domingo, 26 de agosto de 2018

Miséria gritante em Timor-Leste


É tema de conversa no Facebook da atualidade, a "casa" onde sobrevive uma timorense idosa, desgastada pelos longos anos de luta pela sobrevivência, na atmosfera que envolve o local paira a indiferença das elites timorenses, dos empresários gananciosos, dos políticos do mesmo jaez que aprovam para eles, familiares e amigos mordomias imorais para além dos atos corruptos que praticam com toda a impunidade - exceptuando uns quantos que servem de exemplo na punição, para povo ver.

Pela parte da igreja - aparentemente interventiva socialmente - não toca o sino a rebate perante os milhentos timorenses que sobrevivem na miséria inconcebível e desumana. Falam, dizem aqui e ali sobre estas injustiças sociais, sobre o descalabro das desigualdades que nos saltam à vista, mas não separam o trigo do joio. Nas melhores oportunidades lá vão dar cobertura às elites que têm devastado milhares de milhões de dólares já não se sabe exatamente em proveito de quais benefícios coletivos.

Também não se vê em grandes reportagens dos orgãos de comunicação social timorenses o enorme descalabro de injustiças e desigualdades que sirva de denúncia sobre aquela realidade timorense: a pobreza extrema em grande percentagem causada pelo desvio de avultadas verbas que deviam e devem ser destinadas à melhoria das condições de sobrevivência dos timorenses socialmente mais injustiçados pelos poderes vigentes que se passeiam no fausto, articulando palavras enganosas sempre e não só durante as campanhas eleitorais. Esses demonstram estar desprovidos do sentimento de indignação perante as injustiças sociais de que são cúmplices ou mesmo altamente culpados. São os dirigentes, são as elites, embriagadas por poderes e por valores que experimentam com garbo, inchados de orgulhos que afinal são ainda mais causa das tantas injustiças que vimos se soubermos olhar com olhos de ver e por isso nos indignarmos e não nos calarmos.

Também não se vê por parte de correspondentes estrangeiros da comunicação social a mostra do que acontece em Timor-leste relativamente à pobreza extrema existente. Por uma ou outra vez lá aparece um caso... Para aliviar os pecados da profissão que é erradamente exercida e nos omite a realidade que deve levar ao conhecimento de todo o mundo. Mas essa não é só uma formatação exclusiva para Timor-Leste, é vasta e global. Tanto, sobre isso, que havia para acrescentar...

Certas denúncias surgem, por exemplo, no Facebook e noutras redes sociais. Têm o peso que têm e é real, sendo porém aquilatado somente pela relevância que lhe quiserem dar. O que não acontece neste exemplo que trazemos, basta perceber a indignação, a revolta,  os lamentos, a solidariedade, pelos exemplos e as palavras adendadas...

Perante isto qual será o efeito causado nas elites timorenses? O  que fará Taur Matan Ruak - agora PM - se acaso tomar conhecimento do triste exemplo aqui expresso? E de todos os outros que existem em Timor-Leste? O que farão todos os outros nos poderes políticos e de suas ilhargas? Experimentarão ao menos vergonha? Não tem parecido. Não parece que possuam esse sentimento. A reação é desmentirem e/ou avançarem com números e estatísticas ilusórias que lhes convenham e que permitam prosseguirem na senda dos seus absolutismos e ganâncias.

O povo timorense injustiçado não merece estes maus tratos, estas indiferenças, estas injustiças, este desprezo recheado de falsas promessas por parte dos que desencaminham os milhares de milhões de dólares não se sabe bem para onde nem porquê, quando se constata que existem prioridades gritantes quando olhamos para a realidade timorense.

Diz-se que a esperança é a última a morrer e que o rebate de consciências depravadas, às vezes criminosas, causa reconversões repletas de arrependimentos e de justiça. Fiquemos à espera. Sentados.

Certo é que existe imensa miséria gritante em Timor-Leste.

Beatriz Gamboa | Mário Motta = António Veríssimo

Em Portugal | Benfica empatou com o Sporting | Porto perdeu com o Guimarães


Nani marcou, Félix empatou. Benfica 1 - 1 Sporting

Sporting inaugurou o marcador aos 64 minutos. Benfica chega à igualdade ao minuto 85.

Benfica e Sporting empataram a um golo no Estádio da Luz. Nani inaugurou o marcador aos 64 minutos, mas o "miúdo" João Félix empatou para o Benfica aos 86. Com este empate, ambas as equipas somam sete pontos.

Nani marcou primeiro no Estádio da Luz com um penálti aos 64 minutos.

O sportinguista bateu com o pé direito para o seu lado esquerdo e Vlachodimos atirou-se para o lado oposto.

No alto dos seus 18 anos, João Félix (Benfica) marcou de cabeça, ao segundo poste, na resposta a um cruzamento da direita de Rafa.

