terça-feira, 11 de setembro de 2018

Presidente timorense com intensa agenda internacional na reta final do ano


Díli, 10 set (Lusa) - O Presidente timorense tem prevista uma agenda intensa de visitas internacionais na reta final deste ano, com deslocações a quatro continentes, mas ainda sem certezas quanto à autorização do Parlamento.

O calendário de visitas está detalhado no Orçamento Geral de Estado (OGE) aprovado pelo Parlamento Nacional na sexta-feira e agora a ser apreciado pelo chefe de Estado, Francisco Guterres Lu-Olo.

A agenda de viagens inclui visitas às Nações Unidas em Nova Iorque, ainda este mês, à Austrália, Indonésia e Guiné Equatorial em outubro, ao Vaticano em novembro, e a Marrocos em dezembro. Estas deslocações têm que ser aprovadas pelo Parlamento.

A agenda das visitas previstas não inclui uma visita de Estado a Portugal, que chegou a estar marcada para julho, tendo sido posteriormente cancelada por o Parlamento não ter autorizado Lu-Olo a sair do país.

Na altura, os deputados chumbaram a visita por causa do impasse na nomeação de nove membros do Governo, alguns por terem "o seu nome identificado nas instâncias judiciais competentes" e outros por possuírem "um perfil ético controverso".

Vários decretos de nomeação assinados pelo Presidente acabaram por não ter efeitos práticos com os ministros nomeados a não tomarem posse em solidariedade com os colegas já indigitados, mas não nomeados.

A situação mantém-se, não havendo ainda solução para o impasse, com a Presidência e o Governo a declararem que o diálogo continua.

Entre os argumentos para recusar a viagem a Portugal, as bancadas da coligação do Governo referiram que "não seria compreendido por ninguém que, no momento em que os recursos financeiros do Estado estão praticamente esgotados e muitos serviços públicos ameaçados de fechar", Lu-Olo "possa dar-se ao luxo de gastar milhares de dólares para viajar com a sua larga comitiva até Portugal".

Desde que tomou posse, em maio de 2017, o chefe de Estado timorense efetuou uma visita ao estrangeiro, no final de junho deste ano.

Segundo o calendário de visitas, Lu-Olo deverá efetuar uma visita de trabalho a Nova Iorque, a convite do secretário-geral da ONU, António Guterres, para participar na Assembleia-Geral das Nações Unidas, na Cimeira de Paz Nelson Mandela e noutros eventos e encontros bilaterais.

Entre 08 e 09 de outubro está prevista uma visita de Estado à Austrália, a convite do Governador-Geral australiano, e a 12 de outubro uma deslocação à Guiné Equatorial para o 50.º aniversário da independência do país.

De 29 a 30 de outubro, Lu-Olo tem previsto participar no Bali Democracy Forum, a convite do Presidente indonésio, Joko Widodo.

Entre 19 e 24 de novembro está prevista uma visita ao Vaticano, e entre 10 e 11 uma visita de trabalho a Marrocos, a convite de António Guterres, para participar num encontro de alto nível do Global Compact.

ASP // EJ

Sem comentários: