sexta-feira, 26 de junho de 2015

Feira de Artesanato começa sábado em Lisboa com Timor-Leste como país convidado


Lisboa, 25 jun (lusa) - A 28.ª edição da Feira Internacional do Artesanato (FIA) chega ao Parque das Nações no sábado, e decorrerá durante nove dias, com os melhores sabores e saberes de Portugal e de dezenas de países, dos cinco continentes.

Timor-Leste é o país convidado deste evento, uma vontade antiga da organização já que aquele Estado faz parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e tem características muito distintas.

Na Feira vão estar presentes 39 países, mas "vão estar representados mais de 40, provavelmente até mais de 50", porque, como explica Miguel Comporta, diretor da FIA, há representantes oficiais que apresentam também artesanato de países vizinhos, que não estão presentes.

"Por exemplo, a Colômbia vai estar presente, mas vai trazer mais artesanato da América do Sul, e a Rússia trará certamente artesanato da altura da União Soviética", esclarece.

Para o diretor da FIA, este espaço, que conta com 600 expositores e 3.600 pessoas acreditadas, é "mais do que uma Feira, é um encontro de culturas".

Na edição de 2015, a FIA destaca a gastronomia, promovendo a Semana da Gastronomia Tradicional, que "promete cativar os visitantes pelos cheiros, cores e, especialmente, sabores mais icónicos da gastronomia tradicional portuguesa", revela a organização.

Este ano, o destaque surge também para o Festival das Carnes Portuguesas Certificadas (DOP), com a apresentação de seis restaurantes que representam seis tipos de carnes de seis regiões portuguesas, e para o lançamento do Mercado Artesanal da Cerveja.

A animação chega à Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações -- onde irá decorrer a FIA - através de um vasto programa de atividades culturais que engloba música, dança, desfiles, seminários e 'workshops'.

Um dos seminários que, segundo Miguel Comporta, está sempre esgotado é o da apresentação das principais tendências de moda e consumo a nível mundial, que este ano "dará a conhecer as tendências e adaptações ao sector das artes e ofícios em Portugal".

A FIA, que é a maior Feira da Península Ibéria e a segunda maior da Europa, é organizada pela Fundação AIP em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e tem o apoio e participação de municípios e entidades regionais de turismo.

Segundo o diretor da FIA, o número esperado de visitantes da feira até 05 de junho é de 115 mil, mais três mil do que em 2014.

MZC/PMC // PMC

Sem comentários: