domingo, 10 de dezembro de 2017

Governu Konsidera Korupsaun Moras At Ne’ebe Estraga Nasaun

Hortencio Sanches

THETIMOR-NEWS.com, DILI – Governu liu husi  Vise Ministro Justisa Sebastião Ximenes hatete, dalabarak korupsaun mosu iha  mundu masimu 98% tanba maioria abuzu poder hodi hariku an la ho sakrifisiu nune’e bele estraga mos nasaun  nia dignidade.

Tuir governante ne’e, bainhira Timor – Leste ema bo’ot barak mak komete iha korupsaun bele hatudu ona Timor – Leste sai hanesan nasaun ida ne’ebe koruptu bo’ot iha nasaun sira azia nian laran.

“Korupsaun mosu it abele dehan katak maioria ne’e abuzu de poder, tanba ema ne’ebe mak iha poder, hanesan ema hirak ne’ebe kaer kargu hanesan husi leten ministru tun to  iha xefe departementu no funsionariu publiku sira,” dehan Vise Ministro Sebastião bainhira partisipa iha komemorasaun loron mundial Anti Korupsaun ne’ebe realiza husi GOPAC iha Hotel Novu Turismo Dili, Sabadu (09/12/2017).

Dom Virgílio Husu Amlulik Banati Tuir Jesus

DILI, (TATOLI) – Bispu Dioseze Dili, Dom Virgílio do Carmo da Silva, SDB, husu ba amlulik sira iha sira nia moris atu banati tuir Jesus Kristu hodi serve kreda no sarani sira.

“Imi nia kaderneta ne’ebé riku ho relasaun ninian la’ós halo furak de’it ba loron ohin no depois ne’e hatama tiha iha gaveta maibé tenke lee no uza nafatin iha imi nia knaar vokasaun nian hodi serve maromak, serve kreda no sarani sira,” Dom Virgílio do Carmo da Silva apela iha serimónia ordenasaun sacerdotal ba Diákonu Aderito de Savio Sequeira no Mariano Neto Sai Na’i Lulik, iha igreja Imaculada Conceicao da Virjen Santa Maria nu’udar padrueira igreja katedrál Dili ba tinan 25, Sesta (8/12).

GMN TV | Jornal Nacional


GMN TV

China e Rússia procuram aprofundar cooperação militar

O presidente russo, Vladimir Putin, recebeu um oficial militar chinês na quinta-feira para discutir o aprofundamento da cooperação militar entre os dois países.

A cooperação militar desempenha um papel importante nas relações sino-russas e os dois países devem continuar a reforçar a sua parceria em exercícios militares conjuntos e treino de quadros, afirmou Putin.

Putin proferiu tais comentários após um encontro com Zhang Youxia, membro do Birô Político do Comitê Central do PCCh e vice-presidente da Comissão Militar Central do PCCh.

Putin afirmou que a Rússia atribui prioridade às relações com a China na sua política externa e elogiou a coordenação estratégica de alto nível entre os dois países.

Zhang, por seu turno disse que a parceria integral estratégica sino-russa de coordenação está ascendendo a níveis mais elevados graças aos esforços levados a cabo pelos dois presidentes.

Zhang referiu que a China está pronta a trabalhar com a Rússia para implementar consensos entre os dois presidentes, apoiarem-se mutuamente e assegurarem em conjunto os interesses de segurança de ambas as partes, em prol da manutenção da paz e estabilidade mundiais.

Fonte: Diário do Povo Online  | Portuguese People | Web editor: Renato Lu

Trumpeting Jerusalém

Jakarta Post | editorial

Muitos líderes mundiais, incluindo o presidente Joko "Jokowi" Widodo, condenaram o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo reconhecimento oficial de Jerusalém como a capital de Israel. Para o presidente americano, sua decisão é uma questão de legalidade jurídica, praticidade política e uma oportunidade de mostrar seu poder de liderança.

Protestos e condenações se espalharam globalmente, com críticas chorando sobre a política que desafia as convenções internacionais. Mas o imprevisível líder americano não se preocupa com as repercussões resultantes do seu ato, como o aumento do sentimento anti-americano em todo o mundo e mais atos de terrorismo. Trump pode ainda acreditar nos EUA e saber bem que os inimigos de Israel estão preocupados com as lutas internas e as brigas.

