sábado, 17 de dezembro de 2016

TIMOR-LESTE. FELIZ NATAL? BOAS FESTAS? TENHAM VERGONHA SENHORES DIRIGENTES!


Passo e repasso ao longo do Facebook por fotografias atuais que testemunham como sobrevivem em Timor-Leste idosos, os de meia-idade e crianças. As condições de sobrevivência são deploráveis e semelhantes a meio-século atrás, como se vê nas imagens aqui em suporte.

Passo e repasso ao longo do Facebook por declarações de dirigentes timorenses que falam disto e daquilo, dos progressos, do desenvolvimento, das melhorias, do investimento, da justiça social, do judiciário e da justiça de batinas negras toda pomposa mas que anda às cambalhotas e pende tantas vezes para ser forte com os fracos e fraca com os fortes.

Passo e repasso ao longo da minha memória tristes quadros, "falados e vividos” e imagens que retive das condições deploráveis de sobrevivência de imensos timorenses há quase 50 anos. E agora ainda é igual, ou pior.

Passo e repasso também na minha memória as esperanças de muito melhores condições de vida de todos os timorenses depois de efetivada a independência… Mas isso acontece só para alguns. Principalmente para uma elite de políticos e de empresários “fabricados” sabe-se lá com que dinheiro (ou sabe-se?), enquanto mais de metade dos timorenses sobrevive em péssimas condições e pelo menos um terço assemelha-se às condições de vida que ressalta da fotografia que não deixa desmentir a falta de vergonha de muitos dos dirigentes preponderantes que defendem e guardam para eles e os seus o mel e deixam que abunde o fel de todos os dias para milhares de mauberes e buiberes – timorenses de segunda ou terceira categoria.

E são esses que vêm falar ao povo de Feliz Natal e Boas Festas, resplandecentes de ganância e compadrios opacos. São os responsáveis por tantos timorenses mal sobreviverem como há, pelo menos, meio-século. E são esses que defendem com unhas e dentes a pensão vitalícia (p.ex.) e outras mordomias de que gozam e de que não querem abdicar em prol de maior e mais justa distribuição da riqueza.

Dignidade que é direito dos povos, justiça social e solidariedade são atos e palavras substituídas por caridade dos que enriquecem não se sabe muito bem como (ou sabe-se?). Tal e qual como durante o colonialismo português.

Tenham vergonha, senhores dirigentes. Não todos vós, mas alguns. Demasiados.

E vimos também uma igreja romana a caminho de faustosa e a silenciar-se, como no colonialismo português de séculos atrás - pauper dominum, non sortem mutat (pobre muda de patrão, mas não de condição).

Ex-ministra timorense recorre de prisão preventiva e da recusa ao pedido de delegação

Díli, 17 dez (Lusa) - A ex-ministra das Finanças timorense recorreu da decisão do Tribunal de Díli, que a está a julgar, lhe aplicar a prisão preventiva e de ter indeferido um pedido de delegação do processo em tribunais portugueses.

O recurso de Emília Pires, obtido hoje pela Lusa, foi apresentado no Tribunal de Recurso na quarta-feira e questiona a validade do despacho oral de 30 de novembro do Tribunal de Díli no âmbito do processo em que é acusada, com a ex-vice-ministra da Saúde Madalena Hanjam.

As duas são acusadas de participação económica em negócio e administração danosa por supostas irregularidades na compra de centenas de camas hospitalares em contratos adjudicados à empresa do marido da primeira, com um suposto conluio entre os três para a concretização do negócio, no valor de 800 mil dólares.

A defesa reitera que este último despacho do Tribunal de Díli é "mais um exemplo" de um tribunal que "continua a cometer graves atropelos à lei, emitindo decisão injustas que nem são minimamente fundamentadas".

Na sessão do dia 30 de novembro - em que marcou para a próxima terça-feira a leitura da sentença do processo - o coletivo de juízes deliberou substituir a medida de coação aplicada a Emília Pires, que passou de proibição de se ausentar do país sem autorização para prisão preventiva, emitindo um mandado de captura.

Entre as escolas no estrangeiro com mais de cem provas só Díli fica negativa

Lisboa, 17 dez (Lusa) -- Das quatro escolas portuguesas no estrangeiro que realizaram mais de cem exames do ensino secundário, apenas a de Dilí, Timor-Leste, registou média negativa nas provas, de acordo com dados do Ministério da Educação.

No total, são oito as escolas portuguesas no estrangeiro, mas apenas quatro preenchem o critério dos cem exames, usado nas análises efetuadas pela agência Lusa, a partir de dados oficiais.

Assim, surge no topo da tabela, a Escola Portuguesa de Macau (em terceiro lugar no ano passado), com média de 11,53 valores, em 146 exames, e onde a média da Classificação Interna Final (FIC) foi de 14,11 valores.

