sábado, 18 de agosto de 2018

Epidemia de escabiose (sarna) é caso de saúde pública ameaçada em Timor-Leste


Principalmente nos maiores aglomerados populacionais está a ocorrer em Timor-Leste o alastramento da epidemia de escabiose, vulgarmente conhecida por sarna. A doença é muitíssimo contagiosa a daí a sua galopante evolução entre alguns milhares de timorenses.

Ao que apurámos a informação ainda não chegou à esfera governamental e nada está a ser feito para encarar a epidemia como um caso de saúde pública que compete às autoridades de saúde, ao estado, combater e debelar. Promovendo o seu tratamento e a divulgação de como ocorre o contágio entre os timorenses.

Perante a análise da referida situação em Timor-Leste, técnicos de saúde que consultámos são de opinião que é realmente um grave caso de saúde pública que tem de ser encarado com emergência pelo Ministério da Saúde, hospitais, centros de saúde, clínicas e respetivos técnicos. Quanto mais tempo passar sem que esses serviços atuem muitas mais pessoas serão contagiados e este caso de ataque à saúde pública será agravado, adquirindo muito maiores dimensões. 

É igualmente importante esclarecer as populações através dos orgãos de comunicação social e de equipas criadas para o efeito sobre como evitar o contágio, procedimentos e processo de tratamento. 

Com o propósito de esclarecer sobre esta doença cutânea recorremos no Timor Agora ao que consta sobre a escabiose em página online (com vídeos) da ARSLVT -  convidando todos os que se interessarem por a consultar na integra ou em outras alternativas online. (TA)


Escabiose, como esta é transmitida, os seus sintomas e formas de tratamento

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo informa sobre a Escabiose (Sarna), como esta é transmitida, os seus sintomas e formas de tratamento. 

O que é a escabiose (Sarna)

A escabiose ou sarna é uma dermatose infecciosa provocada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que afecta apenas seres humanos. Esses parasitas não conseguem saltar nem voar. Na maioria dos casos, não conseguem sobreviver mais do que três dias fora do organismo.

Os surtos epidémicos ocorrem ciclicamente e dependem de factores diversos como a imunidade individual, condições de vida, hábitos higiénicos, migrações e aglomerados habitacionais. Esta parasitose ocorre em ambos os sexos, em todas as idades e raças e em todos os níveis sócio económicos.

Como é transmitida a escabiose

A escabiose é transmitida pelo contacto cutâneo directo prolongado com uma pessoa parasitada, contacto sexual ou pelo contacto da pele com as roupas de cama, toalhas, objectos pessoais de pessoas infestadas.

Quanto maior o número de parasitas no hospedeiro, maior é a probabilidade de transmissão. As crianças desempenham um papel importante na disseminação intrafamiliar, por apresentarem contacto físico próximo em casa ou nas creches / infantários. Os indivíduos assintomáticos mas infectados são tão contagiosos como um indivíduo com o quadro clínico completamente estabelecido.

Em climas temperados a escabiose é mais comum no Inverno.

Quais são os sintomas da escabiose?

O prurido é o sintoma mais comum, apresentando um agravamento nocturno, devido ao facto de o aumento da temperatura facilitar a movimentação do parasita na superfície cutânea.

Clinicamente podem observar-se vesículas e galerias que resultam da acção perfurante do ácaro e da reacção cutânea.

Nas crianças, as lesões mais frequentes são as vesículas, as lesões de coceira que podem infectar.

Esta dermatose tem uma apresentação característica: no adulto distribui-se abaixo do pescoço com predomínio no bordo anterior das axilas, região umbilical, cintura, região glútea, nas coxas, nos punhos, espaço interdigital dos dedos das mãos e nos cotovelos.

Em crianças, o envolvimento é generalizado com atingimento do couro cabeludo a da face, tronco e extremidades, incluindo palmas e plantas das mãos e dos pés.

Os sintomas da escabiose podem ocorrer entre duas e seis semanas após o contacto com uma pessoa infestada ou com seus objectos pessoais.

Como se trata a escabiose?

Para o tratamento da escabiose, o médico poderá receitar uma loção apropriada, para ser aplicada na pele, existindo vários tipos de loções no mercado.

Todas as roupas individuais, as roupas de cama e toalhas que estiveram em contacto com a pele da pessoa infestada nas últimas 48 horas antes do tratamento devem ser lavadas em máquina de lavar, com água quente e detergente, e secas preferencialmente em máquina de secar e passadas a ferro.

Todos os objectos que não podem ser lavados, como por exemplo brinquedos de peluche, devem ser mantidos em sacos plásticos bem fechados durante 14 dias antes de usá-los novamente.

O prurido ( coceira/comichão) pode durar várias semanas após o tratamento.

Como evitar a escabiose?

Evitar o contacto directo da pele com pessoa recentemente diagnosticada com escabiose e não usar as roupas pessoais, roupas de cama ou toalhas de pessoa infectada.

As crianças com diagnóstico de escabiose não devem voltar à escola até serem tratadas.


A Escabiose ( sarna ) não é uma doença de notificação obrigatória, nem de evicção escolar, motivo pelo qual nem todos os casos que ocorrem na comunidade são do conhecimento dos serviços de saúde publica.

É uma dermatose frequente na população mais jovem, tem distribuição mundial e muito variável. Ocorre em ambos os sexos em todas as idades e em todos os níveis sócio económicos.

Declarações de Elsa Soares, Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Pequim autoriza pedidos de residência a residentes de Macau, Hong Kong e Taiwan


Macau, China, 16 ago (Lusa) -- As autoridades de Pequim anunciaram hoje que os residentes de Macau, Hong Kong e Taiwan vão poder solicitar a autorização de residência no interior da China.


De acordo com um comunicado divulgado pelo Governo de Macau, a medida tomada hoje pelo Conselho de Estado chinês fará com que os residentes de Hong Kong, Macau e Taiwan possam "obter o mesmo tipo de serviços fundamentais e benefícios gozados pelos compatriotas da China continental".

A lei, que entra em vigor no dia 01 de setembro, é "uma medida importante de apoio à integração de Hong Kong e Macau no quadro do desenvolvimento da China", pode ler-se na mesma nota.

As autoridades de Macau encararam ainda esta lei como uma forma de integração dos residentes das duas regiões autónomas administradas pela China e de Taiwan, já que vão poder trabalhar, estudar, viajar e viver mais facilmente na região da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

Além de Guangdong, Hong Kong e Macau, a região da Grande Baía abrange nove localidades: Cantão, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Huizhou, Dongguan, Zhongshan, Jiangmen e Zhaoqing.

Esta região de nove cidades e duas regiões administrativas especiais conta com mais de 110 milhões de habitantes.

"Macau está a proceder a uma série de trabalhos no sentido de articular as suas políticas com as do Governo Central, bem como a sua respetiva divulgação, com o intuito de que a população de Macau possa beneficiar e sintam a participação e a concretização desta obra conjunta", concluíram as autoridades do território.

O chefe do Governo de Macau vai estar em Pequim entre 14 e 17 de setembro para participar na primeira reunião plenária do Grupo de Líderes para o desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, anunciaram na segunda-feira as autoridades macaenses.

MIM // EL


Mar das Flores | Terramoto de magnitude 6,5 registado na Indonésia, sem causar danos - autoridades


Jacarta, 18 ago (Lusa) - Um terramoto de magnitude 6,5 foi registado na sexta-feira área no Mar de Flores, na Indonésia, sem causar danos, disseram as autoridades.

As autoridades indonésias indicaram ainda que não se verificaram danos e que o terramoto não tem o potencial de causar um tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terramoto foi registado a 109 quilómetros a noroeste da vila de Kampungbajo, na região central da Indonésia, a 539 quilómetros de profundidade.

O terramoto foi sentido na ilha de Lombok, onde mais de 400 pessoas morreram após um sismo de magnitude 7, no início deste mês.

JMC // JMC

ESHANA La’o Ain Presta Omenajen ba FALINTIL


DÍLI, (TATOLI) - Estudante Hadomi Natureza (ESHANA), ne’ebé kompostu maioria husi Estudante Universidade Nasionál Timor Lorosa’e (UNTL), Fakuldade Ekonomia no Jestaun (FEJ) sei presta omenajen ba luta FALINTIL (Força Armada Libertação Nacional Timor-Leste) ho la’o ain.

La’o ain ho tema “Os espiritos das FALINTIL ensinam-nos a ser um verdadeiro heroi da nação” ka Ho Espiritu FALINTIL sira nian hodi Hanorin Ami Sai Éroi Loloos ba Nasaun  ne’e, sei hahú husi Mirtutu, Gleno, Railako, Tarasu, Fatisi no to’o hikas Díli.

Inklui, hodi komemora loron FALINTIL nian, ne’ebé anualmente komemora iha 20 agostu. “Nu’udar joven ita tenke no labele haluha tempu ne’ebá,” dehan xefe komisaun organizadora eventu 20 agostu, loron FALINTIL nian, husi ESHANA, Jaimé da Graça ba jornalista sira iha kampus resende, UNTL, Díli, ohin.

Xefe komisaun ne’e konsidera katak joven sira dalabarak abandona aan rasik hodi haluha éroi istóriku no aswa’in sira-nia kontribuisaun ba luta hodi hetan independénsia Timor-Leste.

“Entaun ami joven, estudante hadomi natureza, ho atividade ne’e, hanesan liamenon ida ba sira hotu, iha situasaun ne’ebé ita hasoru, atu labele iha problema ruma. Mai ita hamutuk banati tuir ita-nia eroi sira hodi dezenvolve!,” afirma xefe komisaun organizadora ne’e.

Xefe Jaimé da Graça mós informa mós katak durante aventura, ESHANA sei transmite mós mensajen pozitiva sira ba komunidade, oinsa atu kontribui di’ak liutan ba prosesu dezenvolvimentu.

“Ami sei transmite kona-ba dalan. Iha ne’ebá, fatin atraidu barak ba setór turizmu. Ita hotu hatene iha Ermera, iha Nino Conis Santana nia fatin (abrigu), iha fatin ne’ebé mak famozu no istóriku tebes, maibé problema mak iha dalan. Ami sei ko’alia ba komunidade oinsa atu bele fó dalan,” haktuir estudante UNTL ne’e.

Iha abertura ba atividade ne’e, dekanu FEJ-UNTL, Fernando Baptista Anuno hateten perante aventureiru ESHANA sira ne’e katak ita-nia luta na’in sira, eroi ba iha libertasaun, agora ita tenke sai fali eroi ba prosesu dezenvolvimentu.

“Jornada ida ne’e, jornada sientífika. Tanba primeiru ita-boot sira (ESHANA) estudante, segundu haree ba prinsípiu universidade i ita-boot sira konsege hela prinsípiu rua; ida mak ensinu aprendijazen, segundu hanesan dalan ba peskiza,” dehan dekanu, Fernando Baptista Anuno.

Prezidente Grupu Juventude Voluntáriu, Custódio da Costa, ne’ebé apoiu másimu mós iha atividade ESHANA ne’e fó hanoin ba voluntáriu ESHANA sira katak ESHANA kuda dadauk ona espiritu nasionalizmu no patriotizmu, liuhusi atividade voluntária sira.

Ne’e hanesan indikasaun ida katak iha futuru, joven universitáriu sira ne’e sei serbi ba rai ne’e ho fuan no domin. “Hatoman aan iha vida voluntarizmu, kuda dadauk espiritu voluntáriu ho fuan no responsabilidade hodi hatutan espiritu voluntarizmu FALINTIL sira nian,” nia fó hanoin.

Hodi apela: “Mai ita dedika aan ho voluntáriu ba rai ida ne’e, hodi deskobre espiritu voluntarizmu FALINTIL sira nian. Hametin espiritu voluntarizmu iha ita-nia fuan hodi halo dedikasaun ba rai no povu ida ne’e!”.

Jornalista: Rafy Belo | Editór: Manuel Pinto

Imajen: ESHANA presta omenajen ba FALINTIL. Foto TATOLI: Rafy Belo

OJE 2018 Uza ba selu tusan


DILI, (TATOLI) - Prezidente Parlamentu Nasionál, Arão Noé de Jesus, hateten orsamentu jerál Estadu (OJE) ho montante biliaun $1,2 ne’e atu selu tusan governu nian ne’ebé to’o agora seidauk selu hotu.

Governu la kria projetu foun iha tinan ida ne’e, tanba ne’e sei la iha problema ho ezekusaun ba orsamentu refere.

“Osan ne’e la’ós atu kria projetu foun, maibé atu selu kustu sira ne’ebé gasta tiha ona hahú hosi 1 janeiru-jullu tinan ne’e inklui selu tusan hosi projetu sira ne’ebé durante ne’e governu anteriór-sira asina hela ne’ebé laiha orsamentu atu selu,” Arão hato’o informasaun ne’e ba jornalista sira iha Palásiu Prezidente Nicolau Lobato, Bairru Pité, Dili, semana ne’e, hafoin hala’o enkontru ho Prezidente Repúblika, Francisco Guterres Lú Olo, kona-ba OJE 2018 no funsionamentu Parlamentu nian.

PPN hatutan OJE 2018 mai ho karater urjénsia, nune’e sei hamenus audiénsia nia tempu, hamenus debate iha jeneralidade no espesialidade, nune’e Governu bele iha tempu atu prepara fali proposta OJE ba tinan 2019 nian.

Nesesáriu mós OJE 2018 nu’udar alternativa salva kompañia sira ne’ebé mak ameasadu taka.

“Kompañia lubuk maka mai hasoru ona Prezidente Repúblika katak kompañia sira ne’e ameasadu taka tanba osan laiha,” Arão Noé konta tuir.

Jornalista: Xisto Freitas | Editór: Manuel Pinto

Imajen: Prezidente Parlamentu Nasionál (PPN), Arão Noé de Jesus. Foto Xisto Freitas