Na noite de ontem (sábado) realizou-se o primeiro encontro entre Benfica e Sporting da época 2018/2019. À partida para este jogo, a contar para a terceira jornada da Primeira Liga, águias e leões partiam em igualdade absoluta: seis pontos, duas vitórias, cinco golos marcados e dois sofridos.


Reviravolta no Dragão vale derrota aos campeões nacionais. FC Porto 2 - 3 Vitória SC

A noite parecia começar bem para o FC Porto, com Brahimi a marcar o primeiro golo da noite. O argelino marcou aos 37 minutos e deu alento à equipa portista. Cinco minutos depois, era André Pereira quem cabeceava para o fundo das redes e fazia o 2-0.

Aos 63 minutos, houve falta de Sérgio Oliveira sobre Ola John, dentro da grande área portista. André André converteu a grande penalidade e fez o 2-1. Tozé, aos 76 minutos completou a retoma dos vimaranenses e, com um bom remate, empatou o jogo no Dragão.

O balde de água fria chegou aos 87 minutos, quando Davidson completou a reviravolta no marcador e fez o terceiro do Vitória SC.

Com esta vitória, os pupilos de Luís Castro conquistaram os primeiros três pontos do campeonato. Já o FC Porto somou a primeira derrota: os dragões não perdiam em casa, para o campeonato, com os vimaranenses desde 1996.

*Com TSF

Cinturão e Rota: Macau estreita relações entre China e países da língua portuguesa


Macau, 24 de ago (Diário do Povo Online) – Com a sua relação histórica com o mundo lusófono, a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) constitui uma plataforma entre a China e os países da língua portuguesa participantes na iniciativa “Uma Cinturão, Uma Rota”.

Situada na Nova Área de Hengqin, em Zhuhai, na província de Guangdong, o novo campus da Universidade de Macau, com sede na ilha da Taipa, em Macau, ocupa uma área total de cerca de 1,09 quilómetros quadrado com capacidade de acomodar cerca de 10 mil alunos. Com uma administração baseada na lei da RAEM, o novo campus e a sede da universidade estão ligados por um túnel subaquático.

O Reitor da Universidade de Macau, Yonghua Song, afirma que a universidade se dedica à formação de talentos bilingues de português e chinês, à promoção da inovação e da medicina tradicional chinesa, além de elevar a competitividade dos jovens de Macau na Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

De acordo com o reitor, a universidade planeia estabelecer uma plataforma com infraestruturas e tecnologias avançadas, de modo a reforçar a investigação académica e criar condições atrativas para equipes académicas de nível mundial, e desenvolver tecnologias inovadoras.

Como importante plataforma para a operação de empresas estatais em Macau, o Grupo Nam Kwong Co., Ltd. é também um participante ativo na construção da iniciativa do Cinturão e Rota. Li Zhizhong, vice-gerente-geral do grupo, afirma que a empresa envia trabalhadores de alta qualidade para Macau e tem vindo a servir anualmente dois milhões de turistas, promovendo o desenvolvimento socioeconómico local e o intercâmbio cultural entre a parte continental da China e a RAEM.

Além disso, a empresa abastece anualmente uma grande quantidade de legumes, frutas e marisco a Macau, garantindo a manutenção do dia-a-dia dos locais.

O grupo estabeleceu ainda uma zona piloto de comércio electrónico em Zhuhai para impulsionar o comércio entre os países de língua portuguesa e países ao longo do Cinturão e Rota.  

Web editor: Chen Ying, editor

Foto: Novo campus da Universidade de Macau em Zhuhai, na província de Guangdong

China acusa Trump de declarações "irresponsáveis" contra Pequim

Pequim, China 25 ago (Lusa) - A China considerou hoje "irresponsáveis" as declarações do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que justificou o cancelamento da viagem do seu secretário de Estado Mike Pompeo à Coreia do Norte com a falta de cooperação de Pequim.

"As declarações americanas são falsas e irresponsáveis, estamos profundamente preocupados e solenemente protestamos contra os Estados Unidos", disse Lu Kang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, citado pela AFP.

Donald Trump, afirmou sexta-feira ter dado indicações ao secretário de Estado para adiar uma nova visita à Coreia do Norte, devido a progressos insuficientes na desnuclearização.

Na sua conta da rede social Twitter, Trump escreveu que não acredita que a China esteja a ajudar com o esforço para conter a Coreia do Norte, por causa da crescente pressão dos Estados Unidos sobre o comércio com a China.

Pompeo nomeou na quinta-feira para ser seu enviado especial à Coreia do Norte um diretor-executivo da Ford Motor Co., anunciando que os dois efetuariam uma viagem àquele país na próxima semana.

"Pedi a Pompeo para não ir à Coreia do Norte, nesta altura, porque sinto que não estamos a fazer progressos suficientes no que diz respeito à desnuclearização da Península Coreana".

Algumas avaliações independentes sugerem que Pyongyang tem até aumentado a sua atividade nuclear.

DF (ANC)// JPF

PNTL detein suspeitu ne’ebe mí ba ema


Polísia Nasionál Timor-Leste (PNTL), Munisípiu Díli, detein ona suspeitu nain rua iha sela detensaun Polísia, tanba mii (soe bee kiik) ba feto nain rua nia leten iha fatin públiku Colmera.

Suspeitu  nain rua ne´e ho inisial Eko Papa Serra no  Delta Bravo-Bravo, ne´ebé mak PNTL  kaptura iha área Colmera  Kinta (23/08/18) mais ou menus tuku  9 kalan oras Timor-Leste.

Suspeitu sei detein  durante oras 72 hafoin submete ba primeiru interogatoriu iha Tribunal Distrital Díli.

“Hahalok suspeitu nain rua ne´e, ne´ebé mak sempre mii bokon ema, ema atu ba misa mós sira mii bokon, hasai sira nia oin lulik depois hatudu ba ema, tanba ida ne´e sai tarjetu PNTL nian, maibe ita konsege kpatura sira ona”, esplika Segundu Komandante PNTL Munisípiu Díli Superintendente Asistente Euclides Belo ba jornalista sira Sesta (24/08/18) iha Kuartel PNTL Caicoli Díli.

Vítima sira feto nain rua mós PNTL aguarda kedas haruka  foti sira-nia identidade,  ohin (horseik) dadersan sira mai kompleta ona sira-nia auto notísia,  ne´ebé mak servisu Investigasaun  prepara hodi haruka ba Ministériu Públiku.

“Vítima barak mak fó informasaun mai ami,  maibe vítima barak la konsege identifika suspeitu tanba suspeitu sira utiliza kapaseti, entaun la konsege sira nia oin, maibe grasa a deus horikalan (horiseik-kalan) PNTL  rasik mak kaptura hetan mós apoiu husi Konsellu Polísiamentu Komunitaria   ne´ebé mak estabelese ona”, dehan Euclides Belo.

Segundu komandante PNTL ne´e  hatutan, entre  detidu nain rua  ne´e, iha nain ida mak  komete tan  krimi falsifikasaun identidade pesoal, ne´ebé mak  nia naran lolos mak Eko Papa, maibe nia bosok tan autoridade Polísia katak nia naran Juliet Serra Papa.

Tanba ne´e, nia tenta atu desvia autoridade Polísia,  maibe  Polísia treinadu no preparadu hodi identifika suspeitu.

Tuir artigu 171, kódigu penal,  suspeitu nain rua ne´e komete kazu koasaun seksual bele tama kadeia tinan rua ka to’o tinan ualu. Avi

GMN TV | Grupo Média Nacional

Ejistensia KPK sei redus problema


Komandante Policia Nasional Timor Leste (PNTL) Munisípiu Dili Superintendente Xefe Pedro Belo hateten, ejistensia Konsellu Polisiamentu Komunitaria (KPK) atu kontrola joven sira hodi evita problema iha suku laran.

”Tomada de posse ne´e hanesan reforsa deit sira nia servisu maibe antes ne´e susesu ida ne´ebe mak halo ona ba bebonuk. Hau hanesan komandante Munisípiu Dili hato´o agradesimentu boot tebe-tebes ba ita nia membru KPK sira tanba durante sira servisu maka´as no durante ne´e iha nunka rona tuda no asaltu malu iha fatin ne’e, Pedro Belo, informa asuntu ne´ebe jornalista sira iha Suku Bebonuk, Postu Administrativu Dom Aleixo, Munisípiu Dili Kinta-Feira (23/08/2018)  hafoin fo tomada de posse ba membru KPK.

Pedro esplika, hato´o agradesimentu boot tebe-tebes ba autoridade lokais sira bebonuk nian no joventude bebonuk niant tanba kontribui ba estabilidade iha suku laran.

KPK ne´ebe mak monta iha suku sira iha dili laran sira servisu hamutuk ho instituisaun hotu hotu no mos parseiru hotu hotu no durante ne´e problema ne´e menus ona maske iha fatin balun sei kontinua provoka malu.

Iha hanesan Xefe Suku Bebonuk hanesan mos Xefe KPK Serafin Masedo, afirma, estabelisimentu KPK iha atu kontrola diak liu tan komunidade sira liu liu joven sira iha suku laran.

“Ita bo’ot sira hatene katak ohin joven, inan aman sira prontu atu sai membru KPK atu kontribui ba estabilidade iha suku ida ne´e. Membru KPK mak sempre fo exemplu ba komunidade tomak para hatudu katak KPK ne´e ema ida ne´ebe neutru la haree kor oi-oin”, dehan nia.

Membru KPK hamutuk 80 resin iha kooperasaun servisu diak ho komunidade hodi kontribui ba estabilidade, ho ida ne’e espera bele hametin diak liu tan kooperasaun refere. Aes

GMN TV | Grupo Média Nacional