A primeira posição neste ranking foi ocupada no ano passado por Moçambique.

Em segundo lugar, ficou a Escola Portuguesa de Luanda, Angola, (mantém) com média de 10,74 num total de 263 exames. A média da CIF (resultante da avaliação contínua e da nota do exame) situou-se em 12,26 valores.

Em Moçambique, a Escola Portuguesa realizou 302 exames, com média de 10,28 valores. A média da CIF foi de 12,81 valores.

A Escola Portuguesa Ruy Cinatti, em Díli, realizou 104 exames, tendo como média 6,99 valores. A CIF atingiu uma média de 13,19 valores.

AH//GC

Timor-Leste com estatuto de observador na Organização Mundial de Comércio

Díli, 17 dez (Lusa) - O Governo de Timor-Leste congratulou-se hoje com a obtenção do estatuto de observador na Organização Mundial de Comércio (OMC), considerando a adesão plena um processo paralelo à aspiração de adesão à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

"A adesão à OMC tem sido um grande objetivo governativo, de construção institucional e de política económica externa do Governo de Timor-Leste", destacou Estanislau da Silva, ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos Económicos e ministro da Agricultura e Pescas.

O Conselho Geral da OMC deliberou no passado dia 07 conceder a Timor-Leste o estatuto de observador, criando um grupo de trabalho que vai preparar a adesão plena do país à organização sedeada em Genebra, na Suíça.

Esta decisão permite a Timor-Leste a participação "em reuniões do Conselho Geral e em reuniões de outros órgãos da OMC, conforme apropriado", enquanto se desenvolve o processo de adesão plena.

Ró 15 hosi Xina Uza Bandeira RDTL Tama Ona iha Tasi Mane

DILI - Ró hamutuk 15 hosi Kompañia Hong Long hosi Xina oras ne’e dadauk halo hela atividade peskas iha tasi mane. Peskador ilegál sira hamutuk ró kuaze 20 haré hetan ró hirak ne’e komesa hakiduk.

Ró 15 ne’e governu maka kontrata. Hahú iha Domingu (20/11/2016) ró hirak ne’e to’o ona iha area tasi mane haré hetan ró peskas ilegál sura kuaze 20 na’ok hela ikan namanas iha tasi klaran. Liu loron hirak nia laran ró ilegál hirak ne’e balu dada-án ona.

Ministru Agrikultura no Peskas (MAP), Estanislau Aleixo da Silva hatete, prezensa ró 15 ne’e iha tasi mane fó impaktu pozetivu tebes. Aleinde kaer ikan hodi lori mai rai maran Timor Leste, indiretamente fó ameasa ba peskas ilegál sira tama iha area tasi timor.

“Tanba ne’e, ami kontaktu ona ministériu interior ho ministériu defeza, ami mesak labele atu ba duni ró sira ne’e, ne’e duni ita kopera para hodi ba duni sai tiha (ró ilegal sira), maibé ha’u  simu ona informasaun iha ró peskas ilegál  20 ne’e iha balun hahú  dada-án ona,” Estanislau haktuir ba Timor Post iha Timor Plaza, Komoro, Dili, Kuarta (14/12).

Negociante Tais Kolmera: Governu Pilih Kasih

DILI - Negosiante tais iha mini merkadu Tais Kolmera, sente governu elimina sira nia atividade produz tais orijin. Tuir sira governu la devia loke dalan ba ema estranjeiru sira mai halo kopia ba orijinalidade tais timor.

“Governu pilih kasih, timoroan sira iha hakarak dezemvolve tais orijén, labele kopia, ne’e bele halokon identidade timór nian rasik,” Xefe Grupu Tais Market Kolmera, Gabriela da Cunha, ba Timor Post, Kinta (15/12).

Gabriela subliña, produtu tais nu’udar origin hosi  Timor Leste, durante ne’e tais mak hanesan valor kultura ne’ebé  mak bo’ot tebes iha sosiedade sira nia let tanba bele uza hodi halo ba lia fetosan-umane.

Tanba ne’e, Gabriela husu ba governu atu tetu ho didi’ak molok loke dalan ba indústria  tais ne’ebé ikus mai fó benefísiu ba ema seluk no pior liu maka halakon orijinalidade tais Timor.

Governo altera leis eleitorais para que timorenses em Portugal e na Austrália possam votar

Díli, 16 dez (Lusa) - O Governo timorense aprovou esta semana alterações às leis eleitorais do país para, entre outros aspetos, permitir que os timorenses que residem em Portugal e na Austrália possam, pela primeira vez, votar em eleições presidenciais e legislativas.

