhantes à vitória de Timor-Leste na sua luta de 25 anos pela independência, pela liberdade. Em qualquer vitória protagonizada por Timor-Leste. E elas já são imensas, espelhando as qualidades extraordinárias e abundantes do grande povo timorense.

Parabéns Marvi. Parabéns Timor-Leste. (TA)

Marvi vence ‘The Voice Portugal’ 2018

Veio de Timor com um sonho: cantar no The Voice Portugal. Marisa Liz lutou por ela na Prova Cega, escolheu-a na Batalha, defendeu-a no Tira-Teimas, levou-a até às Galas, perdeu-a e recuperou-a por decisão do público na penúltima gala.

Este domingo, dia 30 de dezembro, Marvi sai vencedora da 6.ª temporada do The Voice Portugal, depois de “medir forças” com a outra finalista da Mentora mais emocional do programa. Diana Castro deu luta, mas o público preferiu a Marvi.

Pedro Vendeira | RTP

Pelo menos 68 mortos nas Filipinas devido a tempestade tropical


Para além das vítimas mortais, há ainda 17 desaparecidos, na sequência das inundações e deslizamentos de terra causados pela tempestade tropical Usman

Pelo menos 68 pessoas morreram e 17 estão desaparecidas, nas Filipinas, na sequência das inundações e deslizamentos de terra causados pela tempestade tropical Usman, anunciaram esta segunda-feira as autoridades em novo balanço.

Só em Bicol, localizado no sudeste da ilha de Luzon, registaram-se 57 mortos. “Receio que [o número] continue a aumentar, porque ainda há muitas áreas que não alcançamos”, disse o diretor de proteção civil da região de Bicol, Claudio Yucot.

A tempestade tropical entrou nas Filipinas pelo Pacífico e atingiu o continente no sábado, causando inundações, deslizamentos de terra, provocando falhas de electricidade um pouco por todo o país. Não chegou a ser classificada de tufão, o que, de acordo com as autoridades filipinas, fez com que as pessoas “ficassem demasiado confiantes”.

Pelo menos 17 pessoas continuam desaparecidas e mais de 40 mil encontram-se deslocadas devido à tempestade.

Em meados de setembro, no norte do país, mais de 80 pessoas morreram e outras 70 foram dadas como desaparecidas na sequência do tufão Mangkhut, que deixou um rasto de destruição em vários países no Pacífico.

As Filipinas são atingidas todos os anos por cerca de 20 tufões, que causam centenas de mortes e agravam ainda mais a pobreza que atinge milhões de pessoas.

Lusa | em Expresso | Foto Reuters

TALENTO | Marvi triunfou no 'The Voice'-Portugal


Jovem timorense de 17 anos é a mais recente vencedora do concurso de talentos da RTP1.

Maria Vitória, mais conhecida por Marvi, foi a grande vencedora do concurso de talentos da RTP1, 'The Voice'-Portugal na noite deste domingo, interpretando o clássico Over the Rainbow, de Israel Kamakawiwo'ole.

Nascida em Díli, Marvi tem 17 anos e esteve entre os cinco finalistas de mais uma edição do concurso.

Ainda há poucos meses, a jovem timorense estava ainda no seu país e não sonhava com a possibilidade de alcançar um sucesso desta natureza, como contou à reportagem do Plataforma.

Mas mais do que vencer o programa, a ambição maior, como revelou ao Plataforma, passa por estudar música e canto em Portugal e tornar-se cantora profissional. Uma situação que está prestes a concretizar-se uma vez que o governo timorense já lhe transmitiu a possibilidade de a ajudar atribuindo-lhe uma bolsa de estudo.

Antes ainda de ter triunfado no 'The Voice'-Portugal, Marvi já era uma estrela em Timor-Leste. Um estatuto que conquistou em 2017 após chegar à meia-final do concurso promovido por uma das televisões indonésias mais vistas. Foi então recebida em Díli por cerca de 12 mil pessoas e vários membros do governo, depois foi homenageada no Parlamento timorense.

Mas mais do que vencer o programa, a ambição maior, como revelou ao Plataforma, passa por estudar música e canto em Portugal e tornar-se cantora profissional. Uma situação que está prestes a concretizar-se uma vez que o governo timorense já lhe transmitiu a possibilidade de a ajudar atribuindo-lhe uma bolsa de estudo.

"Estar em Portugal é um sonho, daqueles que parecem impossíveis de concretizar", disse Maria Vitória à Plataforma.