Trump insistiu que ele simplesmente implementou a Lei da Embaixada de Jerusalém de 1995, que exige o deslocamento da embaixada dos EUA de Tel Aviv o mais tardar em maio de 1999. Desde a sua criação em 1948, Israel declarou a cidade sagrada para três religiões sua capital, embora a ONU nunca tenha reconhecido isso.

Para Trump, o reconhecimento de Jerusalém é apenas parte da realização de suas promessas de campanha, que também incluem o desmantelamento do Acordo sobre o Clima de Paris, proibindo a entrada de cidadãos de certos países, reduzindo os impostos para os imigrantes super-ricos, expulsando os indocumentados e erguendo muros ao longo da fronteira mexicana.

Hugo: Labele Sobu no Labele Destroi Fatin Historiku, Mantein Orijinalidade

“Laran taridu politika estadu muda tiha fatin istoria sai fali ema nia kultura, triste no laran taridu hari fali tan sentru kultura Indonesia”, Hugo Fernandes

Centro Nasional Chega! servisu hamutuk ho Asosiasaun HAK, AcBit, AJAR, Asosiasaun Vitima no Konselho Veteranus Antigo Kombatente Municipio Dili, organiza atividade ba komemorasaun loron invasaun military Indonesia mai Timor-Leste ne’ebe akontese iha Loron 7 Dezembru 1975.

Direitor Executivu CNC, Hugo ‘Nahabere’ Fernandes ba TAFARA.TL esplika katak tuir mandatu CNC nian katak tenke komemora loron historiku Timor nian, ho nune’e CNC servisu tuir knaar no responsabilidade ne’ebe maka fo, hodi organiza ida ne’e ba premeiravez iha porto dili (Ponte kais), maske iha tempu uluk mai deit kari ai funan depois hotu ona.

FMI sobre Timor-Leste: ASPETOS POSITIVOS MAS TAMBÉM GRANDES DESAFIOS

Em relatório do FMI com data de 7 de Dezembro o resumo do parecer aborda aspetos positivos e negativos da economia em Timor-Leste, salienta que as perspetivas de crescimento continuam favoráveis mas que outros itens incorporam deteriorações substanciais. Salienta ainda que urge fazerem o ajuste da “alta dependência de receita de petróleo”, assim como noutras rubricas.

O resumo: “As perspectivas de crescimento e inflação a curto prazo permanecem geralmente favoráveis, mas o saldo fiscal e a posição externa deterioraram-se substancialmente.  O ajuste de alta dependência de receita de petróleo e grandes necessidades de infraestrutura e desenvolvimento social representam um desafio significativo para um estado frágil com fraca capacidade institucional.  O rápido endividamento do investimento público arrisca o desperdício substancial de recursos através da ineficiência do investimento.  Isso ressalta a necessidade de se afastar do fornecimento prévio de gastos de capital, melhorar o sistema de gerenciamento de investimentos públicos e assegurar retornos sociais e económicos suficientes desses investimentos para salvaguardar a sustentabilidade fiscal.”

Proteção social em Timor Leste: a diferença de diálogo pode ser feita na proteção dos pobres

Apesar de ser a nação mais nova da Ásia, Timor-Leste está adotando uma abordagem proativa e coordenada para assegurar uma vida melhor para seus cidadãos com uma estratégia nacional de proteção social para 2017-2030.

DILI, Timor-Leste (Notícias da OIT) - Aida Mota é uma das autoridades governamentais dedicadas por trás do desenvolvimento da primeira estratégia de proteção social de Timor-Leste. Como Diretor Nacional de Previdência Social Contributiva no Ministério da Solidariedade Social (MSS), ela tem estado incansavelmente envolvida com as políticas de proteção social do país desde os primeiros anos de independência.

Ela lembra o impacto da crise de 2006 que levou ao deslocamento de mais de 150 mil pessoas e deixou grandes áreas da capital de Timor-Leste, Dili, em cinzas. A crise foi provocada por uma disputa política, mas foi a frustração da população com o lento ritmo de mudança após a independência que alimentou o conflito.