O Governo rejeitou ainda uma proposta de aumento da barreira mínima de número de votos necessários para poder ocupar um mandato parlamentar, que alguns membros do executivo pretendiam passar de 3 para 5% do número total de eleitores inscritos.

A avançar, essa proposta, que tem vindo a ser debatida em Timor-Leste, penalizaria significativamente os pequenos partidos.

Foi ainda aprovada uma alteração que prevê eventual perda do mandato de deputado a quem não respeitar a disciplina partidária, explica o executivo em comunicado.

As alterações, aprovadas esta semana em Conselho de Ministros, incluem mudanças na lei eleitoral para o Presidente da República e na lei eleitoral para o Parlamento Nacional apresentadas pelo ministro Coordenador dos Assuntos da Administração do Estado e da Justiça e ministro da Administração Estatal, Dionísio Babo.

Xanana Gusmão dá 'aula' sobre futuro do CNRT a militantes do maior partido timorense

Díli, 16 dez (Lusa) - A força dos partidos políticos reside na capacidade, conhecimento e experiência dos seus líderes e na sua capacidade de ouvir as aspirações do povo, disse quinta-feira em Díli, Xanana Gusmão.

O presidente do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) - o maior em termos de representação parlamentar - deu na noite de quinta-feira, perante cerca de 250 militantes e dirigentes, uma 'aula' política sobre o passado, presente e futuro do partido.

Um encontro para apresentação de um livro intitulado "Hari, Hametin no Haburas Partido CNRT" (Criar, Consolidar e Expandir o Partido CNRT) e em que o dirigente histórico apelou à responsabilidade e à mobilização dos seus apoiantes.

O livro, que surge quase como manifesto político, inclui vários textos e discursos de Xanana Gusmão, incluindo o Manual do Partido, e ainda textos de outros importantes dirigentes do CNRT, entre eles o secretário-geral Dionísio Babo (atual ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos da Administração do Estado e da Justiça e ministro da Administração Estatal).

Timor-Leste inicia formações para setor petrolífero

Díli, 16 dez (Lusa) - Quarenta alunos timorenses são os primeiros a participar na primeira formação em eletricidade e instrumentação para o setor petrolífero a ser ministrada, com apoio público e privado, num centro de formação em Timor-leste.

A formação é financiada pela ConocoPhillips, ministrada pela empresa Actemium e apoiada por duas estruturas públicas timorenses, a Secretaria de Estado para a Politica de Formação Profissional e Emprego (SEPFOPE) e a Autoridade Nacional de Petróleo e Minerais (ANPM).

Os dois grupos de 20 alunos cada que participam no arranque do projeto, receberão formação de nível 1 durantes seis meses e posteriormente de nível dois no Centro Nacional de Formação de Tibar, projeto que começou com o apoio da cooperação portuguesa e é atualmente um dos principais centros de formação técnica em Timor-Leste.

Inicialmente o programa tem uma duração prevista de dois anos para pode ser prolongado podendo em paralelo conseguir a formação de alguns dos formadores de Tibar para que possam dar continuidade ao projeto.

Trata-se da primeira formação com padrões internacionais em eletricidade e instrumentação para o setor do petróleo e gás natural em Timor-Leste.

O protocolo foi assinado na quinta-feira em Tibar por responsáveis da formação do grupo Vinci-Energies, em que se insere a Actemium, e responsáveis timorenses.

ASP//ISG

Membro do Governo de Macau nega "troca de interesses" ao recomendar familiar para MP

Macau, China, 16 dez (Lusa) -- A secretária para a Administração e Justiça de Macau, Sónia Chan, negou hoje qualquer "troca de interesses" ou ilegalidade por ter recomendado, em 2008, um familiar seu para trabalhar no Ministério Público (MP).

"Tenho um familiar que trabalha no MP. Na altura tive uma oportunidade, disse ao ex-procurador que havia essa pessoa. Eu não tinha poder de decisão na altura, sendo coordenadora do Gabinete para a Proteção de Dados Pessoais. Não era possível fazer pressão alguma. Não há troca de interesses, não há nada ilegal", disse hoje Sónia Chan, que convocou os jornalistas, que assistiam a um plenário na Assembleia Legislativa, para esta declaração no exterior da sala, depois de, na quinta-feira, ter evitado as suas perguntas.

A secretária reage assim a declarações feitas em tribunal o ex-procurador Ho Chio Meng, que está a ser julgado por mais de 1.500 crimes, incluindo burla, abuso de poder, branqueamento de capitais e promoção ou fundação de associação criminosa, em autoria ou coautoria com outros nove arguidos.

Macau retoma venda de aves depois de caso de gripe aviária

Macau, China, 16 dez (Lusa) - As aves de capoeira vão voltar a ser postas à venda em Macau no domingo, depois de, na terça-feira, ter sido detetado o vírus da gripe aviária no mercado abastecedor, originando a primeira infeção humana na cidade.

Segundo o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM), a importação de aves vivas, que estava suspensa, será restabelecida no sábado. Os animais vão ser "inspecionados por amostra" no mercado abastecedor e se não for verificado "qualquer resultado anormal", serão postos à venda no domingo.

Em comunicado, o IACM diz ainda que antes da comercialização, "proceder-se-á, de novo, à limpeza e desinfeção profunda das bancas que a essa venda se dedicam".

Na terça-feira, as autoridades de Macau abateram cerca de 10 mil aves de capoeira e suspenderam a sua venda depois de o vírus ter sido detetado num 'stock' de 500 galinhas sedosas. Por motivos de segurança, foram abatidas todas as aves que se encontravam no mercado abastecedor, incluindo 6.730 galinhas e cerca de 3.000 pombos.

Xanana Gusmão fó 'aula' kona-ba futuru CNRT nian ba militante hosi partidu bot ne’e

Forsa partidu nian, mai hosi kapasidade, koñesimentu no esperiénsia ninia líder nian no ninia kapasidade hodi rona povu ninia aspirasaun, tenik Xanana Gusmão horisehik, iha Dili. 

Prezidente hosi Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) – hanesan partidu ne’ebé ninia ema barak liu iha parlamentu – horisehik kalan, ho ninia militante no dirijente besik 250, fó “aula” polítika ida kona-ba pasadu, prezenta no futuru partidu nian.

Sorumutu ne’e hala’o hodi aprezenta livru ho títulu "Hari, Hametin no Haburas Partido CNRT" no ne’ebé dirijente istóriku nian, apela kona-ba responsabilidade no mobilizasaun hosi ninia apoiante sira.

Livru ne’ebé ko’alia barak liu kona-ba polítika, inklui mos testu no diskursu oioin hosi Xanana Gusmão nian, ho Manuál Partidu, ho mos testu seluk hosi dirijente importante CNRT nian seluk, hanesan hosi sekretáriu jerál, Dionísio Babo (atuál ministru Estadu, Kordenadór ba Asuntu Administrasaun Estadu no Justisa ho ministru Administrasaun Estatál).

Turkia kontraria Rúsia no hatete katak evakuasaun Alepo nian la hotu

Evakuasaun hosi bairu rebelde sira iha sidade síriu Alepo seidauk hotu, afirma ona iha loron-sesta ne'e hosi xefe diplomasia turku, Mevlut Cavusoglu, hodi la konkorda ho informasaun sira hosi ezérsitu rusu.

"Evakuasaun la hotu no ema barak sei hakarak atu sai", hatete hosi ministru turku iha konferénsia imprensa ida iha Ankara, tempu balun hafoin ezérsitu rusu fó sai katak operasaun sira ne'ebé sira halo hodi hasai rebelde ikus sira no sira nia família hosi Alepo hotu ona.

Deklarasaun sira hosi ministru turku mosu hafoin Rúsia fó sai tiha ona, liuhosi komunikadu ida hosi nia sentru militar iha Síria, katak hasai hotu ona feto ho labarik sira hosi leste Alepo nian no ezérsitu síriu "hamoos hela" ba dala ikus rebelde ikus sira hosi sidade.

Fonte militar síriu nain hatete ba ajénsia France Presse katak evakuasaun hetan "suspensaun maibé sei hotu ida".

Liga direitu ema sira nian indignadu ho deklarasaun sira hosi Prezidente Guiné-Bissau nian

Prezidente hosi Liga Guiniense ba Direitu Ema nian, Augusto da Silva, hatudu, iha loron-kinta ne'e, dúvidu ho deklarasaun sira hosi xefe Estadu, José Mário Vaz, ne'ebé hatete katak maski iha kbiit hodi manda oho ka baku sidadaun sira nia sei la halo asaun ruma.

Tuir líder hosi Liga Direitu Ema sira nian, Prezidente guiniense afirma ona, iha deklarasaun sira iha okaziaun hosi nia festa tinan nian iha findesemana liubá, katak durante nia mandatu "sei la oho ema ka baku ema ida ho orden hosi Prezidente".

Reaje ba deklarasaun sira hosi José Mário Vaz nian, prezidente hosi Liga hatete katak senti dúvida no indignadu, fó hanoin katak Konstituisaun guiniense "la fó kbiit sira hanesan ne'e ba xefe Estadu".

"Prezidente Repúblika nia deklarasaun sira husik ami, tomak, ho dúvida. Rona xefe Estadu ne'ebé afirma katak iha kbiit hodi manda oho, manda baku ka kaer sidadaun sira maibé sei la halo buat sira ne'e tanba lakohi, ne'e hanesan preokupante", defende hosi Augusto da Silva.